IELTS

Por que o IELTS?

Para vistos ou estudos, IELTS é sua melhor opção.

Em dúvida sobre qual teste de proficiência de inglês fazer? O IELTS é aceito para emissão de vistos no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, e por mais de 8.000 universidades e associações profissionais em todo mundo, inclusive nos Estados Unidos.

As mudanças na política de vistos para o Reino Unido não afetam o  IELTS, que continua sendo um dos testes mais aceitos no país. Saiba mais.

 

O IELTS (International English Language Testing System) é o exame de língua inglesa mais popular do mundo. Mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada ano. 

O IELTS abre portas – ele pode ajudar você a viver, estudar e trabalhar no mundo todo. Mais de 8 mil organizações ao redor do mundo aceitam o IELTS, inclusive instituições governamentais, acadêmicas e agências de emprego. É o único exame de língua inglesa aceito para fins de imigração por todos os países que exigem um. 

O IELTS é projetado para ajudar você a utilizar o inglês em sua nova vida no exterior. Em menos de 3 horas, ele avaliará seus conhecimento de inglês em quatro segmentos: listening, reading, writing e speaking.

A forma mais eficaz de testar suas capacidades de conversação em inglês é face a face. O IELTS é o exame de língua inglesa de maior aceitação com um teste de speaking individual para avaliar suas habilidades de comunicação na língua inglesa. 

Concebido por especialistas na avaliação da língua inglesa e digno de confiança ao redor do mundo, você pode ter certeza de que o IELTS proporcionará uma avaliação justa e consistente de seus conhecimentos de inglês. 

Por que fazer o IELTS com o British Council?

O British Council tem mais de 75 anos de experiência no ensino e na aplicação de exames de inglês. Ajudamos pessoas em mais de 130 países a ganhar qualificações na língua inglesa que os ajudam a aproveitar o máximo suas oportunidades na vida. Isso é um bocado de experiência e significa que, se você fizer seu exame de inglês conosco, poderá ter a certeza de que estará em boas mãos. 

Veja alguns motivos pelos quais milhões de pessoas fazem o IELTS com o British Council:

• Apoio de especialistas: De vídeos e livros a cursos interativos online, você tem acesso aos melhores materiais de preparação para ajudá-lo a ter um bom desempenho no exame. 

• Recursos gratuitos: Road to IELTS é o popular curso de preparação online do British Council. Quando você se inscreve no IELTS conosco, você também ganha acesso a 30 horas de treinamento gratuito. 

• Datas e locais convenientes: temos mais de 900 locais para a aplicação do exame em mais de 130 países. Isso significa que você tem uma enorme gama de opções em termos de locais e datas para fazer seu exame. 

• Agendamento fácil: você pode marcar seu IELTS online

• Resultados rápidos: garantimos que você poderá ver seus resultados online até 13 dias após a data do exame.

Inscrição

Com o nosso Sistema de Registro Online, você pode se inscrever no IELTS de maneira fácil e rápida.

Basta seguir as etapas abaixo:

1 Leia as informações para candidatos

Baixe e leia atentamente as Informações Gerais do IELTS. Elas contêm informações importantes sobre o formato do exame, os tipos de questões e os resultados do exame. 

2 Decida qual versão do exame é a certa para você

Existem duas versões do IELTS: 

  • IELTS Academic;
  • IELTS General Training.

Leia nosso guia simples (simple guide) para decidir qual versão do exame é a mais adequada para você.  

3 Confira as datas do IELTS

Consulte as datas disponíveis no Brasil.

O número de vagas por data é limitado. Para garantir sua vaga na data desejada, recomendamos que você se inscreva com dois meses de antecedência. O prazo limite para inscrição no IELTS é duas semanas antes da data do exame. Utilize nosso Online Registration System (sistema de registro online) para encontrar informações atualizadas sobre as datas e os locais disponíveis.

Observação: Os exames de listening, reading e writing são realizados no mesmo dia. O exame de speaking poderá ser no mesmo dia ou até uma semana antes ou depois do exame principal. Você receberá uma notificação prévia caso seu exame de speaking caia em um dia diferente do exame principal. 

4. Inscrição online

Utilize nosso Online Registration System para agendar seu exame. 

Faça o upload do seu RG ou Passaporte válido. Não aceitamos outros documentos de identificação.  

Não podemos processar inscrições incompletas, então se certifique de fazer o upload do documento correto. 

Cópias dos seus resultados

Se você deseja que seus resultados sejam remetidos para universidades ou outras instituições de ensino, preencha os endereços nos campos apropriados no formulário de inscrição online. Podemos emitir cinco cópias por estudante no máximo. 

5  Pagamento 

Você deverá pagar o boleto que será gerado no final da inscrição. O custo da taxa de inscrição é de R$ 500,00.

Caso não consiga pagar o boleto dentro do vencimento, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo e-mail exames.sp@britishcouncil.org.br.

6. Após a inscrição

Após efetuar a inscrição, você receberá um e-mail automático com seus códigos de acesso para o curso gratuito online Road to IELTS.

Enviaremos para você um e-mail de confirmação uma semana antes da data do exame, fornecendo o horário de início da prova e o endereço do local.

Para mais informações, contate nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo e-mail exames.sp@britishcouncil.org.br ou pelo telefone 0800 701 9876. 

Providências Especiais

O IELTS foi concebido para ser um exame justo e sua habilidade na língua inglesa será avaliada de forma objetiva, independente de quaisquer necessidades especiais que você possa ter.

Podemos ajudar com quaisquer providências especiais que você necessite para realizar o exame. Por exemplo, oferecemos assistência para pessoas com problemas visuais e auditivos e dislexia. 

Envie um e-mail para exames.sp@britishcouncil.org.br três meses antes da data em que gostaria de realizar seu exame para mais informações. 

Reembolso

Caso você precise cancelar seu exame, entre em contato consoco enviando um e-mail para exames.sp@britishcouncil.org.br. Caso o cancelamento seja feito no mínimo 10 dias antes da data do exame, você receberá o reembolso do valor pago na inscrição, descontado de uma taxa administrativa de 20%. Cancelamentos feitos a menos de 10 dias da data do exame não serão reembolsados.

No caso de não comparecimento ao exame, somente será reembolsado o candidato que apresentar, dentro de cinco dias corridos a contar a partir da data do exame, um atestado ou evidência que justifique sua ausência. O valor reembolsado será o valor pago na inscrição, descontado de uma taxa administrativa de 20%.

Transferência da data do exame

O British Council Brasil não realiza transferência ou reagendamento de datas de exames a pedido dos candidatos. Caso deseje mudar a data de seu exame, o candidato deverá solicitar o cancelamento de sua inscrição e refazê-la na data desejada. 

Preparação

Se você agendar o IELTS com o British Council, você poderá aproveitar o acesso exclusivo a uma vasta gama de materiais educativos – todos concebidos para ajudar você a obter a melhor pontuação possível no exame. 

1. Curso Road to IELTS – 30 horas de estudo online gratuito

O Road to IELTS, criado pelo British Council, é um popular recurso online para estudar sozinho visando à prática de Listening, Reading, Writing e Speaking. Elaborado pelo British Council para alunos do IELTS, o Road to IELTS inclui:

  • Materiais práticos;
  • Exames cronometrados;
  • Tutoriais;
  • Pontuação online;
  • Ferramentas de autoavaliação para que você possa medir seu progresso.

Você pode experimentar os recursos do nosso Road to IELTS com 10 horas de estudo gratuito agora mesmo.

Quando você se inscreve para o IELTS conosco, você tem a liberdade de desfrutar de mais 20 horas de acesso a materiais educativos. 

2. Outros materiais de preparação online do British Council

Também temos uma seleção de materiais de preparação para seus exames de Listening e Speaking. 

Prepare-se para o exame de Listening do IELTS

  • Pratique sua compreensão auditiva com estas atividades online que incluem podcasts, histórias e poemas;
  • Pratique para o exame de listening com estes IELTS mock listening papers (material para simulação do exame de listening do IELTS).
  • Baixe materiais de listening da  iTunes University do British Council (você precisará ter o iTunes para acessar esse conteúdo).

Prepare-se para o exame de Speaking do IELTS

  • Pratique suas habilidades de conversação com esta série de vídeos online
  • Pratique suas habilidades de entrevista para o IELTS com estes tutoriais online.

3. Site LearnEnglish 

Nós temos um site dedicado à aprendizagem da língua inglesa. No LearnEnglish, você encontra vários recursos bastante úteis para estudar inglês, tais como: 

  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Tutoriais de gramática e vocabulário;
  • Recursos empresariais e de trabalho e uma revista;
  • Jogos;
  • Dicas sobre o IELTS;
  • Oportunidades de fazer parte de comunidades.

Você verá que os materiais educativos do site realmente ajudam na sua preparação para o IELTS e lhe darão mais confiança no dia do exame.

 

Resultados

Compreendemos que é importante para você receber seus resultados. Sabemos que você tem pressa, mas é igualmente importante darmos a você uma pontuação que reflita corretamente seu desempenho.

Você pode esperar que seus resultados do IELTS estejam disponíveis 13 dias depois do exame.

Resultados do IELTS online e por correio

Você poderá ver seus resultados online 13 dias após a data do exame principal.

Os resultados do IELTS (também chamado de Relatório de Exame) serão enviados por correio para você 13 dias após a data do exame principal. 

Não damos resultados por telefone, e-mail ou fax.

Relatórios de Exame

Seu Relatório de Exame pessoal

Você receberá uma cópia do Relatório de Exame. Infelizmente, outras cópias não poderão ser emitidas se você a perder.

Relatórios de Exame para instituições

Também podemos providenciar cópias originais extras (até cinco, no máximo) para serem remetidas para instituições (por exemplo, universidades, oficiais de imigração, etc.). Caso deseje que façamos isso, inclua os endereços durante sua inscrição.

As instituições precisam de cópias originais do seu Relatório de Exame. Não serão aceitas fotocópias do seu Relatório de Exame.

As instituições poderão ver os pontos dos candidatos através do IELTS Test Report Form (TRF) Verification Service. Para fazer isso, elas precisarão do número do seu Relatório de Exame, que pode ser encontrado no canto direito inferior do Relatório.

O período de validade do seu Relatório de Exame

As instituições geralmente não aceitam um Relatório de Exame que tenha mais de dois anos. Depois desse tempo você precisará provar para elas que mantém ou aperfeiçoou seu inglês desde que fez o exame.

Compreenda seus pontos no IELTS

O IELTS fornece resultados para todos os níveis de inglês: não há aprovação ou reprovação. Você receberá uma pontuação de zero a nove para cada parte do exame - Listening, Reading, Writing e Speaking.

Saiba mais sobre como entender sua pontuação no IELTS  e o sistema de nove faixas.

Veja como a pontuação no IELTS relaciona-se com o Common European Framework of Reference (CEFR) do Conselho da Europa.

Como questionar sua pontuação

É raro haver erro na correção. Contudo, caso você acredite que houve um engano, você poderá solicitar nosso Serviço de Investigação de Resultados (Enquiry on Results Service) para ter seu exame corrigido novamente. Isso deverá ser realizado até seis semanas após a data do exame. Você poderá escolher quais seções do exame você deseja que sejam corrigidas novamente.

Há uma taxa para esse serviço, a qual será reembolsada caso haja uma alteração em sua pontuação total como resultado da nova correção. O Serviço de Investigação de Resultados poderá levar até oito semanas para concluir a correção. Entre em contato conosco através de exams.sp@britishcouncil.org.br para mais informações sobre o funcionamento do serviço.

Posso fazer o exame de novo?

Você pode fazer o IELTS quantas vezes quiser. Note, porém, que, para melhorar significativamente sua pontuação, é necessário estudar mais. A pesquisa sobre o IELTS indica que não é provável que a pontuação melhore sem mais estudos da língua inglesa.