UK Universities 2017 - Bolsas de estudo

Estudar no exterior é o sonho de muita gente e, para alcançar essa realização acadêmica, é necessário muito planejamento. A questão financeira é uma das primeiras a ser pensada – afinal de contas, os custos de moradia em um país com moeda valorizada e as taxas cobradas pelas instituições podem acabar pesando no bolso.

Para quem quer estudar no Reino Unido, há muitas oportunidades de bolsas de estudos ou de apoio para custear todos os tipos de cursos acadêmicos, da graduação até a pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

Os tipos de auxílios financeiros são vários: bolsas integrais ou parciais, com origem em fundos do governo ou de fundações, prêmios e programas (como o Chevening – veja mais informações abaixo). Há também mecanismos de subvenção das próprias universidades, que devem ser checados diretamente nas instituições de interesse. 

Aliás, é preciso ficar atento: o valor anual dos cursos (tuition fee ou rate) varia entre as instituições e programas e também de acordo com a origem do estudante – ou seja, para quem é do Reino Unido, tem cidadania europeia ou é de outras nacionalidades. No caso de brasileiros, é preciso observar os valores praticados para estudantes estrangeiros (overseas).

Veja algumas dicas abaixo e prepara-se para embarcar!

Programa Chevening

O Chevening é um programa internacional de bolsas de estudos do governo do Reino Unido que visa desenvolver líderes globais por meio de uma sólida formação acadêmica e profissional. Financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e organizações parceiras, as bolsas cobrem tudo: passagens, visto e taxas do curso, além de uma quantia mensal para custear gastos com acomodação e alimentação.

O programa oferece dois tipos de bolsas:

Chevening Scholarships

Bolsas de estudo integrais para realizar curso de mestrado em qualquer universidade do Reino Unido.

Podem se candidatar estrangeiros com graduação completa, pelo menos dois anos de experiência profissional e aprovação em teste de proficiência em inglês. Para concorrer à bolsa, o candidato deve se inscrever em três diferentes cursos universitários elegíveis do Reino Unido e receber resposta positiva de pelo menos uma das opções.

As inscrições para bolsas Chevening para cursar o mestrado no Reino Unido em 2020/2021 estão abertas até 5 de novembro de 2019. Acesse www.chevening.org/scholarships/ e veja mais informações e faça a sua inscrição.

Confira a experiência de quem já foi bolsista Chevening:

"Morar em Londres, na Inglaterra, é por si só algo fantástico. Além disso, estudar em uma das melhores universidades do mundo, com alunos de todos os cantos do planeta e com professores muito experientes, é uma experiência que acrescentou muito, possibilitou uma guinada na minha carreira e que levo para o resto da vida." — Mauricio Moraes, bolsista Chevening 2015-2016 na King's College London

Chevening Fellowships

As bolsas do Chevening Fellowship são oferecidas a profissionais em meio de carreira com posição de destaque em sua área de atuação e que desejam aumentar seu conhecimento, potencial e redes de contato por meio de cursos de curta duração, pesquisa ou colocação profissional em instituições do Reino Unido.

Podem se candidatar estrangeiros com qualificação de nível de pós-graduação (ou treinamento profissional equivalente ou experiência em uma área relevante), que demonstrem atributos pessoais, intelectuais e interpessoais que refletem o potencial de ascender a uma posição de liderança. Acesse www.chevening.org/fellowships/ e veja mais informações.

Confira a expectativa de quem foi selecionado para o Chevening Fellowship:

"O processo de seleção é longo e é necessário muito preparo, mas vale muito a pena. Quando sai o resultado, você se sente privilegiado por ter conseguido. A minha expectativa é aprender muito e, mais do que isso, conseguir passar esse conhecimento por meio de outras atividades que eu exerça aqui no Brasil, no desenvolvimento de experiências e na articulação de política cultural – área que ainda precisamos crescer muito e profissionalizar em nosso país." — Eduardo Carvalho, editor artístico do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, selecionado para o Chevening Clore Leadership Fellowship

Outras fontes de pesquisa

  • Study UK: página do British Council com informações práticas sobre educação no Reino Unido para estudantes internacionais. Tem uma seção específica sobre oportunidades de bolsas de estudo em instituições britânicas.
  • UK Council for International Student Affairs (UKCISA): órgão consultivo do Reino Unido que atende aos interesses de estudantes internacionais. Site traz informações detalhadas sobre todos os aspectos relacionados ao estudo nos países britânicos: vistos, taxas, preparação etc. Também traz informações e dicas para bolsas de estudos.
  • Study Portals: site de busca de bolsas de estudos em diferentes países, incluindo o Reino Unido.

UK Universities Fair 2019

Quer saber mais sobre opções de financiamento dos seus tão sonhados estudos no Reino Unido? Participe da UK Universities Fair 2019, conheça de perto as universidades britânicas e fique sabendo os detalhes dos programas de bolsas de estudo para estudantes brasileiros.

O evento acontecerá nas cidades do Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro (quarta-feira), e em São Paulo, no dia 5 de outubro (sábado), e contará com uma palestra específica sobre o programa Chevening e o exame IELTS. A entrada é gratuita. 

Veja também