Público reunido em uma elegante sala com decoração clássica, assistindo a uma fala próxima a um piano de cauda.
©

Togada, @togadastudio

Date
Quarta-feira, Outubro 15, 2025
Location
London

No dia 15 de outubro, a Embaixada do Brasil em Londres realizou uma recepção para celebrar o início de um ano histórico de intercâmbio cultural entre os dois países, marcando 200 anos de colaboração. O evento contou com a parceria do Instituto Guimarães Rosa, o British Council e a Frieze, e deu destaque à edição deste ano do Breeze. 

Personalidades do setor cultural, das indústrias criativas e da comunidade diplomática estiveram presentes, incluindo o membro do Parlamento Chris Elmore; o ministro Chris Bryant, Ministro de Estado do Departamento de Negócios e Comércio; o embaixador Marco Antonio Nakata, diretor do Instituto Guimarães Rosa; Paul Thompson, chair do British Council; Eva Langret, diretora de EMEA, Frieze; e Leonie Mir, chefe do VIP, Frieze. 

“O Ano Cultural marca o bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido — uma celebração da nossa amizade e história por meio da arte. É uma oportunidade para que os públicos brasileiro e britânico tenham um vislumbre do pulsante coração criativo de nossos países”, disse o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota.

O embaixador Marco Antonio Nakata acrescentou que o ano cultural “foi cuidadosamente concebido para retratar a proximidade cultural entre nossos dois povos e, ao mesmo tempo, destacar as particularidades culturais das sociedades brasileira e britânica, a fim de promover uma maior integração por meio do conhecimento mútuo de suas culturas”.

A festa de celebração da união entre os dois países não poderia contar com outro menu senão o criado pela chef Ixta Belfrage, baseada em Londres e autora do recém-lançado livro FUSÃO, inspirado em suas viagens pelo Norte, Nordeste e Minas Gerais. Durante o evento, ela apresentou uma interpretação contemporânea da culinária brasileira, fruto de um resgate das suas raízes. A trilha sonora da celebração ficou por conta do duo de DJs SPF2000, formado por Rafa Perazza e Sergio Takahata.

Temporada de Cultura

Agora oficialmente iniciado, o Ano Cultural Brasil/Reino Unido seguirá até junho de 2026, contando com uma programação diversa composta por mais de 100 eventos espalhados pelos dois países. Os projetos participantes jogam luz sobre temas urgentes como emergência climática, representatividade e a alegria como força coletiva

Um dos pontos altos do ano cultural é a edição 2025 do  Breeze, celebrada durante o evento. O programa anual é dedicado à promoção da arte contemporânea brasileira no cenário internacional, incluindo exposições, intercâmbios criativos, programas públicos e publicações frutos de uma colaboração interdisciplinar.

Neste ano, o Breeze conta, ainda, com o Curator Travel Grant, uma iniciativa do Instituto Guimarães Rosa e do British Council, realizada em parceria com a Frieze. A bolsa selecionou cinco curadores brasileiros para participarem de uma imersão em Londres durante a Frieze London & Frieze Masters (15 a 19 de outubro).Os curadores selecionados – Amanda Bonan Gusmão Porto (Museu de Arte do Rio), Daniele Queiroz Santos (Instituto Moreira Salles), Fernanda Albuquerque (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Guilherme Giufrida (MASP) e Lorraine Mendes (Pinacoteca de São Paulo) – cumpriram uma programação de visitas, debates e encontros com importantes instituições do Reino Unido.

Tag icon
Ano Cultural Brasil/ Reino Unido 2025-2026