Date
Quinta-feira, Maio 25, 2023 - 09:30
Location
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Considerando a importância das habilidades de leitura na vida educacional dos alunos, este workshop busca permitir que os educadores participantes melhorem sua capacidade de elaboração de itens de resposta construída (discursiva) para as avaliações feitas em sala de aula. A primeira parte da oficina apresentará uma visão geral sobre os processos de leitura, suas micro e macro competências, estratégias de leitura e critérios de seleção de textos para avaliação em sala de aula. Além disso, também demonstrará os três tipos de itens de resposta construída: preenchimento de lacunas, respostas curtas e mais longas, partes constituintes e modos de correção – chave de resposta, guias de pontuação ou rubricas. Na segunda parte do workshop, os participantes serão convidados a elaborar itens de resposta construída e definir os modos de correção com base nos textos propostos.

Liberato Silva dos Santos

Presidente, BRAZ-TESOL's Assessment SIG

Liberato Silva dos Santos é bacharel em Ensino de Inglês e possui um Mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, ele é aluno de doutorado em language assessment and testing na Iowa State University. Ele ensina inglês e português no Instituto Federal de Goiás, Brasil é membro da LAALTA, ILTA/GSA e o recém-eleito presidente do Assessment SIG do BRAZ-TESOL.

Nayibe Rosado-Mendinueta

Cofundadora e atual presidente da , Latin American Association for Language Testing and Assessment, LAALTA.

Nayibe Rosado-Mendinueta é professora associada do Language Institute da Universidad del Norte de, Barranquilla, Colômbia. Ela leciona no programa de formação de professores de línguas, nos programas de mestrado em Educação e TEFL e no doutorado em Educação da Uninorte. É mestre e doutora em Pedagogia e também é cofundadora e presidente da Latin American Association for Language Testing and Assessment, LAALTA.