Date
Quinta-feira, 09 de Junho de 2016 - 16:30
Local
Festival de Ciência de Cheltenham, Inglaterra

Depois de vencerem as etapas nacionais do FameLab, cientistas de todo o mundo se encontraram em Cheltenham, na Inglaterra, para o FameLab International 2016. No dia 8 de junho, os representantes de cada país se apresentaram para os jurados nas semifinais em busca de uma vaga na grande final. Em 9 de junho, os finalistas tiveram, mais uma vez, três minutos para explicar um conceito científico e encantar tanto os jurados como o público. 

Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, o FameLab está presente em mais de 30 países e é considerado uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores. No Brasil, o concurso aconteceu pela primeira vez em 2016, em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Vencedores da edição 2016

O grande vencedor do FameLab International 2016 foi Abhi Veerakumarasivam, da Malásia, que encantou os jurados com sua apresentação sobre a relação entre o câncer e o ciclo de vida das nossas células. Entre os finalistas, destacaram-se também Alba Aguion, da Espanha, e Aida Rafat, do Catar. Já o público escolheu Constantinos, do Chipre, como seu favorito.

Parabenizamos mais uma vez Jackson Itikawa, que representou muito bem o Brasil na competição internacional, ao lado de cientistas de mais de 20 países, abrindo portas para oportunidades globais em comunicação e colaboração científica!

Reveja todas as apresentações das semifinais e da final.

Conheça o representante brasileiro

FameLab Brasil 2016 - Jackson Itikawa (Foto: Rodolfo Rizzo)

Jackson Itikawa

Vencedor do FameLab Brasil 2016.
Com apoio da FAPESP, obteve bolsa para Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e atualmente Pós-Doutorado vinculado ao projeto temático “Singularidades de aplicações diferenciáveis: teoria e aplicações”, com projeto em Sistemas Dinâmicos. Bacharel em Matemática e em Engenharia Elétrica, ambos na USP, com um PhD em Matemática pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha.