A primeira edição do Codifica+ atraiu mais de 250 inscrições de professores que atuam em mais de 150 escolas da rede pública goiana, nas esferas municipal, estadual e federal.
259 Inscrições oriundas de mais de 150 escolas |
32 Municípios alcançados |
55 Docentes certificados |
Os professores inscritos lecionavam em 22 diferentes componentes curriculares, abrangendo tanto áreas tecnológicas quanto não tecnológicas, o que demonstra a alta aplicabilidade das competências computacionais e de programação, independentemente da área de especialização dos docentes participantes.
Conteúdo desenvolvido para a realidade do Brasil
O Codifica+ foi desenvolvido com a realidade das redes de ensino e contexto educacional em mente. Por isso, foram abordadas atividades desplugadas (sem a exigência do uso de tecnologia em sala de aula ou acesso à internet), assim como atividades plugadas (com uso de tecnologia) para que o conteúdo do curso pudesse ser aplicado universalmente.
A inclusão de conteúdos ligados à Diversidade, Equidade e Inclusão é uma característica única do curso criado para o Brasil. Essas temáticas não apareceram apenas em atividades específicas, mas transversalmente como parte do conteúdo trabalhado e apresentado por meio das possibilidades de ensino do Pensamento Computacional.
Por fim, todo o conteúdo recebeu uma escrita com linguagem neutra e revisada pelo comitê técnico, com o objetivo de evitar a exclusão de pessoas com base em seu gênero, sexualidade ou outros aspectos de identidade.
Percepções gerais
- Os professores expressaram satisfação com os tópicos e materiais de treinamento, destacando sua relevância e aplicabilidade ao ensino em sala de aula.
- A grande maioria dos participantes afirmou ter ficado satisfeita com a carga semanal de tarefas propostas pelo curso.
- As sessões ao vivo foram valorizadas como um recurso importante para apoiar o processo de aprendizagem.
- Após o curso, os professores relataram aumento do uso de atividades desplugadas e do Usar-Modificar-Criar (UMC), além do reforço à prática de atividades plugadas e da metodologia de Atividade Baseada em Projetos (PBL).
- Os professores apreciaram a ênfase do programa na inclusão racial e de gênero. Alguns desses professores relataram já implementar estratégias para promover esses valores em suas salas de aula.
Nas palavras dos professores
"Material realmente muito bom, e eu o utilizo nas minhas aulas de matemática e química no primeiro ano do ensino médio, e também em ciências nesse sentido, para mostrar a eles outros horizontes […] a ideia de que o pensamento computacional não precisa estar vinculado à internet, que podemos trabalhar esse pensamento fora da internet. Isso me ajudou muito, me abriu para outras formas de pensar e de trabalhar as minhas disciplinas. Então, achei o curso muito positivo."
“O que realmente me ajudou foi o componente didático, porque eu costumava fazer muitas coisas de forma intuitiva e nem conseguia analisar como as estava fazendo. Foi nesse momento que eu realmente apliquei o pensamento computacional para entender o que estava fazendo e, depois, para explicar isso de uma forma que também fosse didática para os meus alunos.”
"A adequação da proposta do curso em relação à BNCC foi muito positiva, porque, na hora de planejar, podíamos nos basear naquelas habilidades e competências que a BNCC exigia que levássemos para a sala de aula."
"O curso trouxe uma abordagem interessante sobre o Pensamento Lógico Computacional, reforçando conceitos fundamentais que eu já possuía. Em relação à Modelagem Computacional, o conteúdo foi introdutório e alinhado aos meus conhecimentos prévios, funcionando mais como uma revisão estruturada do que como um avanço significativo. No entanto, a forma como os temas foram trabalhados trouxe novas perspectivas e aplicações práticas que complementaram a minha experiência."
"Gostei da forma como os materiais foram elaborados, do design e do visual. Página bem estruturada, sem conteúdo maçante. Também gostei, principalmente, da unidade inicial, pelo fato de os conteúdos estarem bem detalhados. A didática dos materiais ajudou muito na parte pedagógica, na maneira como o assunto foi apresentado aos alunos."
“O Codifica+ me trouxe uma proposta: eu não sou o detentor da verdade, eu sou um professor, eu sou um orientador. Eu não tenho todo o conhecimento, quem me dera se eu tivesse. Felizmente, eu não apenas aprendi nesse curso. Eu entendi o que esse curso propõe, e agora estou aprendendo na minha prática na sala de aula, com os acertos, que são míopes, e com os erros, que são motivos de repensar, flexibilizar o planejamento e recomeçar novamente para dar certo.”