O encontro online nacional de professoras e professores de inglês do Brasil 

Conectando o Brasil e o Reino Unido pela equidade e qualidade no ensino de língua inglesa nas escolas 

De 23 a 28 de setembro de 2024 , o British Council promove a terceira edição da ELT Week Brazil. Professoras e professores de todo o país poderão participar de uma série de atividades online e gratuitas para formação continuada para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.  

Após o sucesso das edições anteriores, que atraíram cerca de 40.000 visualizações em 2022 e mais de 100.000 professores em 2023, este ano o evento traz novidades. As nossas sessões foram elaboradas com base em pesquisas realizadas com professores de todo o Brasil e incluem: 

  • Palestras sobre diversidade e inclusão no ensino e aprendizagem da língua inglesa 
  • Discussões sobre o uso da Inteligência Artificial no ensino da língua inglesa  
  • Apresentação da pesquisa: Ser um professor com deficiência: perspectivas, práticas e oportunidades 
  • Mini curso: Desenvolvendo salas de aula inclusivas baseado no sistema britânico de formação de gestores escolares.  
  • Mini curso: Teaching for Success – Compreendendo a motivação dos alunos 

As sessões virtuais serão oferecidas em horários variados para atender ao professores.

Ao todo, são oferecidas  30 horas de formação com direito a certificado para professores e 4 horas para gestores escolares. As sessões em inglês terão opções de transmissão em português, com legendas ou tradução simultânea, e todas contarão com tradução em libras.   

Veja a programação parcial da ETL Week 2024 

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024 

23/09/2024 

9h - 9h30 

Abertura do Evento 

        TBC 

23/09/2024 

9h30 - 11h30  

Minicurso - Teaching for Success: Compreendendo a motivação dos alunos - Parte 1 

Joyce Fetterman / André Hedlund 
  

23/09/2024 

16h30 - 18h30 

Minicurso - Teaching for Success: Compreendendo a motivação dos alunos - Parte 2 

Joyce Fetterman / André Hedlund 
  

23/09/2024 

18h45 - 20h45 

Minicurso - Teaching for Success: Compreendendo a motivação dos alunos - Parte 3 

Joyce Fetterman / André Hedlund  

Terça-feira, 24 de setembro de 2024 

24/09/2024 

9h - 10h 
 

Ser professor com deficiência: perspectivas, práticas e oportunidades 

TBC 

24/09/2024 

10h15 - 11h15 

Desbloqueando o empoderamento global das mulheres: um exemplo de REA para ELT 
  

Araceli Salas / Grazzia Mendoza 

24/09/2024 

11h30 - 12h30 

Ensinar Inglês como  
idioma adicional para 
estudantes autistas 

Carolina Assumpcao de Abreu 

 

24/09/2024 

 

16h - 17h  
 

 

Revolucionando o aprendizado de inglês para os Yanomami: Abordagens inovadoras no Amazonas - Brasil 

 

Emmanuel Jeremia Mganda 

24/09/2024 

17h15 - 18h15  

Criando salas de aula inclusivas: estratégias para EDI no ensino da língua inglesa 

Tamires Gama 
  

24/09/2024 

18h30 - 19h30  

Professores de língua inglesa estão preparados para práticas inclusivas? Possibilidades e desafios 

Lara Souto 

Quarta-feira, 25 de setembro de 2024 

25/09/2024 

09h - 10h 

Dificuldades e desafios para avaliar alunos com necessidades específicas de aprendizagem 

Gladys Quevedo-Camargo / 
Juliana Reichert Assunção Tonelli 

25/09/2024 

10h15 - 11h15  

IA para avaliação de idiomas 

Mariano Felice 

25/09/2024 

16h - 16h45  

Speaking Club: Conectando Alunos através de Encontros On-line 

Karina Rodrigues Lacerda 

25/09/2024 

17h - 18h  
 

Avaliação em ELT 

Mina Patel 

25/09/2024 

18h15 - 19h15 

Promovendo a aptidão em avaliação em contextos bilíngues  


Guilherme Meira

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024 

26/09/2024 

09h - 10h 

Ferramentas práticas de IA que você pode usar para ensinar inglês hoje 

Heriberto Diaz, Lucian 
Alexandrin 

26/09/2024 

10h15 - 11h15  

TechEmpower: Transformando comunidades de professores por meio de Networking e Colaboração Digital 

Mariela Mondaca 

26/09/2024 

11h30 - 12h30  

Pedagogia ecológica e literacia ambiental: Ligar o currículo à ação climática 

Luisa Alejandra /

Jiménez Cubría 

26/09/2024 

16h - 17h  

IA na Educação: de tutoriais práticos a uma reflexão necessária 

Elizabete Carolina Tenorio Calderon 

26/09/2024 

17h15 - 18h15  

IA generativa e SGE: 
Comunicativo 
experiências comunicativas em inglês Communicative 
experiences in English 

Raquel Ribeiro 

26/09/2024 

18h30 - 19h30  
 

Influência da IA no ensino do idioma inglês 

Graham Stanley 

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024 

27/09/2024 

09h - 10h 

O potencial de carreira como formador de professores 

John Shackelton 

27/09/2024 

10h15 - 11h15  

Comunidades de práticas eficazes 

Louise Westman, British Council 

 

 

27/09/2024 

 

 

16h - 17h 

 

 

WebQuest como ferramenta educativa interactiva 

FERNANDES, Edilene Gasparini (Fatec Rio Preto);

AYUNTS, Anoush (Yerevan State University, Armenia) ;

DIAS, Elen (Fundação Educacional de Fernandópolis) 

27/09/2024 

17h15 - 18h15 

A identidade dos Teacher Educators brasileiros 

Emilio Abularach 

 

27/09/2024 

 

18h30 - 19h30  

O seu ensino é suficientemente ecológico? 

Atividades sobre o clima para a sua aula de inglês 

 

Hala Ahmed 

Sábado, 28 de setembro de 2024 

28/09/2024 

9h - 09h30 

Importância dos Gestores Escolares na aprendizagem de línguas estrangeiras nas escolas brasileiras 

TBC 

28/09/2024 

09h30 -12h30 

Minicurso - Liderança Escolar: Desenvolvendo escolas e salas de aula inclusivas 

Magali do Nascimento de Paula