Pesquisa Next Generation revela as esperanças, desafios e realidades que moldam a próxima geração do Brasil
O British Council lançou o relatório Next Generation Brasil 2025, estudo inédito que traz a percepção de mais de 3 mil jovens de 16 a 35 anos de todas as regiões do Brasil. A pesquisa - a mais abrangente já realizada pela organização no país - investiga como os jovens brasileiros enxergam o futuro e aborda temas que vão desde identidade e resiliência até educação, empregabilidade, cultura e ação climática.
“A incrível diversidade do Brasil torna-o complexo. Para realmente compreender o que os jovens pensam e sentem precisamos de mais do que números, precisamos conversar com eles e ouvir com atenção” afirma Tom Birtwistle, diretor do British Council no Brasil. “É isso que o Next Generation Brasil propõe: entender a juventude a partir da sua própria perspectiva, e não apenas de uma visão externa. Esse tipo de percepção genuína é essencial para formular políticas e projetos que reflitam verdadeiramente a vida e os sonhos dos jovens brasileiros e gerar resultados melhores. O papel do British Council é reunir todos os envolvidos nesses temas — governos, sociedade civil, pesquisadores e empresas — para refletir sobre o que pode ser feito para construir um futuro melhor para todos”.
O estudo destaca as disparidades de renda - jovens brancos recebem cerca de 19% a mais do que a média nacional neste levantamento, enquanto jovens pretos ganham 31% a menos. Mais da metade dos jovens pretos relataram que vivem com menos de um salário mínimo e meio por mês e, ainda que 56% sejam os principais provedores de renda em suas casas, quatro em cada dez não conseguem cobrir suas despesas básicas.