Evento para treinamento de facilitadores e líderes comunitários do programa Active Citizens, do British Council, com o apoio dos parceiros da RECODE. Ramos, Rio de Janeiro (líderes comunitários do Complexo do Alemão), 14.12.2016. Foto: Zuppa Filmes (Eduardo Martino)
Treinamento de facilitadores e líderes comunitários do programa Active Citizens, do British Council, com o apoio dos parceiros da RECODE, realizado em dezembro de 2016 no Rio de Janeiro. ©

Eduardo Martino / Zuppa Filmes

O Active Citizens é o programa de liderança social do British Council. Almeja o desenvolvimento sustentável, buscando, pela capacitação de líderes comunitários, a promoção do diálogo intercultural, desenvolvimento social e mudanças sustentáveis nas comunidades, tanto local quanto globalmente. O programa que está atualmente em 50 países já capacitou cerca de 6 mil líderes comunitários que, por sua vez, treinaram cerca de 210 mil cidadãos ativos, demonstrando a força desta ferramenta para o desenvolvimento de ações sociais em diversos níveis e setores.

Esta chamada, aberta em 22 de março de 2018, é destinada a ONGs, movimentos, coletivos sociais e pessoas capacitadas pela metodologia Active Citizens no período de outubro de 2016 a março de 2018, com interesse em realizar ações sociais que mobilizem e beneficiem sua própria comunidade. Os projetos selecionados por meio deste edital receberão um aporte financeiro de até R$3.000,00 (três mil reais) para a sua realização. 

A Associação Atados, plataforma que conecta voluntários a causas sociais, intermediará a relação entre o Active Citizens e os proponentes. Todas as informações e regras podem ser encontradas no Documento de Regras do Edital, disponível para download ao final desta página. Por favor, leia o documento atentamente antes de preencher o Formulário de Inscrição.

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online.

Prazo para candidatura: 22 de abril de 2018, às 23h59.

Formulários enviados fora do prazo, sem os documentos solicitados ou sem a planilha orçamentária devidamente preenchida não serão considerados elegíveis para esta chamada. Mais informações podem ser encontradas no documento do edital, disponível para download ao final desta página.

Critério de eligibilidade

Serão aceitos apenas proponentes pessoa jurídica que não visem o lucro. Portanto, serão aceitos proponentes associação, fundação, cooperativa, e também proponentes que representam coletivos enquadrados no regime MEI. Para receber o aporte financeiro, o proponente deve apresentar documentação que comprove o funcionamento e atividade de seu CNPJ, bem como documento fiscal adequado. A lista dos documentos necessários se encontram no Documento de Regras do Edital.

Para aqueles que não possuem CNPJ, a participação no edital é possível por meio do CNPJ da organização parceira que realizou a capacitação na metodologia Active Citizens. São elas: Instituto Procomum, Recode, Redeh/Sinal do Vale e Redes da Maré. Nesse caso, a organização fica corresponsável pela prestação de contas final. 

Para todas as outras iniciativas que não possuem CNPJ, por favor, envie um e-mail para editalactivecitizens@atados.com.br contando a situação. Analisaremos caso a caso para buscar a melhor solução e tentar viabilizar a participação.