Público em passarela interna durante a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, próximo a um grande painel colorido com a palavra “Extremos”.
©

Romero Dominguez

Date
Quinta-feira, Setembro 18, 2025Domingo, Outubro 19, 2025
Location
Oca, Parque Ibirapuera, São Paulo

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o tema “Extremos”, confronta a crise climática vigente nos ambientes urbanos. O evento aproveita a preparação para a COP 30, que acontece em Belém, em novembro, e estimula o debate público sobre as mudanças climáticas.

Desta vez, a renomada arquiteta britânica Jane Hall, membro fundadora da Assemble, coletivo britânico de arquitetura vencedor do Turner Prize, conduz um workshop de biomateriais no Parque Ibirapuera, em que os participantes exploram o ambiente e a construção de objetos estéticos com o uso de materiais coletados.

A Bienal ainda conta com diversas atividades frutos da parceria entre Brasil e Reino Unido. Dentre elas, estão as exposições Climate Forum; Trees AI | Location-based scoring platform; Estudos de produção: TF/TK e o modelo reduzido; e SHAPES: Structural Heat Adaptations & Education in urban and rural Pakistan. Além disso, a construção experimental Woven breathing façade: hygroscopic responsive textile architecture também foi desenvolvida por arquitetos britânicos.

Neste ano, todas as oficinas, exposições, concursos e fóruns de debate são focados na temática ambiental, navegando por cinco eixos principais: preservar as florestas e reflorestar as cidades; conviver com as águas; reformar mais e construir verde; circular e acessar juntos com energias renováveis e garantir a justiça climática e a habitação social. Nesse sentido, o evento mistura conhecimentos científicos e tecnológicos com saberes populares. 

Um exemplo prático da apropriação desse conceito são as mini-oficinas de biomateriais, conduzidas pelo Istituto Europeo di Design (IED). O objetivo dos encontros, que duram 30 minutos, é permitir que o público experimente a transformação de resíduos orgânicos – como borra de café, serragem de madeira, cascas de ovos e de frutas – em novas materialidades. Tudo isso associado ao debate político e socioambiental presente neste tipo de design.

Parceiros

Atividades

Tag icon
Ano Cultural Brasil/ Reino Unido 2025-2026