As culturas periféricas do Brasil e do Reino Unido têm forte influência jamaicana, e é esse aspecto histórico abordado pelo programa “Sound System: A música e a poesia do Atlântico Negro”, resultado de uma parceria entre a Festa Literária das Periferias (Flup), do Rio de Janeiro, e o National Poetry Centre, em Leeds.
O foco do projeto é o Sound System, evento cultural de rua jamaicano, que influenciou os “paredões” cariocas, as "aparelhagens" paraenses e as "radiolas" maranhenses, assim como a cultura urbana da juventude migrante que atingiu toda a sociedade britânica.
No Rio de Janeiro, o projeto se reflete na Flup, que neste ano celebra o legado revolucionário político, artístico, musical e poético do Caribe e sua profunda influência na diáspora africana. A autora homenageada da vez é Conceição Evaristo.
Já em Leeds, a organização Out of Many People prepara uma série de eventos culturais ao longo dos próximos meses, visando fortalecer a literatura negra do país. No início de outubro, promoverá o encontro entre grandes escritores britânicos com a renomada autora brasileira Conceição Evaristo.
O objetivo do programa é que haja uma troca cultural entre artistas, escritores e intelectuais vindos das periferias do Brasil e do Reino Unido. Nesse sentido, o National Poetry Centre selecionou três escritores emergentes do Norte da Inglaterra para viajarem ao Rio de Janeiro e participarem da Flup, onde apresentarão seus trabalhos.
Já no evento carioca, três outros jovens poetas serão premiados na famosa competição de poesia falada Grand Slam e, em 2026, os seis selecionados se reencontrarão em um segundo evento realizado em Leeds.
Datas
- Flup no Rio de Janeiro: 19 - 23 de novembro e 27 - 30 de novembro
- Sound System: Music & Poetry Of The Black Atlantic em Leeds: 8 de outubro
Organizações parceiras
O projeto Sound System foi selecionado por meio da chamada do Ano Cultural Brasil/Reino Unido.