A quinta temporada do grande projeto da Artichoke, The Gallery, faz parte do Ano Cultural Brasil/Reino Unido.
Com a conferência climática COP 30 sendo realizada pela primeira vez no Brasil em novembro, dezesseis artistas do Reino Unido, do Brasil e de diversas partes do mundo foram selecionados para responder ao tema: "Não é fácil ser verde." Escolhidas por sua qualidade artística, impacto visual no espaço público e capacidade de gerar conversas e debates públicos, as obras serão reproduzidas em grande escala e exibidas para milhões de pessoas em locais públicos tradicionalmente reservados à publicidade.
A exposição chega à várias cidades do Reino Unido e do Brasil em outubro de 2025, em parceria com a indústria de mídia out-of-home dos dois países, com obras exibidas em espaços públicos como pontos de ônibus, outdoors, painéis digitais de publicidade e também online. As criações transitam entre fotografia, performance, escultura, land art e visualização de dados, oferecendo múltiplas perspectivas sobre a emergência climática.
No Brasil, a intervenção artística acontece entre os dias 14 de outubro e 12 de novembro de 2025, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Manaus, além de Belém (até 18/11), que recebe a COP 30. O evento de lançamento do projeto acontece no dia 13 de outubro, no SESI Lab, em Brasília. Já no Reino Unido, a exposição ocorre entre 7 de outubro e 4 de novembro.
Os artistas britânicos Hayden Kays, Hannah Starkey, Yinka Shonibare, Ackroyd & Harvey e Ed Hawkins estão entre os expositores, assim como os brasileiros Olinda Tupinambá, Uýra Sodoma, Thiago Rocha Pitta e Vanessa Wagneur.
Os demais artistas que integram a quinta temporada de The Gallery são The Krank, da Grécia; Muhammad Amdad Hossain, de Bangladesh; Arnolt Smead, belga que vive no Reino Unido; Justin Brice Guariglia, dos Estados Unidos; Deepak Kathait, da Índia; Chris Jordan, estadunidense que vive no Chile; e Venâncio Evensen Ulombe, angolano residente no Brasil.
Arte vista por milhões
The Gallery foi criada pela Artichoke em 2022, concebida em colaboração com o diretor criativo e artista público Martin Firrell, e produzida com o apoio da indústria de mídia exterior. Sua missão é desafiar os modelos tradicionais de apreciação da arte, por meio de exposições em espaços públicos que incentivam a conversa e o debate significativo
Artistas de todo o mundo são convidados, por meio de comissionamentos diretos e chamadas abertas, a responder aos temas e questões importantes do nosso tempo. Desde 2022, ao longo de quatro temporadas, The Gallery levou arte a lugares onde as pessoas vivem, trabalham e circulam, sendo vista mais de 200 milhões de vezes por pessoas em todo o Reino Unido.
Volte para o site do Ano Cultural
Organizações parceiras:
- Artichoke Trust
- British Council