O Amplify DAI é um programa do British Council para promoção da equidade de gênero nas artes digitais e na música, com o objetivo de criar de uma comunidade feminina criativa transcontinental.
Este ano, o Brasil também integra o programa que já é realizado na Argentina, Canadá e Reino Unido, em parceria com o MUTEK (Canadá), Art Lab (Argentina), SomersetHouse (Reino Unido). Os parceiros brasileiros são o OI Futuro e três dos principais festivais brasileiros de artes digitais: Novas Frequências, Amazônia Mapping e Multiplicidade.
Festival Multiplicidade
Em sua 17ª edição, o Festival Multiplicidade 2022 retoma as atividades presenciais, sem deixar de lado as experiências remotas. Transitando entre esses dois formatos, o festival apresenta uma programação potente, que abraça instalações, residências artísticas, debates, videomapping e performances, sempre no cruzamento entre tecnologia e múltiplas linguagens artísticas, entre afeto e técnicas, entre sons e imagens inusitados.
Em março, o festival vai abrigar o projeto Amplify DAI (Digital Arts Initiative) visando as trocas culturais por meio de residências entre artistas brasileiras e britânicas com mentoria dos curaodres e diretores do festival Batman Zavareze e Calbuque.
O festival Multiplicidade 2022 vai exibir as obras resultantes das residências do Amplify DAI em dois momentos: no dia 31 de março, haverá exibição virtual das obras resultantes das residências artísticas organizadas pelo Multiplicidade. As obras estarão disponíveis no canal de Youtube do festival Multiplicidades.
No dia 02 de abril, o Amplify ocupa presencialmente o Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com a exibição presencial das obras desenvolvidas durante as residências nos três festivais brasileiros até aqui. Além da exposição de uma performance da artistas canadense Obuxum, também participante do programa Amplify.
Haverá ainda um debate sobre o papel feminino na (re)criação artística em um mundo pós pandêmico, com artistas, produtoras, técnicas e curadoras.
O evento será sonorizado pela DJ e produtora Marta Supernova, ex-participante do programa ASA – Arte Sônica Amplificada.
Festival Multiplicidades |
Heather Lander (UK) + Erica Alves (BR) rkss (UK) + VJ Grazzi (BR) |
Festival Novas Frequencias |
Aun Helden (BR) + QEEI (ARG) biarritzzz (BR) + GLOR1A (UK) |
Festival Amazonia Mapping |
Bianca Turner (BR) + Ana Quiroga (UK) Astronauta Mecânico (BR) + Edy Fung (UK) |