Conheça quem são os 20 semifinalistas do FameLab Brasil 2017

Ana Carolina Feitosa Cruz
Doutoranda em Biodiversidade Aquática pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) de São Vicente (SP) e filiada à FAPESP. Atua, principalmente, nos seguintes temas: zona costeira, ecotoxicologia, conservação e poluição.

Brenda Fernanda Moreira Castro
Desde maio de 2016, é aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e filiada à FAPEMIG. Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia, principalmente nos seguintes temas: sistemas de liberação de fármacos e nanopartículas poliméricas.

Caique Meira Ronqui

Possui Bacharelado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, faz mestrado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), sendo filiado à FAPESP. Tem interesse na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas.

Camila Angela Zanella
Aluna de doutorado no programa de pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiada ao CNPq. Atua nos temas: doença de Alzheimer, sinalização celular e modificação pós-traducional de proteínas.

Felipe Lima da Costa

Atualmente, é aluno do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é bolsista com financiamento da FAPEMA (Maranhão). Sua área de concentração é Construção Civil, com enfoque em Materiais. 

Geison Pires Mesquita
Doutorando pela Universidade Autónoma de Barcelona e filiado à FAPEMA (Maranhão). Atua no campo da biodiversidade e viabilidade da conservação em áreas neotropicais e recuperação de áreas degradadas, com ênfase na conservação da fauna e a sua relação com a sustentabilidade e os serviços ecossistêmicos.

Karolline Alves Viana
Aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (PPGO - UFG) e filiada à FAPEG. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sedação em odontopediatria, amnésia induzida por sedativos, comportamento infantil e ansiedade odontológica.

Laís Angélica de Paula Simino

Nutricionista e doutoranda em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA - UNICAMP) e filiada à FAPESP. Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva no Instituto de Biologia da UNICAMP. 

Leonardo Vinicius Monteiro de Assis
Doutorando no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e filiado à FAPESP. Sua pesquisa tem como foco a modulação dos genes de relógio, de reparo de DNA e de síntese de melanina pela radiação UVA em melanócitos.

Lívia Sperandio Caetano
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é integrante do programa de pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas da Universidade Vila Velha (UVV) com o tema “Efeitos do chumbo associados à elevação do CO2 em cavalo marinho (Hippocampus reidi)” e filiada à FAPES.

Lucas Oliveira Gomes

Atualmente, cursa doutorado em Química na Universidade Federal de Goiás (UFG) e filiado à FAPEG, atuando no melhoramento do processo de extração e separação de antioxidantes do resíduo da indústria de atomatados, bem como em uma solução ao resíduo final após a extração. 

Mirian Ayumi Kurauti

É aluna de doutorado em Biologia Funcional e Molecular (área de fisiologia) no Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e filiada à FAPESP, sob orientação do Professor Doutor Antonio Carlos Boschero.

Pamela de Oliveira Pena

Aluna de mestrado na Universidade de São Paulo (USP), atuando nos seguintes temas: microbiologia aplicada, clonagem, expressão e purificação de proteínas recombinantes e biologia estrutural, sendo filiada à FAPESP.

Paula Maria Moreira Martins
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e, atualmente, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e filiada à FAPESP. Tem experiência em biologia molecular e microbiologia. Trabalha com sistemas toxina-antitoxina em Xanthomonas citri subsp. citri

Rafael Barros Pereira Pinheiro
Doutorando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e filiado ao CNPq. Em seu projeto de doutorado, estuda a ecologia e evolução de interações ecológicas, sobretudo interações de parasitismo e mutualismo. 

Raquel Caserta
No momento, desenvolve seu pós-doutoramento no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), filiada ao CNPq, com transformação genética de citros visando resistência contra Xylella fastidiosa. Tem experiência na área de Genética Molecular e de Microorganismos, e Tranformação de Plantas.

Rebeka Tomasin
Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e filiada ao CNPq. Possui experiência nas áreas de Fisiologia Experimental do Câncer e Metástase, com ênfase em modelos murinos de câncer de mama triplo negativo, RNA de interferência, screens in vivo e in vitro para identificação de genes reguladores de metástase, caquexia associada ao câncer, apoptose e proliferação celular. 

Renata Belisário
Mestranda em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), filiada ao CNPq, e vice-coordenadora científica no Grupo de Estudos Avançados em Fitopatologia (GEAFIP). 

Renata Callegari Ferrari
Foi bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras na University of Manchester, na Inglaterra. Durante esse período, realizou estágio no laboratório de Martin Humphries (Humphries Lab - Faculty of Life Sciences/University of Manchester). Atualmente, é doutoranda do Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal (IB) da Universidade de São Paulo (USP), sendo filiada à FAPESP.

Sara Malvar Mauá
Graduada pela Universidade de Brasília (UnB) em Engenharia Elétrica com ênfase em controle e análise dinâmica não linear. Possui mestrado em Ciências Mecânicas também pela UnB, na área de mecânica dos fluidos. Atualmente, é doutoranda em um programa de cotutela com a University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, e a Universidade de São Paulo (USP), sendo filiada à FAPESP.