Foto de duas pessoas caminhando do lado de fora de uma greenhouse em uma fazenda.

O British Council e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam chamada do programa Institutional Links com a utilização de recursos do Newton Fund em projetos de cooperação com o Brasil. Podem se candidatar a esta chamada pesquisadores de todo o Brasil que sejam proponentes de um sítio de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) junto ao CNPq.

Chamada encerrada

O prazo para apresentar propostas para esta chamada encerrou-se em 19 de setembro de 2016.

Propostas Selecionadas 

Título da Proposta

Proponente Reino Unido

Proponente Brasil

Amazon Resilience at the Forest Transition (AM-TRAN)

Oliver Phillips, University of Leeds

Beatriz Marimon, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT  

Advancing equity in Brazilian protected area management

Stephen M. Redpath, University of Aberdeen

Marcelo Tabarelli, Universidade Federal de Pernambuco

O que é o programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração

O programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação do CNPq que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

O PELD lança chamadas públicas regularmente, com o apoio de instituições parceiras. Em 2016, será lançada a chamada CNPq/Capes/FAPs/British Council/Fundo Newton Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD, no âmbito da qual estabelece-se esta parceria com o British Council – Fundo Newton.

O que é o Institutional Links

O programa Institutional Links, operado pelo British Council, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas por um período de até dois anos. O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).

Esta chamada visa incentivar parcerias entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior e/ou pesquisa dentro do tema de ecologia de ecossistemas e a geração de capacidades e metodologias para gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Orientações para candidatura

Esta chamada pública tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos, plataformas e redes para fortalecer capacidades e o trabalho com a sociedade no âmbito de pesquisas ecológicas e de ecossistemas.

Os pesquisadores do Brasil que desejarem desenvolver projetos em colaboração com pesquisadores de instituições sediadas no Reino Unido, no âmbito do PELD, deverão apresentar as informações relativas a esta parceria na chamada CNPq/Capes/FAPs/British Council/Fundo Newton - Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD no site do CNPq. Por sua vez, o pesquisador do Reino Unido, em parceria com o pesquisador do Brasil, deverá submeter a mesma proposta diretamente à chamada Institutional Links/British Council no site global do British Council.

Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão.

Importante: somente propostas aprovadas na chamada PELD 2016 do CNPq que tenham aplicado para o componente Fundo Newton serão avaliadas pela equipe científica do British Council no Reino Unido, no âmbito da chamada Institutional Links. 

Esta chamada financiará até seis propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento mínimo de £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e máximo de até £ 70.000 (setenta mil libras esterlinas). As propostas devem atender ao menos uma das áreas de interesse descritas no item Elaboração de Propostas.    

O período para apresentação de propostas é de 11 de julho a 19 de setembro de 2016, até às 14 horas UK Time (10 horas no horário de Brasília).

INSTITUIÇÕES e PESQUISADORES ELEGÍVEIS 

O proponente brasileiro responsável pela apresentação da proposta deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:

a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;

b) possuir o título de Doutor;

c) ser proponente de um Sítio PELD;

d) ter vínculo celetista ou estatutário com uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq;

e) possuir experiência prévia como coordenador de projetos de pesquisa.

É obrigatório que os membros da equipe tenham seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes (essa exigência não se aplica a pesquisadores estrangeiros residentes fora do Brasil).

Os proponentes britânicos, responsáveis pela apresentação da proposta no Reino Unido, devem ser pesquisadores seniores de instituições de ensino superior ou organizações de pesquisa sem fins lucrativos ou Catapult Centres, demonstrando também a relevância de seu trabalho nos temas do escopo desta chamada. 

Elaboração de propostas

Esta chamada pública tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos, plataformas e redes para fortalecer capacidades e o trabalho com a sociedade no âmbito de pesquisas ecológicas e de ecossistemas.

Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e outro proponente do Reino Unido, e ser submetida conjuntamente no site global do British Council e no site do CNPq (o componente Fundo Newton deverá ser mencionado na apresentação de propostas da chamada PELD).

Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão. Pesquisadores líderes são encorajados a incluir em suas propostas parceiros associados afiliados a outros estabelecimentos de pesquisa ou ensino superior e centros de transferência de tecnologia (technology transfer offices)

AREAS DE INTERESSE

Os projetos a serem desenvolvidos deverão ser aderentes a pelo menos uma das seguintes áreas de interesse: 

  • Impactos sociais e ambientais das mudanças climáticas
  • Perda, fragmentação e degradação de ambientes naturais
  • Capacitação, resiliência e engajamento comunitário
  • Gestão ambiental, manejo e preservação de ecossistemas
  • Capacitação e resiliência de comunidades locais
  • Migração rural e urbana
  • Sistemas de avaliação de alterações sociais/espaciais/urbanoclimáticas
  • Sistemas de avaliação e medidores de impacto social/ambiental
  • Economia verde/sustentável e biodiversidade
  • Segurança alimentar  

PRODUTOS ESPERADOS

  • Metodologias, tecnologias e protocolos para engajamento da comunidade e gestão ambiental.
  • Publicações acadêmicas e conteúdo digital
  • Plataformas de conhecimento aberto
  • Workshops científicos
  • Redes académicas e comunitárias
  • Outras inovações e tecnologias sociais

Os projetos deverão gerar os produtos esperados no prazo entre 18 e 24 meses. 

Orçamento disponibilizado

O valor disponível para o financiamento de cada proposta é entre £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e £70.000 (setenta mil libras esterlinas). Os recursos serão desembolsados pelo Fundo Newton ao proponente britânico.

ITENS FINANCIÁVEIS

  • Passagens Internacionais;
  • Passagens domésticas;
  • Transporte local;
  • Custos com acomodação e alimentação de participantes;
  • Custos administrativos;
  • Custos com eventos;
  • Horas técnicas.

Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido

A International Unit ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para encontrar um parceiro britânico, preencha o formulário no site da International Unit (em inglês) e seu anúncio ficará disponível para a comunidade acadêmica do Reino Unido.

Em caso de dúvidas, escreva para newton@international.ac.uk indicando o assunto “Institutional Links – Brazil July call".

Como se candidatar

Chamada encerrada

Cada proposta deve ter um proponente brasileiro (proponente de um sítio PELD) e outro proponente do Reino Unido. A proposta deve ser submetida conjuntamente em duas partes: no site global do British Council; e no site do CNPq – Chamada PELD 2016 – especificando o componente Fundo Newton British Council no Modelo Estruturado (Anexo I – disponibilizado no site do CNPq).

Somente propostas aprovadas na Chamada PELD 2016 que tenham aplicado para o componente Fundo Newton serão avaliadas pela equipe científica do British Council no Reino Unido, no âmbito desta chamada (Institutional Links British Council).

Dúvidas

Assista ao vídeo da sessão informativa com os principais pontos dessa chamada. 

Na área de downloads (abaixo) também é possível baixar um documento elaborado pelo CNPq com perguntas frequentes sobre as chamadas PELD.

Para dúvidas em relação ao formulário e à chamada global, entre em contato (em inglês) pelo email UK-InstitutionalLinks@britishcouncil.org

Em caso de dúvidas quanto à elegibilidade de sua organização, entre em contato pelo email newton@britishcouncil.org.br