O Festival Outros Nativos chega à sua 5ª edição celebrando a música independente e a potência criativa das periferias amazônicas durante a COP 30. O movimento é uma plataforma de expressão artística, formação cidadã e valorização da diversidade cultural dos bairros populares locais. Ele conta com o apoio do programa Cultura Circular 2025 do British Council.
Com a missão de realizar uma verdadeira transformação social por meio da arte, o Festival abre inscrições para duas seleções: a Mostra Alternativa Pará, para artistas residentes no estado do Pará há pelo menos quatro anos; e a Residência Artística Regional, para selecionar um único artista da Região Norte, que participará do Festival e das oficinas preparatórias. Depois de um processo seletivo com votações online, a grande final das competições acontece nos dias 15 e 16 de novembro.
Pela primeira vez, o encontro sai de uma programação comunitária realizada em praças do território onde atua, para um teatro no centro da cidade. Durante a semana do festival, o público pode participar de oficinas de danças típicas paraenses no Teatro Gasômetro. Abrindo as portas para novos artistas, o festival contempla estilos variados, como carimbó, rap, tecnobrega, rock alternativo, reggae, pop, trap e funk, refletindo a riqueza do mosaico cultural amazônico contemporâneo.
Além dos músicos selecionados pela chamada pública, também traz convidados, como Gregg Kofi Brown, um dos maiores representantes da música pop afro-americana residente na Inglaterra. Fartura Flame, MC Believe, Thais Badu e Blacklist Crew são outros nomes confirmados.
O evento também conta com oficinas de formação nas áreas de produção musical, gestão de carreira, mídias digitais, direitos autorais e cidadania. O foco é em jovens e coletivos locais. Indo além da música, o festival promove, ainda, uma feira comunitária e criativa, com exposição de empreendedores locais, gastronomia, moda, artesanato, literatura e serviços comunitários.
Parceiros
- Extreme Hangout
- Regenera Projet
- Secretaria de Estado de Cultura do Pará