Em outubro e novembro, estudantes de Ensino Médio do Centro de Ensino Ignácio Azevedo do Amaral (escola pública) e do Colégio Notre Dame Ipanema (escola particular), no Rio de Janeiro, participaram de oficinas conduzidas pela artista brasileira Marcela Cantuária, dentro do programa The Gallery: Learning & Participation.
Ao longo de encontros criativos, os alunos exploraram o entorno, criaram mapas afetivos e sonoros e vivenciaram a prática de ateliê da artista. Juntos, produziram murais coletivos, cartazes poéticos e plantios simbólicos – obras que refletem temas de convivência, interdependência e cuidado com o planeta.
As oficinas se desenvolveram em seis etapas, cada uma com um foco específico:
-
O Ateliê como Floresta – observação sensorial e colagem-pintura
-
Território e Memória – conexão de lembranças pessoais à paisagem por meio de mapas afetivos
-
As Vozes da Terra – transformar escutas em imagens visuais
-
Corpo e Comunidade – mural coletivo
-
Imaginando Futuros – cartazes poéticos para o espaço público
-
Ritual da Terra (Encerramento) – plantio simbólico e celebração do processo criativo
Reconhecida por sua prática artística engajada com questões sociais e ambientais, Marcela conduziu os estudantes a perceberem a arte não apenas como espaço de imaginação, mas também como ferramenta de transformação.
“O que mais me impressionou foi a aderência dos alunos aos temas da emergência climática. Para além da criatividade, houve seriedade ao tratar de racismo ambiental, justiça climática e do papel da arte como ferramenta de conscientização. A arte não muda o mundo. Muda as pessoas, e pessoas mudam o mundo, como diz a famosa frase de Herbert Marcuse”, observou Marcela Cantuária.
Esse processo colaborativo realizado no Brasil terá continuidade em Londres, onde estudantes do Greig City Academy e do St. Saviour’s and St. Olave’s School participarão de oficinas conduzidas pela artista britânica Annie Frost Nicholson, em dezembro e janeiro. As obras resultantes serão apresentadas em março na OOH Media, tanto no Rio de Janeiro quanto em Londres, ampliando o diálogo entre escolas, culturas e perspectivas sobre as mudanças climáticas que faz parte da The Gallery Temporada 5, da Artichoke Trust.