O maior festival de cultura negra do mundo chega a Salvador no início de novembro, trazendo shows de grandes nomes da música nacional, como Péricles, BaianaSystem e Liniker, além de artistas internacionais como Tems e Coco Jones.
Mais do que um festival, Afropunk é considerada uma plataforma global que celebra a cultura, criatividade e resistência negra. Neste ano, o movimento completa 21 anos de história, período no qual se espalhou por diversas partes do mundo, saindo dos Estados Unidos e chegando a Paris, Joanesburgo, Londres, Atlanta e Salvador.
Além de música, o Afropunk é marcado também por arte, moda, debates, cinema, intervenções urbanas e ações sociais, sempre visando fortalecer a cultura negra. Com opções de ingressos a preços populares, um dos intuitos do festival é aproximar comunidades periféricas do evento.
Outra tradição do Afropunk é o famoso #BLACKCARPET, onde o público celebra sua identidade, estilo e multiplicidade.
No line-up desta edição, é possível encontrar artistas de ritmos variados, desde nomes consagrados até novas vozes da música negra. A programação completa pode ser conferida neste link, onde também é possível adquirir ingressos.
O Afropunk é apoiado pelo Cultura Circular 2025, programa do British Council que tem o objetivo de implementar práticas sustentáveis, conectar artistas britânicos e brasileiros através de residências artísticas e fornecer mentoria para reduzir o impacto ambiental e promover o intercâmbio cultural.