jovem, com certificação de ingles IELTS, sorrindo e apontando para um quadro-negro

O mercado de trabalho é um ambiente que está em constante mudança. Estar à frente de seus concorrentes, em uma colocação que te valorize e te dê maiores chances no mercado de trabalho é o desejo da maioria dos trabalhadores. É complicado saber quais são as alterações e o que cada área requer especificamente, porém, existem algumas coisas capazes de alavancar o currículo de qualquer pessoa.

Ter conhecimento em uma língua estrangeira aumenta as chances de uma pessoa ser contratada em uma empresa multinacional, por exemplo. O inglês, falado em mais de 80 países pelo mundo sendo catorze deles como língua nativa oficial, segue como o mais requisitado entre os idiomas. É por isso que fazer uma prova de proficiência em inglês pode abrir muitas portas para você.

A importância de uma certificação em inglês para o mercado de trabalho

O processo de aprendizagem do inglês tem inúmeras vantagens no mercado de trabalho:

  • A começar pelo crescimento pessoal em aprender um idioma diferente do nosso.Esse processo é importante para conhecermos nossos próprios limites e o que podemos alcançar quando temos foco.
  • Faz com que a preparação para o mercado de trabalho seja ainda mais assertiva.
  • Desenvolver a rapidez do raciocínio e despertar a curiosidade em conhecer diversas culturas diferentes da sua.
  • A procura por profissionais fluentes em inglês no mercado de trabalho é constante, e investir neste idioma e fazer uma prova de proficiencia em inglês pode ser o seu grande diferencial.
  • Desde o seu próprio crescimento até o mundo de possibilidades que você poderá construir por meio do inglês no mercado de trabalho.
  • Especialmente em momentos de crise econômica, o ramo da educação mantém-se forte por ser o caminho para o sucesso.
  • Uma vez que você tem acesso à informação e a caminhos pavimentados pela educação, sua caminhada torna-se cada vez mais conveniente.
  • Uma carreira baseada em aprendizado e superação de si mesmo, ainda que seja em meio a crises é uma característica distinta para o mercado de trabalho.

A exigência de uma certificação em inglês já é uma realidade em muitas empresas e, manter-se competitivo no mundo corporativo é bem importante especialmente para quem busca novas oportunidades.

Conheça a prova de proficiencia em inglês mais aceito do mundo: IELTS

Saber comunicar-se em inglês não é o suficiente para quem almeja um cargo que tem ligação direta com o idioma. Muito mais importante do que ter um nível de comunicação informal, é o profissional ser capaz de contextualizar a língua nos mais variados contextos. Ler manuais, instruções, participar ativamente de reuniões e ter plena consciência do que está fazendo é um ponto bastante relevante para o mercado de trabalho.

Vantagens de ter uma prova de proficiência em inglês ao se candidatar a um emprego

✔ Oportunidades excelentes no mercado de trabalho

As melhores vagas e oportunidades no mundo corporativo procuram profissionais que tenham facilidade na comunicação em inglês. E é por este motivo que existe uma valorização bastante visível dos candidatos que são fluentes no idioma. Tudo isso abre portas para o crescimento dentro da empresa ou até em novas oportunidades em outras organizações.

✔ Ampliação de sua rede de contatos profissionais

O networking é extremamente importante para o desenvolvimento profissional e, saber falar inglês no mercado de trabalho aumenta as chances que a pessoa tem de conhecer profissionais dos mais diversos locais do mundo. Dessa maneira, é possível aumentar a rede de contatos e gerar ainda mais oportunidades de emprego com isso. Afinal de contas ter contatos no mercado de trabalho é estar sempre visível.

✔ Aumento das possibilidades de trabalho no exterior

Com a globalização, as possibilidades de trabalhar em empresas no exterior ou até de fazer uma viagem a negócios são muito maiores. Por causa disso, é essencial estar preparado para se comunicar e saber superar desafios em outros países. Ter a capacidade de manter-se em outro país é um grande diferencial no mercado de trabalho atual. Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Malta, Índia e muitos outros locais podem ser o novo destino de quem fala inglês.

Veja os países e organizações que aceitam IELTS em todo o mundo

✔ Facilidades do cotidiano de trabalho

Já se sabe que o inglês faz parte de nossa rotina assim como também está cada vez mais presente no ambiente de trabalho. Por isso, quanto mais cedo for o contato com o idioma, mais preparado você estará para o mercado de trabalho.

✔ Maiores oportunidades de aprendizado

É muito comum encontrarmos conteúdos somente em inglês sobre determinado assunto, o que torna o idioma indispensável para que o profissional tenha diferentes possibilidades de crescimento e aprendizado. Caso você escolha seguir uma carreira acadêmica, precisa levar em conta que teses e dissertações geralmente também são publicadas em inglês.

Então, saber inglês pode sempre abrir portas e facilitar muitas coisas em sua vida.

✔ Profissionais com inglês fluente são mais valorizados

Sabemos que ser valorizado financeiramente é um dos maiores objetivos dos profissionais.

De acordo com a 57ª Pesquisa Salarial da Catho, uma pessoa no cargo de analista com inglês fluente recebe 40% a mais do que alguém que só conhece os conceitos básicos, em média. Já na gerência, a valorização chega a 70%.

Dicas para uma boa entrevista

1. Seja sempre você mesmo, as outras pessoas já existem é uma frase bastante real e deve ser levada a sério. Quando você entende quem você é e o que você tem a oferecer para determinada empresa sua confiança aumenta e você consegue se expressar melhor durante a entrevista.

2. Conheça a seguir algumas das principais questões em uma entrevista em inglês e prepare-se para responder cada uma delas:

  • Tell me about you.
  • Why did you apply for this job?
  • Why do you want to find a new job?  
  • Why should we hire you?
  • What are your salary expectations?
  • What are your weaknesses?
  • What are your strengths?
  • What are X of your best accomplishments?  
  • Tell me about your educational background
  • Why do you think you’re suited for this position?  

3. Relacionar suas experiências pessoais com áreas profissionais. Quando for questionado, por exemplo, sobre suas maiores realizações é importante que estes feitos tenham alguma relação à área a qual está se candidatando. Isto é, não tem porque você falar de uma experiência relacionada à arte se a vaga é para medicina. Lembre-se e prepare exemplos concretos em que você superou um problema, algo que os entrevistadores sempre querem ouvir.

4. Quanto menos você falar, menos chance terá de ser avaliado e isso não é bom. Em casos assim, o entrevistador pode ter a impressão de que você não sabe inglês o suficiente ou ainda ele não terá parâmetros para avaliar o seu nível de domínio da língua.E, ainda pior do que isso, ele não conseguirá saber se você tem o conhecimento e as competências necessárias para executar as atividades referentes àquele cargo e se destacar no mercado de trabalho. Então, não tenha medo! Fale abertamente tudo o que você treinou durante a entrevista.

5. Dê respostas completas ao recrutador, que estejam bem elaboradas e sejam capazes de mostrar todo o seu conhecimento em relação ao assunto abordado.

Outros recursos

Contar com cursos específicos e uma certificação internacional de língua inglesa podem ser o grande início de uma carreira internacional duradoura.

► Curso grátis: Inglês para o mercado de trabalho

O British Council conta com o curso English for the Workplace, disponível gratuitamente com duração de quatro semanas para te auxiliar no mercado de trabalho. O curso é 100% on-line e é focado em pessoas que estão aprendendo o idioma e querem desenvolver as habilidades em inglês para o mercado de trabalho.

► Material de preparação para a prova de inglês IELTS

O IELTS é uma certificação em inglês aceita por mais de 10.000 organizações em todo o mundo. O British Council oferece materiais oficiais para praticar online.