Mitos e verdades sobre a certificação internacional IELTS para você ter um resultado excelente e alcançar seus objetivos
©

Foto criada por katemangostar - br.freepik.com

IELTS: No momento em que você decide buscar uma certificação internacional de inglês, é normal encontrar diversos comentários sobre os testes.

Algumas dessas afirmações - sejam verdades ou mitos - podem acabar deixando você inseguro e até mesmo fazê-lo pensar em desistir de ir atrás de um exame de proficiência. 

Neste artigo, iremos te contar os maiores mitos que rondam a Internet sobre certificações de inglês e as verdades que podem tranquilizá-lo de forma eficaz.

Continue lendo para descobrir os mitos e verdades que você precisa saber antes de prestar o IELTS.

O IELTS avalia apenas o inglês britânico e não o inglês americano?

Alerta! Este é um grande mito!

Em qualquer certificação internacional, o que é levado em consideração é o seu conhecimento da língua inglesa e o seu preparo para realizar a prova. Basta estar descansado, ter estudado o formato das questões e estar confiante dos seus conhecimentos no idioma.

Sotaques e palavras com grafias diferentes entre o inglês americano e o britânico não te farão perder pontos na hora de realizar o IELTS. O mais importante é você demonstrar coerência em suas respostas, respeitando as regras gramaticais da língua inglesa, seja qual for a variação que você aprendeu.    

Dar um foco especial à gramática é uma ótima maneira de estudar e entender a língua de fato. Quando você tem domínio sobre a gramática de uma língua, todo o resto fica mais simples e fácil. 

No IELTS, você precisa demontrar que conhece os padrões internacionais da língua inglesa, então gírias, sotaque e pronúncias específicas de uma variação não são avaliados neste sentido. Sendo assim, você precisa estar confiante em seus conhecimentos técnicos de interpretação de texto, expressão oral e de aplicação do inglês para ter sucesso no exame. Mas, de forma alguma, precisa estudar uma ou outra variação específica do inglês para garantir que terá sucesso no teste.

O inglês é um idioma mundialmente usado e certamente terá diferenças entre um país e outro em que ele é a língua nativa. Por este motivo, não dá para exigir que você tenha domínio de um determinado tipo de inglês para conseguir a sua certificação.

Uma certificação internacional como o IELTS é cobrada em dólares?

Totalmente mito!

Não é porque é uma certificação internacional que você tem que pagar em moeda estrangeira. Se você está prestando o exame no Brasil, nada mais justo do que a moeda válida ser o real.

O British Council tem a tabela de valores disponível no site de acordo com a versão da prova que você pretende fazer.

Confira os valores e locais de prova do IELTS

No link acima, você consegue ainda ter acesso a várias informações importantes sobre antes e depois de agendar a avaliação. Sem contar as inúmeras indicações para se preparar muito bem a fim de obter um ótimo resultado.

A certificação do IELTS tem data de validade?

Esse é um mito que precisa ser desvendado e explicado!

Na verdade, o IELTS não tem uma data de validade especificada, ou seja, não tem uma data de expiração escrita no certificado que mostra a sua pontuação (o Test Report Form).

No entanto, a maioria das universidades e organizações que solicitam o IELTS como parte de seus processos seletivos exigem que o exame tenha sido feito em até dois anos. 

O prazo que o exame é aceito depende especificamente da instituição. Em alguns casos, esse prazo pode ser menor. E em situações como durante a pandemia, por exemplo, algumas universidades estão aceitando exames mais antigos. Por isso, consulte sempre a instituição de seu interesse sobre o prazo de aceitação do exame.

Basicamente, é preciso garantir o mesmo nível de compreensão e habilidades no idioma descrito na certificação. Ou seja, não é que o exame tenha um prazo de validade, é que o seu conhecimento pode mudar com o tempo.

Qualquer pessoa pode obter um certificado de proficiência, mesmo sem ser totalmente fluente em inglês?

Verdade!

Qualquer um pode realizar o exame IELTS para conseguir a certificação internacional, no entanto, é preciso ter certo domínio do idioma de acordo com a pontuação que você precisa para não ter de refazer o teste de inglês depois.

O IELTS não aprova nem reprova alguém, ele tem a função de avaliar o seu conhecimento do idioma - independentemente de você ter um nível avançado ou intermediário, por exemplo. As habilidades de comunicação oral, compreensão verbal, escrita e leitura são colocadas à prova nesta avaliação, então é preciso estar preparado.

Embora qualquer pessoa possa fazer um exame de proficiência, o mínimo requerido é que se tenha habilidades no idioma desejado, neste caso, o inglês. É como uma prova em qualquer outra instituição: primeiro você aprende, depois é avaliado de acordo com o que foi estudado. Afinal, não tem como testar algo que você nem sequer teve um contato prévio, não é mesmo?

Estar preparado para o que você precisa alcançar é o mínimo que você pode fazer para ter sucesso. Mas, obviamente, você não precisa estar matriculado em uma escola específica, ou ter estudado anos para ter acesso à avaliação. Qualquer pessoa com conhecimentos em inglês pode submeter-se ao exame de proficiência, independente se teve experiência prévia com escolas ou não.

Mesmo estando acostumados a dizer “não passei no IELTS”, os testes de proficiência não têm o objetivo de aprovar ou reprovar alguém. Eles são usados, na verdade, para mensurar o conhecimento que uma pessoa tem no inglês - o nível de inglês que ela consegue manter durante uma conversa, por exemplo.

As pontuações, tanto no IELTS, como em outros testes como o TOEFL, têm um intervalo que diz respeito a um nível de inglês. Não existe sequer uma nota mínima determinada para aprovação - o que você deve demonstrar é a pontuação mínima que o país, a universidade ou a empresa para a qual vai se candidatar exige.

Conheça a escala de pontuação do exame de inglês IELTS

Consulte as universidades e organizações que aceitam o IELTS

A certificação internacional vai além de uma nota, ela é responsável por identificar com quem você consegue manter uma conversa e que tipo de aulas você consegue acompanhar, por exemplo. Por isso, dizer que você passou ou deixou de passar não faz sentido em um exame de proficiência. A verdade é que um teste de inglês como o IELTS mede o quanto você está preparado para uma experiência nova com um idioma que não está acostumado a falar.

Serve para mostrar se você tem a chance de se sair bem em um ambiente que não é tão confortável para você. Principalmente por não estar usando seu idioma principal, uma situação de nervosismo pode atrapalhar e muito. Então, passar em um exame de proficiência não teria tanta serventia se ele só dissesse ‘sim' ou 'não’, por exemplo.

Basta saber inglês para ser bem sucedido em um teste de proficiência?

Outro mito - e vamos explicar o porquê!

Não é só estar com o inglês na ponta da língua - ou do lápis! - que vai fazer com que você se saia bem em uma certificação internacional. Depende bastante de você estar suficientemente preparado, ter estudado a prova e os tipos de questões que costumam ser cobradas e estar seguro de como executá-las da melhor forma para ter sucesso. 

O seu desempenho está diretamente ligado à prática que você tem treinado anteriormente, juntamente ao seu conhecimento da língua. As provas de proficiência possuem uma série de modelos de exercícios que se repetem em maior ou menor quantidade. Ao se preparar para o exame de inglês, você conseguirá identificar instantaneamente o que cada exercício pede e como realizá-lo.

Estudar a prova com antecedência, com simulados e exames anteriores, traz maior segurança na hora de fazer de fato. Mesmo porque, se você vai às escuras, sem imaginar como é a avaliação, pode se assustar e isso gerar um desespero desnecessário. Além disso, uma boa preparação para o teste de inglês te fará conhecer quais são as “pegadinhas” e truques mais habituais de cada prova. Você também pode cronometrar seus simulados a fim de treinar como administrar o tempo do exame da melhor maneira. 

Por último, estar bem preparado para o exame também requer que você treine vocabulário e macetes úteis para cada prova, seja a que vai avaliar sua compreensão oral, sua leitura, e assim por diante. 

Prepare-se para o IELTS com o British Council

Submeter-se a um teste de inglês pode ser desconfortável, porém, se você estiver preparado, conseguirá obter os resultados desejados com menos esforço. 

A dica aqui é: empenhe-se nos estudos para que na hora do exame você esteja tranquilo e seguro. Com certeza uma prova é mais bem realizada se você não está nervoso. É para isso que servem os simulados e a preparação prévia. 

Não importa o destino, qualquer teste de inglês pode me levar para o país que eu quero?

Cuidado com esse mito!

É extremamente importante saber qual é a melhor certificação para os seus objetivos e para o lugar que você pretende ir, uma vez que alguns países possuem requisitos específicos. São poucos os exames que, como o IELTS, são considerados testes seguros de língua inglesa (SELT – Secure English Language Test) para fins de estudo e imigração, por exemplo. E ainda existe o detalhe que algumas faculdades e cursos exigem provas específicas no processo de seleção.

Então, para evitar que você seja negativamente surpreendido: pesquise exatamente qual o melhor teste de inglês para você e suas metas. 

Outra observação importante é atentar-se à pontuação necessária para o seu propósito, pois a exigência pode mudar de um local para o outro. Compete a você estar atento e para conseguir a pontuação ideal no seu exame de inglês para alcançar os seus objetivos.

Para saber as pontuações e especificações do teste de língua inglesa para faculdades, você pode consultar os sites ou entrar em contato com a secretária ou o setor responsável. Para vistos, você geralmente consegue ter acesso a estas informações pelos sites dos governos de cada país. Já para empresas, geralmente consegue todas as informações com o RH, por exemplo. 

Toda a pesquisa é válida para não te colocar em uma fria. Melhor partir com tudo certo do que ter de voltar por algum erro, mesmo que pequeno. 

Sem contar que certificações internacionais requerem um investimento. Sair se inscrevendo sem pensar em exames de inglês que não serão capazes de te dar o certificado que você realmente precisa não é algo sensato a se fazer.

Falando em investimento, vamos para o último item da nossa lista de mitos e verdades?

O valor de uma certificação internacional é muito alto?

Certamente você já deve ter ouvido essa pergunta, não é mesmo? Na verdade, quando você de fato procura os valores, entende que não é só o preço cobrado que conta, é como um custo-benefício.

Quando você se inscreve no IELTS com o British Council, você paga por uma certificação internacional que conta com uma equipe altamente especializada, segurança, resultados rápidos e tudo mais que envolve a prova. Além de a taxa de inscrição seguir uma tabela global, o IELTS é a certificação internacional de proficiência em inglês que pode te levar a vários lugares do mundo.

O British Council oferece a prova de inglês IELTS em vários locais do Brasil. Aqui você pode ter acesso a todas as informações sobre preços, datas disponíveis e lugares de prova para que você encontre o mais próximo a você:

Confira os preços e várias informações importantes sobre o IELTS

Quanto mais você entende o que está fazendo e pelo que está pagando, mais você percebe que, na verdade, as certificações internacionais deixam de ter preço e passam a ter valor. No fim das contas, você investe em uma experiência inesquecível, em um upgrade em seu currículo e até mesmo em uma mudança de vida.

Conheça algumas dúvidas e perguntas feitas por quem pretende prestar o IELTS

Depois de aprender os principais mitos e verdades sobre o IELTS, é hora de você saber quais são as perguntas mais frequentes que envolvem os testes de proficiência de língua inglesa e esclarecer todas as suas dúvidas.

Por sua fama e importância, você pode ter ouvido comentários que fizeram com que você se sentisse desconfortável e até mesmo inseguro de realizar um exame de inglês como o IELTS. Mas não se preocupe: explicamos abaixo tudo o que você precisa saber para fazer sua prova com tranquilidade e confiança!

Por que ter uma certificação internacional de inglês?
©

Foto criada por wayhomestudio - br.freepik.com

Qualquer tipo de IELTS é aceito pelas universidades e empresas?

Se existem tipos diferentes de um exame de proficiência, as características particulares de cada um devem ser consideradas, ou seja, você deve estar atento ao seu objetivo para escolher a certificação correta. Seja intercâmbio, contrato de trabalho, mudar de país, conseguir um visto, um emprego novo ou entrar na faculdade: cada um tem seus próprios requisitos. Por isso, é de suma importância escolher a versão certa do IELTS para os seus planos. 

Especialmente por te colocarem em diferentes situações de uso do idioma, você deve verificar qual a certificação de inglês mais adequada para o que você precisa. De nada valerá fazer o IELTS General Training se você quer estudar em uma universidade no exterior, pois essa certificação é para quem quer trabalhar ou ainda fazer cursos não ligados à área acadêmica. Para o Ensino Superior, o IELTS Academic provavelmente é a versão mais indicada. 

A comunicação dentro de um ambiente escolar é distinta do corporativo, por exemplo. Isto requer formas diferentes de avaliação para garantir que você esteja apto para o que se propõe. Diversificar as provas não é uma forma de dificultar sua vida, pelo contrário, facilita para que você saiba se está preparado ou não para aquela atividade. 

Estar em outro país já é, muitas vezes, desafiador. Não conseguir se comunicar devidamente pode ser desanimador e fazê-lo repensar seu sonho. E é exatamente por este motivo que existem as variações de exames de inglês, de acordo com o seu objetivo.

Como o IELTS avalia a gramática e o vocabulário?

A gramática e o vocabulário são como se fossem os guias de qualquer idioma. Mesmo que você não os encontre em destaque como um dos pontos avaliados na folha de resultados do seu exame de inglês, já que as quatro seções do IELTS são divididas em fala (Speaking), escrita (Writing), audição (Listening) e leitura (Reading), acredite: eles estão sendo considerados o tempo todo! 

O domínio da gramática e do vocabulário são fundamentais pra que você possa passar de um nível do idioma para o outro. Você tem de conhecer regras gramaticais para falar e escrever bem, assim como precisa delas para estruturar frases e não cometer muitos erros. Da mesma forma, um vocabulário amplo permite que você se comunique de forma mais precisa, coesa e coerente.

Apesar de a gramática e o vocabuláro não estarem descritos como partes destacadas da prova, eles estão presentes entre os critérios de avaliação de cada uma das quatro seções do IELTS.

Saiba mais sobre como esses aspectos são avaliados durante a prova com nossos vídeos preparatórios para o IELTS.

É preciso estar matriculado em um curso de inglês para fazer o IELTS?

Qualquer pessoa que precise ou queira legitimar seu conhecimento em língua inglesa pode inscrever-se e realizar o exame IELTS. 

Não importa se você estudou em uma escola de idiomas, se aprendeu na escola regular ou ainda jogando videogames. Para se inscrever no IELTS, você não precisa comprovar horas de estudo em inglês, nem ter concluído cursos prévios. Basta procurar um centro de aplicação de testes que esteja autorizado e seguir em frente.

O British Council, como um dos criadores do exame, é uma instituição certificada e autorizada a aplicar o IELTS, contando com examinadores treinados e preparados de acordo com todas as exigências globais do exame de inglês. 

Consulte nossas datas e locais de prova em todo o Brasil.

O IELTS é muito difícil?

A verdade é qualquer exame é difícil se você não estiver bem preparado e não souber como fazê-lo. 

Ou vai dizer que aquela avaliação de matemática no Ensino Médio foi super fácil sem você ao menos saber o que estava no papel? Ou ainda que aquela prova de química foi extremamente simples de resolver mesmo sem você ter aprendido as fórmulas? 

Suas chances de atingir a pontuação necessária no seu teste de inglês serão menores se você não estudar especificamente para a prova, mas isso não quer dizer que o IELTS é extremamente difícil. Muito pelo contrário: quer dizer que você precisa estar preparado o suficiente para ter um resultado satisfatório!

Tudo que é feito na vida tem uma resposta melhor se você souber como agir em meio àquela situação. O novo nos deixa desconfortáveis. Portanto, obviamente, antecipar-se para o que vem pela frente é uma habilidade que pode te levar a lugares incríveis. 

Para ajudar na sua preparação para o IELTS, conheça todos os recursos que o British Council oferece, de apps e simulados a vídeos com dicas e cursos on-line com nossos especialistas.

Por que ter uma certificação internacional de inglês? 

As certificações internacionais para comprovar o seu nível de inglês têm se tornado cada vez mais necessárias mesmo em empresas localizadas no Brasil. 

Se você trabalha em uma multinacional com sede ou clientes em outros países, provavelmente precisará de um exame de proficiência para provar que consegue comunicar-se com estas pessoas. 

Sem dúvidas, o seu sucesso pode ser aumentado com uma certificação internacional, independente da área de atuação. Seja em sua carreira profissional, acadêmica ou pessoal, comprovar que você sabe falar inglês pode trazer inúmeras oportunidades. Entender como um teste de proficiência pode mudar a sua vida para melhor é um ponto bastante importante para que você seja bem sucedido. 

Certamente, um teste de inglês capaz de validar os conhecimentos específicos de uma pessoa faz dela muito mais interessante e confiável. Afinal, é muito mais fácil confiar em um teste pensado em avaliar as qualidades que você precisa em um funcionário do que testá-lo você mesmo. Além de economizar tempo na hora da entrevista, por exemplo, garante que o conhecimento no idioma foi avaliado por um sistema válido e fidedigno, reconhecido mundialmente. 

O que compete ao certificado internacional é uma qualidade muito mais elevada. Especialmente por ser a língua mais usada no mundo da educação e dos negócios, o inglês é fundamental para uma posição de destaque. Embora esteja quase passando de diferencial a pré-requisito, já é eliminatório em determinados concursos e avaliações. 

Por este motivo, é fundamental dominar o idioma e ter um certificado que comprove este domínio pode ser essencial em sua trajetória. Com certeza, este é um investimento capaz de te dar maior prestígio, credibilidade e um ponto a mais em relação aos seus concorrentes. 

Por ser um atestado de suas habilidades de comunicação em um idioma usado internacionalmente, o IELTS pode ser um passo importante rumo ao seu sucesso. 

Certificação internacional: um diferencial em sua vida profissional, pessoal e acadêmica

A esta altura você já compreendeu a importância de obter uma certificação internacional de inglês se for viajar para outro país. Mas também percebeu que não é só fora do Brasil que um exame de proficiência pode ser importante: mostrar a todos o quanto você sabe de inglês é uma porta aberta para as maiores experiências que você pode imaginar, desde acadêmicas a profissionais e até mesmo pessoais. 

Certificados em si são a garantia de que você tem as habilidades necessárias que um cargo ou um curso requer. Se for de uma língua como o inglês, por exemplo, é capaz de te colocar à frente de muitas pessoas.

Uma certificação internacional prova o quanto você está preparado para uma interação em inglês, por isso é importante estar bem informado ao realizar seu exame. Conhecer a prova e as partes que a compõem é uma ótima tática para garantir que sua pontuação seja a mais alta possível. Além de fazer simulados e estudar provas anteriores como método de estudo, por exemplo.

Sem contar que, quando você está bem preparado, o nervosismo não insiste em visitá-lo durante a avaliação. Saber que as etapas do teste de inglês são diferentes e que cada uma exige uma habilidade específica no idioma é algo que pode te dar vantagem na hora de realizar a prova.

Lembre-se que o aprendizado de inglês exige frequência, porém quantidade não é o foco. Se você considerar seus pontos fracos e trabalhá-los, terá um desempenho superior. Estar preparado para um exame de proficiência em inglês não demanda horas de estudo ininterruptas, mas um plano de estudo capaz de preencher todos os espaços de aprendizado. Portanto, revisar diversos conteúdos pode ser mais eficiente do que manter-se focado em um tema específico.

Realizar seus sonhos por meio de uma certificação depende de dedicação, preparo e paciência. Afinal, nada que você realmente queira acontece da noite para o dia. É preciso buscar formas de alcançar seus maiores objetivos.

Contar com um exame de proficiência como aliado em sua carreira profissional é uma grande sacada, afinal, o inglês faz parte do mundo dos negócios. Ser parte dos que têm um ótimo nível de inglês te coloca à frente de seus concorrentes e abre grandes portas. Ter uma garantia de entendimento do idioma para comunicar-se em graus específicos faz com que você esteja entre os melhores. Demonstrando que você tem condições de acompanhar uma aula ou reunião, manter uma comunicação com os colegas, leitura de documentos e escrever trabalhos, por exemplo, com o nível de inglês que faculdades, universidades e empresas esperam dos candidatos que consideram.

É esse o diferencial que uma certificação internacional em inglês pode trazer a todas as áreas de sua vida: destacá-lo dentre todos os outros candidatos. 

Em um mundo globalizado e conectado, saber inglês é a chave para grandes conquistas. Os benefícios de uma certificação internacional que avalia o seu nível de conhecimento no idioma são inúmeros: seja para investir em uma nova carreira, ser promovido ou criar relacionamentos com pessoas de outros países, o inglês é o caminho para seus objetivos. Independentemente de quais sejam os seus anseios e objetivos, um teste que avalie os seus conhecimentos em inglês é a melhor alternativa para alcançá-los.

Nós, do British Council, estamos a postos para auxiliá-lo com sua certificação internacional desde o preparo até a execução. 

Venha fazer o seu IELTS com a gente!