Teste de proficiência em inglês: tempo de preparo

Teste de proficiência em inglês e mudança de país: a partir do momento que você decide emigrar, independentemente de sua motivação, precisa estar atento a certos detalhes. 

Preocupar-se às vésperas de sua viagem pode não ser o ideal para uma experiência tranquila e prazerosa.

Uma das coisas que você precisa saber, por exemplo, é de quanto tempo você precisa até estar preparado para realizar o teste de proficiência em inglês.

O que é o teste de proficiência em inglês?

Entender o que é o teste de proficiência em inglês é o primeiro passo em busca de seu objetivo de deixar o Brasil.

O ideal é que você tenha plena consciência de todas as partes que compõem essa prova de inglês, não só para ter confiança, mas também para manter-se tranquilo em relação a ele.

Saber qual o teste de proficiência em inglês você precisa é importante para guiá-lo em busca de seus objetivos, sejam eles quais forem.

Uma vez que as opções de exames de inglês são diversas, cada uma possui diferentes propósitos e benefícios e tem como intuito avaliar o conhecimento de formas diferentes.

É essencial entender a estrutura, o formato e os tipos de perguntas que você vai ver. Afinal, quanto mais preparado você estiver, melhor será o seu resultado.

Dito isso, vamos ao que interessa: o teste de proficiência é uma forma de comprovar o seu grau de fluência.

Ele é capaz de avaliar a sua capacidade de se comunicar no idioma por meio da escrita, fala, audição e leitura (Writing, Speaking, Listeing e Reading). As provas de inglês que avaliam essas características costumam oferecer uma pontuação tanto para as modalidades individuais, como uma média geral para a performance do candidato.

No entanto, é importante ressaltar que não existe uma média a ser atingida nesse tipo de teste de inglês. Não há reprovação ou aprovação. Por isso, a determinação das notas que você precisa obter para trabalhar ou estudar em uma determinada instituição, por exemplo, costuma ser feita pela própria instituição. 

Quando se trata do inglês, algumas das provas mais populares são o TOEFL, IELTS e Cambridge, no entanto, cada vez mais opções são aceitas pelas instituições. 

Por isso, compreender as especificidades da prova escolhida pode fazer toda a diferença no resultado.

Para que serve um teste de proficiência em inglês?

Os exames de proficiência são realizados por milhões de pessoas que não têm o inglês ou outros idiomas como língua nativa. 

Testes como TOEFL, TOEIC, IELTS e C2 Proficiency são alguns dos mais reconhecidos atualmente. Eles servem como porta de entrada para diversas universidades, além de funcionarem como um diferencial no mercado de trabalho.

Com o domínio do idioma comprovado, o processo de candidatura para programas de intercâmbio, mestrado, doutorado ou vagas de emprego no exterior fica facilitado, porque o primeiro passo já foi dado.

Os certificados de proficiência em inglês são emitidos por instituições de renome, garantindo a procedência do resultado e da avaliação do candidato.

O resultado das provas de inglês é muito relevante, no geral, mas é especialmente importante para a seleção de estudantes estrangeiros em universidades notáveis, e para profissionais que desejam concorrer a cargos em grandes empresas multinacionais.

Por este motivo, um certificado internacional de proficiência em inglês é visto como um diferencial competitivo e pode te ajudar a chegar ainda mais longe em suas metas e objetivos.

Qual teste de proficiência fazer?

O primeiro passo é decidir qual será o país escolhido como seu local de destino. 

Existem diversas opções de exames, voltados para cada idioma, e a escolha por um dos testes dependerá do seu objetivo ao realizar a prova. Se você sabe qual é a sua universidade desejada ou o emprego que você almeja, veja se eles definem algum tipo de teste específico.

No caso das universidades, as informações sobre os testes indicados podem ser conferidas nos sites das próprias instituições, assim como a nota mínima necessária para passar no processo seletivo. Vale notar também que, em geral, universidades de maior prestígio possuem uma exigência maior quanto à pontuação no exame. 

O nível de proficiência exigido também varia de acordo com o nível acadêmico. Um curso de verão, por exemplo, muito provavelmente não terá o mesmo padrão de exigência exigido para quem quer fazer um mestrado ou doutorado.

Qual teste de proficiência em inglês é mais fácil?

Os testes de inglês podem ser assustadores para muitas pessoas, mas, fique tranquilo, não há nada a temer! Com a preparação certa, você poderá alcançar a nota dos sonhos e conquistar todos os seus objetivos, independente do exame de inglês que você escolher.

Por serem exames de alto nível, que vão determinar seu futuro profissional e educacional ou até mesmo em que país você poderá receber um visto para emigrar, muita gente pode se sentir tentada a buscar rotas alternativas ou caminhos mais curtos.

Os testes são desenhados como resultado de muita pesquisa feita por alguns dos maiores especialistas em idiomas de todo o mundo. Eles não são feitos com pegadinhas ou truques, mas são elaborados de forma a refletir, de um modo honesto, como está seu nível de inglês.

O segredo para tornar qualquer teste de proficiência em inglês em algo fácil é se preparar bem, de acordo com o que a prova exige, entender o que se espera de você e estar pronto para enfrentar essa etapa de suas metas e objetivos.

Quando se está bem preparado, qualquer desafio pode ser enfrentado. 

Exames para obter o certificado de proficiência em inglês

  • International English Language Testing System — IELTS: um dos exames mais aceitos no mundo serve tanto para fins acadêmicos como profissionais. 
  • Test of English for International Communication (TOEIC): é o teste mais utilizado no mundo para fins profissionais. 
  • TOEFL: é o mais solicitado pelas universidades do Brasil e do exterior, seja para ingresso na graduação ou nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). 
  • Michigan (ECPE): utilizado especialmente nos Estados Unidos, é indicado para fins profissionais, especialmente para estrangeiros que estão pleiteando uma vaga nos Estados Unidos;
  • Cambridge English: Voltados principalmente para quem quer estudar no Reino Unido, os testes de proficiência em inglês medem diversos níveis de conhecimento de inglês. 

E quanto tempo leva para que você esteja preparado para o teste de proficiência em inglês?

Chegamos à pergunta que guia o nosso texto: afinal de contas, quanto tempo leva para se preparar para um teste de proficiência em inglês?

A resposta que temos é: depende!

O preparo para qualquer tipo de prova é algo muito relativo e que varia de pessoa para pessoa. Afinal de contas, cada um tem seu próprio ritmo pessoal de aprendizado, não é mesmo?

Se você já utiliza o idioma inglês com frequência e precisa apenas conhecer a estrutura da prova e como ela funciona, recomendamos que você comece a preparar para o teste de inglês pelo menos dois meses antes da prova. Se você não tem tanta familiaridade com o inglês, mas já estudou a língua de forma dedicada antes, nossa dica é começar a estudar para a prova pelo menos quatro meses antes.

Algumas pessoas que possuem mais dificuldade na língua inglesa podem iniciar a estudar para a prova de seis meses a um ano antes da realização do teste de proficiência e inglês!

A verdade é que não existe uma fórmula mágica a ser aplicada.

O importante, em qualquer que seja seu caso, é tentar conhecer seu teste de proficiência em inglês ao máximo. Pesquise, investigue e descubra os detalhes que são cobrados.

Ainda, algumas instituições que fazem esse tipo de exame de inglês fornecem simulados e testes de familiarização. 

Uma dica preciosa é utilizar esses recursos preparatórios logo quando você fechar sua inscrição no teste de proficiência em inglês. 

Assim, você já avalia sua performance desde o início e consegue saber se vai precisar estudar de forma mais dedicada e consistente ou se precisa apenas de uma breve revisão.

Como se preparar para o teste de proficiência em inglês?

Após descobrir mais informações sobre o exame de inglês que você precisará prestar de acordo com os seus objetivos, é hora de se preparar para fazer a prova!

Aqui vão algumas das nossas dicas para um preparo eficiente:

1. Treine bastante a escuta

Treinar bem seu ouvido para uma segunda língua pode ser extremamente desafiador. 

Dependendo do teste escolhido, você pode precisar entender e responder perguntas com base no idioma da prova. 

Se esse for o caso, você deve começar a praticar o mais rápido possível.

Ouvir livros em formato de áudio no idioma estudado pode ser uma ótima maneira de aperfeiçoar seu entendimento e treinar bem suas habilidades auditivas.  

Além deles, vídeos de música e filmes com legendas no idioma estudado também são ótimas opções de treinamento.

2. Não deixe a fala de lado

Falar pode ser a parte mais difícil em dominar outro idioma, principalmente se você não tem com quem praticar. 

Seu maior obstáculo aqui é a autoconfiança, porém, saiba que: quanto mais você for capaz de trabalhar em suas habilidades de pronúncia, melhor você vai se sair.

Para isto vale encontrar um grupo de estudo ou praticar por Skype, Whatsapp ou até mesmo Google Meet com um amigo que fala o idioma. 

Você pode até conversar com o seu animal de estimação ou ainda na frente do espelho! 

O que vale é falar, nem que seja sozinho.

3. Estude em grupo

Aprender uma língua é um processo muito dinâmico. Com esforço e trabalho dedicado, você com certeza pode aprender sozinho.

No entanto, destacamos que praticar um novo idioma com o auxílio de um professor ou mesmo em um grupo de estudos, que possibilite a troca com outras pessoas, pode facilitar demais o seu progresso de aprendizagem.

Além disso, estudar com o apoio de outros pode fazer uma grande diferença no resultado de seu teste de proficiência em inglês.

A maioria dos testes de inglês têm algumas opções de estudo e preparo on-line. 

Você pode encontrar também livros oficiais de preparação em muitas livrarias e sites. Eles vão te ajudar a compreender bem como funciona a prova e alavancar os seus resultados.

4. Exercite o seu tempo

Se preparar para um teste de proficiência em inglês não significa apenas aprender as regras da língua. 

Você também precisa estar preparado para responder a todas as perguntas na duração prevista da prova de inglês. 

Alguns testes têm um tempo mais curto do que outros, portanto, compreenda os requisitos do exame que vai realizar. 

Saber o tempo de duração da prova inglês e fazer simulados cronometrando seu tempo de resposta pode trazer uma confiança muito maior na hora da realização de seu exame de inglês.

5. Planeje-se com antecedência para escrever bem

A parte escrita vai ser extremamente importante na hora do seu teste de proficiência em inglês. 

Por este motivo, a eficaz é aquela que transmite bem a sua ideia. 

Sendo assim, praticar e analisar bastante sua forma de escrever, mesmo que seja apenas um parágrafo, é uma ótima maneira de se preparar.

E lembre-se sempre que quanto mais preparado, melhor será o resultado.

6. Fazer revisões do conteúdo antes da prova

Revisar as matérias antes da prova de inglês é importante para saber como está o seu conhecimento em cada área.

Afinal, o teste de proficiência em inglês não é apenas uma prova de múltipla escolha. 

Para medir o conhecimento sobre uma língua, é importante identificar como a pessoa compreende auditivamente a língua e como se expressa por meio da fala e da escrita.

Logo, perceber quais são os pontos que merecem mais atenção só te trará benefícios e segurança para o momento da prova. 

E, compreendendo melhor onde estão suas falhas, você poderá revisar a matéria com mais eficiência.

Mantenha em mente que estar preparado é sempre a melhor maneira de encarar um desafio como este!

Conheça as vantagens de um teste de proficiência em inglês 

O teste de proficiência em inglês é realizado no mundo todo para comprovar a aptidão do indivíduo na língua inglesa. 

Por ter essa importância mundial, a prova de proficiência deixa qualquer currículo mais forte, competitivo e passa mais credibilidade para o profissional.

A certificação traz muitos benefícios, pois é reconhecida internacionalmente e pode alavancar seu currículo e ampliar as possibilidades profissionais e acadêmicas.

Nesta parte do artigo, você conhecerá os benefícios de possuir uma certificação e quais são os exames mais conhecidos. Fique ligado!

Reconhecimento internacional

Desenvolvimento acadêmico

Os testes de proficiência são realizados por instituições que estudam o idioma a fundo e estabelecem padrões e níveis que precisam ser atingidos e que indicam qual o nível de fluência de cada indivíduo, dentro de quadros de classificação que são estabelecidos internacionalmente.

O seu certificado de inglês internacionalmente reconhecido serve para demonstrar que você sabe falar inglês no Brasil, mas também nos Estados Unidos, na Austrália, no Canadá... Basicamente, ao ter um certificado de proficiência em inglês, você terá seus conhecimentos na língua sendo internacionalmente reconhecidos.

Se o seu objetivo é seguir a carreira acadêmica, a certificação pode ser exigida quando você se inscrever para os programas de pós-graduação. 

As universidades, tanto no Brasil como no exterior, costumam pedir proficiência em inglês para ingresso no mestrado e doutorado, independentemente da área do conhecimento pretendida.

Os exames mais procurados com propósito acadêmico são o TOEFL, IELTS e os testes aplicados pela Universidade de Cambridge.

Maior aproveitamento do intercâmbio

Diferencial no mercado de trabalho 

Pessoas que desejam estudar em universidades fora do país também precisam provar os conhecimentos da língua inglesa.

Portanto, antes de procurar um exame de certificação, informe-se sobre as notas exigidas nas instituições desejadas por você e quais os testes são aceitos por elas.

Se você tiver um visto que permita que você trabalhe, uma certificação de proficiência em inglês pode tornar mais fácil conseguir um emprego, pois garante suas habilidades na língua nativa do país, assim: o seu intercâmbio vai render muito mais!

O teste de proficiência em inglês pode ser um diferencial nos processos de recrutamento. Especialmente em empresas multinacionais onde o trabalho é feito, em partes, em inglês. 

Ainda que a empresa não solicite oficialmente uma certificação de proficiência, já ter uma fará o seu currículo se destacar no processo seletivo.

Quais são os níveis de proficiência em inglês?

É bastante importante conhecer os níveis de um teste de proficiência em inglês, afinal, são eles os responsáveis por classificar a sua competência no idioma.

O Quadro Comum Europeu é um ranking padrão internacional que classifica os níveis de conhecimento em inglês nas diferentes gradações. 

Existem seis possibilidades diferentes. Você pode conferir abaixo quais são elas:

Nível A

Sua divisão é em: A1 - iniciante e A2 - básico. 

A pessoa que recebe esse certificado de proficiência em inglês comprova que compreende e usa expressões cotidianas que permitem a comunicação na rotina.

Nível B

O intermediário - B1 e o pós-intermediário - B2 indicam que o estudante tem um nível maior de conhecimento e compreensão. 

No primeiro caso, o aluno entende as questões principais de temas familiares e é capaz até de reproduzir discursos coerentes e simples sobre assuntos conhecidos por ele.

A pessoa que recebe o nível B2 já é mais independente. Capaz de compreender as ideias principais e complexas de textos, ainda que os assuntos sejam abstratos. 

Também entende discussões técnicas sobre sua área de especialidade. 

E consegue ainda se comunicar com falantes nativos sem grandes dificuldades.

Nível C

O C1 é o nível avançado e o C2 é o proficiente. 

São os níveis mais altos que alguém pode chegar e são solicitados para estudar ou trabalhar no exterior. 

No primeiro grau (C1), a pessoa compreende textos longos e exigentes, e é capaz de se comunicar de forma espontânea e fluente.

No último (C2), tem pleno domínio e compreende sem esforço tudo que ouve ou lê. 

Gostou de saber mais sobre quanto tempo leva para se preparar para um teste de proficiência em inglês? Também gostamos de te ajudar nessa caminhada até sua certificação internacional de inglês!

Se você escolher o teste de proficiência em inglês IELTS, o British Council está aqui para ajudar na sua jornada de preparação até a prova de inglês.

Temos simulados gratuitos, cursos on-line e muito mais para te ajudar a obter sua nota dos sonhos e alcançar todas as suas metas profissionais e educacionais!

Volte para o início

Veja também