Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes e a Fapesp, a quarta edição do FameLab no Brasil será realizada em 2020.

Envie seu vídeo para o FameLab Brasil

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2020 e devem ser realizadas exclusivamente por formulário online.

No formulário, além de seus dados pessoais, o candidato deve enviar o link para o seu vídeo de inscrição com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês. O vídeo deve atender aos seguintes critérios:

  • Duração máxima de seis (6) minutos, sendo no máximo três (3) minutos para cada versão. Vídeos com duração maior serão desclassificados.
  • Sem a utilização de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.
  • Sem música de fundo, edições ou efeitos especiais. A qualidade da gravação não será levada em conta na avaliação.
  • O vídeo não pode incluir outras pessoas além do próprio apresentador/candidato.

Quem pode participar

Podem se inscrever no FameLab Brasil pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM na sigla em inglês), com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em Português e Inglês que se enquadrem nos requisitos abaixo:

  • Brasileiros residindo no Brasil com mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;
  • Estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.

Não podem se inscrever pessoas com educação formal na área de Comunicação; e aqueles que trabalham e/ou participam ativamente em televisão, rádio ou canais de mídia social (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram) com mais de 100 mil (cem mil) seguidores/inscritos.

Verifique todos os critérios de eligibilidade no edital, disponível para download no final desta página.

Como disponibilizar o link do seu vídeo de inscrição

É obrigatório enviar o link para o seu vídeo junto com a inscrição. Caso o link não seja enviado, a inscrição não será concluída.

É possível fazer o upload do vídeo diretamente em plataformas online de vídeo ou de compartilhamento de arquivos como Vimeo, Youtube etc. Recomendamos o uso do Youtube.  

Como posso disponibilizar o vídeo no Youtube:

  1. Faça login no YouTube pelo seu computador.
  2. Clique em Enviar na parte superior da página.
  3. Antes de enviar, você pode escolher as configurações de privacidade do vídeo.
  4. Selecione o vídeo que você quer enviar do seu computador. Também é possível importar conteúdo do Google Fotos.
  5. Durante o envio, você pode editar as informações básicas e as configurações avançadas do vídeo. Além disso, decida se você quer enviar uma notificação aos inscritos. Se você desmarcar essa opção, nenhum aviso será enviado.
  6. O título do seu vídeo pode ter até 100 caracteres, e a descrição até 5 mil.
  7. Clique em Publicar para concluir o envio de um vídeo público para o YouTube. Se definir a configuração de privacidade como "Privado" ou "Não Listado", clique em Concluído para finalizar o envio ou em Compartilhar para compartilhar seu vídeo como privado.
  8. Se você não clicar em Publicar, seu vídeo não poderá ser visto por outras pessoas. Você poderá publicá-lo posteriormente em seu "Gerenciador de vídeos".
  9. Abra o seu vídeo e compartilhe conosco, no ato da inscrição, o link para o mesmo.

Critérios de avaliação

Comitês formados por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelo British Council e demais parceiros nesta competição selecionarão os candidatos em por meio de processo competitivo que avaliará em todas as etapas os seguintes critérios:

CONTEÚDO

O conteúdo das apresentações deve ser factualmente correto e cientificamente válido. Se houver controvérsia ou hipóteses diferentes acerca do tópico escolhido, estas devem ser contempladas na apresentação. 

O tópico deve ser adequado para uma audiência pública e diversificada e explicado de forma coerente.

A apresentação não deve exceder 3 minutos, portanto o tema escolhido deve ser compatível com o tempo definido, de modo que não se caracterize por um volume excessivo e desarmônico de informações.

O processo ou fenômeno explicado deve ser contemplado na apresentação de um modo simples, porém acurado e que demonstre ligação, relevância ou impacto no cotidiano/vida prática.

Caso o tópico científico seja amplamente conhecido, recomenda-se que a apresentação tenha um enfoque/ângulo inovador acerca do assunto.

CLAREZA

Um dos intuitos do FameLab é que o público geral possa ser capaz de transmitir o conhecimento adquirido com a apresentação para outras pessoas. Deste modo, clareza é crucial para a comunicação científica efetiva. A estrutura da apresentação deve ser precisa e coesa no contexto do tema relacionado, permitindo que a audiência e o comitê avaliador entendam não somente o processo ou fenômeno que está sendo explicado, mas também consigam identificar qual o objetivo central/tema da apresentação. 

Além disto, o vocabulário técnico empregado deve ser explicado de modo claro. Quando necessário, o(a) candidato(a) poderá fazer uso eficaz e limitado de materiais de apoio portáteis.

CARISMA

A apresentação deve cativar e inspirar a audiência e o comitê avaliador acerca do tópico escolhido. O(a) candidato(a) deve empregar a qualidade do carisma em sua explicação e deve ter a ser capaz de compartilhar não apenas o conteúdo científico, mas sua paixão pela ciência.

O(a) candidato(a) pode fazer uso de metáforas, exemplos e comparações, estimulando a imaginação da audiência com a finalidade de explicar o tópico. Ele ou ela também deve demonstrar fluência comunicativa, indicando confiança em sua fala/explanação e fazendo bom uso do espaço físico de sua apresentação. 

Próximas etapas do concurso

ANÚNCIO DOS SEMIFINALISTAS | 3 DE ABRIL DE 2020

Os candidatos semifinalistas serão anunciados neste site no dia 3 de abril de 2020. Os organizadores do FameLab entrarão em contato com os selecionados para mais informações sobre as etapas seguintes (presenciais) do concurso.

Masterclass dos semifinalistas I 4 e 5 de maio de 2020

Os semifinalistas serão treinados por especialista britânico em Comunicação Científica. Local a ser definido na cidade de São Paulo – SP.

Semifinal Nacional I 6 de maio de 2020

Apresentação dos semifinalistas, ao vivo e em português, perante comitê avaliador e convidados. A apresentação oral na Semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição anterior, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase. Local a ser definido, na cidade de São Paulo.

Masterclass dos finalistas I 7 de maio de 2020

Os 10 finalistas selecionados anteriormente participarão de uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional, a qual ocorrerá no dia seguinte à conclusão do Masterclass.

Final Nacional I 8 de maio de 2020

Apresentação dos 10 finalistas, ao vivo e em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo.

Final Internacional I Junho de 2020

O vencedor/A vencedora nacional representará o Brasil nas Finais Internacionais. As finais com apresentações em inglês serão realizadas no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.