Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes e a Fapesp, a quarta edição do FameLab no Brasil será realizada em 2020.

Próximas etapas do concurso

ANÚNCIO DOS SEMIFINALISTAS | 15 DE MAIO DE 2020

Veja os nomes dos semifinalistas do FameLab Brasil 2020.

Masterclass dos semifinalistas I DATA A CONFIRMAR

Os semifinalistas serão treinados por especialista britânico em Comunicação Científica. Local a ser definido na cidade de São Paulo – SP.

Semifinal Nacional I DATA A CONFIRMAR

Apresentação dos semifinalistas, ao vivo e em português, perante comitê avaliador e convidados. A apresentação oral na Semifinal tem de ser diferente da realizada na fase de inscrição anterior, embora o tópico possa ser o mesmo. Neste momento o comitê avaliador define os 10 participantes que seguem para a próxima fase. Local a ser definido, na cidade de São Paulo.

Masterclass dos finalistas I DATA A CONFIRMAR

Os 10 finalistas selecionados anteriormente participarão de uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Final Nacional, a qual ocorrerá no dia seguinte à conclusão do Masterclass.

Final Nacional I DATA A CONFIRMAR

Apresentação dos 10 finalistas, ao vivo e em português, perante o público e comitê avaliador. A apresentação oral na Final Nacional tem de ser diferente da realizada nas fases anteriores de inscrição e semifinal, embora o tópico possa ser o mesmo.

Final Internacional I DATA A CONFIRMAR

O vencedor/A vencedora nacional representará o Brasil nas Finais Internacionais. As finais com apresentações em inglês serão realizadas no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.