O British Council, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançaram, em 2 de abril de 2018, uma nova chamada do programa Researcher Connect com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. 

Esta chamada teve por finalidade selecionar instituições de Ensino Superior nos Estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais visando o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, sob o programa Researcher Connect, a serem realizados entre 6 de agosto de 2018 e 15 de março de 2019. Cada instituição poderá ser contemplada com um único curso por ano.

Conheça mais sobre os módulos oferecidos aqui.

*Mais informações disponíveis no edital e demais documentos para download ao final desta página.

 

Resultado final - anunciado em 13 de setembro de 2018

Veja abaixo as propostas selecionadas nesta chamada.  

Nome do Coordenador

Instituição

FAP

Fabiana Guimarães

Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE

FACEPE (PE)

José Veiga

UEA

FAPEAM (AM)

André Carlos Silva

UFG

FAPEG (GO)

Lorenço Costa

UEG

FAPEG (GO)

Beatriz Rodrigues

UFPI

FAPEPI (PI)

Juliana Kucht Campos

Universidade Vila Velha (UVV-ES)

FAPES (ES)

Luiz Carlos dos Santos

UFBA

FAPESB (BA)

Hamilton Varela de Albuquerque

USP

FAPESP (SP)

Roxane Piazza

Instituto Butantã

FAPESP (SP)

Camila Hofling

UFSCar

FAPESP (SP)

Mário Ogasavara

ESPM

FAPESP (SP)

Vitor Rafael Coluci

Unicamp

FAPESP (SP)

Henrique Rosário

UNISUL

FAPESC (SC)

Vanessa Marques

UNIFAL

FAPEMIG (MG)

Allan Kardec Filho

UFMA

FAPEMA (MA)

Silvana Marques de Araújo

UEM

Fundação Araucária (PR)

Vera Lucia Cristóvão

UEL

Fundação Araucária (PR)

Rodrigo Rached

PUC-PR

Fundação Araucária (PR)

Camila Tonezer

UFPR

Fundação Araucária (PR)

Luis Paulo Mascarenhas

UNICENTRO

Fundação Araucária (PR)

Jarem Garcia

UEPG

Fundação Araucária (PR)

Ana Flávia de Faria

Unitins

FAPT (TO)

Marise Suzuki

UNIRG

FAPT (TO)

Cláudia Rodrigues

UFPB

FAPESQ (PB)

Estados participantes

Esta chamada contempla os seguintes estados do Brasil:

  • Paraná (Fundação Araucária)
  • Pernambuco (FACEPE)
  • Piauí (FAPEPI)
  • Distrito Federal (FAPDF)
  • Goiás (FAPEG)
  • Amazonas (FAPEAM)
  • Alagoas (FAPEAL)
  • Minas Gerais (FAPEMIG)
  • Maranhão (FAPEMA)
  • Espírito Santo (FAPES)
  • Bahia (FAPESB)
  • Santa Catarina (FAPESC)
  • São Paulo (FAPESP)
  • Paraíba (FAPESQ)
  • Sergipe (FAPITEC)
  • Tocantins (FAPT)

Informações e requisitos para candidatura

O(a) proponente selecionado(a) será referido(a) como “coordenador(a) do curso”.

Os(as) coordenadores(as) do curso podem ser pesquisadores(as) em tempo integral ou professores(as) indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, chefes de departamentos ou de programas de pós graduação de uma instituição de ensino ou pesquisa, pública ou particular, filiada a uma das FAPs dos estados contemplados.

O(a) coordenador(a) de curso será o ponto de contato com o British Council para organização do workshop. Ele(a) também será responsável pelo processo seletivo dos participantes e pelo Monitoramento e Avaliação final do curso.

As propostas devem estar alinhadas ao critério ODA (Official Development Assistance), uma vez que todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OCDE para investimento tipo ODA. 

Mais informações no site global do Newton Fund.


Importante:
Candidaturas de Pernambuco / FACEPE

As propostas de instituições em Pernambuco devem ser também submetidas à Facepe através do formulário de solicitação de auxílio a projeto de pesquisa (modalidade APQ), disponível no sistema AgilFAP.

  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (http://agil.facepe.br/)
  • Escolher, na aba Formulários, o item “Bolsas e Auxílios”;
  • Indicar, na aba Auxílios, a modalidade “APQ – Projeto de Pesquisa”;
  • Selecionar, em Natureza da solicitação, a opção “Editais” e, em Editais vigentes, a opção “<nome do edital>l”.

Importante: Candidaturas de São Paulo / FAPESP

As propostas de instituições em São Paulo devem ser também submetidas à FAPESP. Instituições de São Paulo devem observar também as instruções disponíveis no site da FAPESP.  

Royal Society of Chemistry

A Royal Society of Chemistry, RSC, é uma organização/sociedade científica sem fins lucrativos, cujo interesse é a publicação de revistas e livros científicos, bem como apoio a profissionais atuando na área de química em todas as fases da sua carreira. A RSC envolve multiáreas relacionadas à Química. Entre as muitas atividades em todo o mundo, a RSC incentiva pesquisadores no desenvolvimento de colaborações duradouras que conduzam a publicações conjuntas e de maior impacto. 

Em parceria com o Newton Fund/British Council, a RSC desenvolve o programa ScienceConnect, que tem como objetivo desenvolver técnicas de aperfeiçoamento de escrita e de habilidades de apresentação, focado em comunicação científica, para as áreas de: Química, Física, Engenharias e Bioquímica.

Instituições que demonstrarem interesse no workshop ScienceConnect da RSC em sua candidatura, poderão ser contempladas com um dia adicional ao curso Researcher Connect, a ser ministrado por representantes internacionais da RSC. Participantes do workshop Researcher Connect elegíveis pelos critérios da RSC, terão prioridade na participação do ScienceConnect.

O coordenador do curso da instituição contemplada com o workshop ScienceConnect se compromete a fazer contato com o departamento de química de sua instituição para a divulgação, organização, e eventuais demandas dos representantes da RSC. 

Para conhecer melhor o trabalho da RSC nas Américas, clique aqui.

Perfil dos participantes

As chamadas para os participantes deverão ser abertas e divulgadas através dos canais de comunicação na instituição. Coordenadores são encorajados a identificar e empregar canais alternativos de comunicação para o sucesso do curso.

Pesquisadores recrutados para participar do curso deverão ser estudantes de PhD, post-doc ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação).

Participantes deverão demonstrar padrão nível B1 de proficiência na língua inglesa de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência (Anexo I); participantes que não demonstrarem este nível de proficiência não serão elegíveis a participar do curso.

Dado que alguns campos de pesquisa são dominados por um gênero específico, é requisito do curso que seja mantido o equilíbrio de gênero de modo a promover a diversidade e a assegurar que nenhum participante seja excluído de participar dos cursos por motivos étnicos, de gênero, crença religiosa, orientação sexual ou deficiência.

Prazo para entrega de propostas

A chamada esteve aberta até o dia 3 de Junho de 2018.

Dúvidas

Por favor, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br