A convocação para projetos de organizações da sociedade civil financiada pelo British Council já está encerrada. Siga nossas redes sociais para futuras oportunidades. 

Parabéns aos selecionados: Instituto Peabiru, Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável/COJOVEM, Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes/APACC e Laboratório da Cidade.

Em colaboração com o HSBC e a FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas), o British Council lançou a  chamada “Juventudes na liderança - Soluções locais para enfrentar as mudanças climáticas”, como parte do programa Climate Skills Brasil - Sementes para a Transição com a missão de fortalecer a educação climática no Pará. O programa tem como foco capacitar os jovens do Brasil a entender, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas.

Serão financiados projetos que abordem o protagonismo juvenil e a resolução de desafios locais relacionados às mudanças climáticas, promovendo iniciativas que impulsionem a inovação, a educação e o desenvolvimento sustentável no Pará. Serão selecionadas até 16 propostas, cada uma com orçamento máximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Se você é uma organização da sociedade civil, inscreva-se neste programa até 22 de janeiro e faça parte da mudança no Pará!

A convocatória para pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sediadas no Estado do Pará, financiada pela FAPESPA, será aberta no final de janeiro de 2024.

Quem pode se inscrever?

  1. Organizações da sociedade civil: tais como organizações não governamentais, instituições de pesquisa e ensino, aceleradoras/incubadoras. Os projetos devem estar alinhados com a estrutura das políticas setoriais voltadas para o tema das mudanças climáticas no estado do Pará, como a política estadual de mudanças climáticas e o plano estadual de bioeconomia, abordando os desafios climáticos específicos da região.  
  2. Pesquisadores de institutos federais e universidades do estado do Pará: os projetos financiados podem abranger pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, capacitação de professores e alunos e ações de transferência de tecnologia para a sociedade.   
  3. É necessário ter pelo menos 3 anos de experiência em projetos semelhantes.
  4. O núcleo das atividades do projeto deve ocorrer no estado do Pará.
  5. A experiência técnica/administrativa deve ser demonstrada por meio de um resumo das atividades relevantes.
  6. Pelo menos dois membros da sua equipe devem ser bilíngues (português e inglês).

Sua proposta deve abordar pelo menos um dos seguintes temas para ser elegível

  1. Juventude, patrimônio cultural e conhecimento genético: Reconhecer as práticas tradicionais, protegê-las e valorizá-las, integrando-as à política de desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões do estado do Pará.
  2. Juventude, cadeias de suprimentos e negócios sustentáveis: Valorizar os produtos da biodiversidade do território, agregando especificidades da região aos produtos locais por meio de certificações, proteção de cultivares, identificação geográfica, entre outros. Além disso, investir no estabelecimento de ambientes atrativos para cadeias produtivas e novos negócios da sociobiodiversidade.
  3. Juventude, Comunicação Científica e Mudanças Climáticas: avanço do conhecimento científico, tecnológico e inovador no monitoramento, avaliação e controle dos fatores inerentes às mudanças climáticas no estado do Pará, com destaque para a juventude local. Desenvolvimento de métodos, plataformas de comunicação de dados cientificamente validados sobre fatores e indicadores inerentes às mudanças climáticas, incluindo os jovens no processo de pesquisa. Desenvolvimento de habilidades para comunicação científica com a sociedade, resultados obtidos em ambientes.

Selecione a opção que se aplica a você:

 

Aplicação para organizações da sociedade civil:

Formulário de inscrição para organizações da sociedade civil

Os projetos desta categoria serão financiados pelo British Council e devem incluir os seguintes arquivos, compartilhando-os em um Google Drive ou Dropbox. NÃO utilizar o WeTransfer, pois esses links expiram. É importante esclarecer que os links devem ser públicos.

  • Curriculum vitae ou lattes das pessoas responsáveis pelo projeto, portfolio de projetos passados, relatórios de impacto e qualquer documento que possa comprovar experiência e expertise da organização.
  • Anexo II_Ficha de inscrição.
  • Anexo III_Plano de orçamento: Plano de orçamento detalhado.

Os anexos estão disponíveis para baixar no final desta página web.

Inscrições para pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sediadas no Estado do Pará:

Os projetos desta categoria serão financiados pela FAPESPA. Esta convocatória será aberta no final de janeiro de 2024 e devem ser aplicados através do site, no seguinte link:

Formulário de inscrição para pesquisadores vinculados à Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sediadas no Estado do Pará

Envie sua proposta para contribuir com mudanças positivas. Juntos, construiremos um futuro sustentável e resiliente!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco: ale.traslosheros@britishcouncil.org.

Atividades de aplicação para organizações da Sociedade Civil (financiadas pelo British Council) Datas
Prazo para esclarecimento de dúvidas pelas organizações candidatas 09 de janeiro de 2024
Prazo para a British Council/FAPESPA responder aos questionamentos das organizações 12 de janeiro de 2024
Prazo final para envio dos projetos 22 de janeiro de 2024
Avaliação dos projetos da British Council, HSBC e FAPESPA   23 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024
Divulgação do resultado preliminar 05 de fevereiro de 2024
Prazo de recursos  10 dias úteis
Resultado final 26 de fevereiro de 2024
Início dos projetos selecionados Março/abril de 2024

Veja também