O British Council, em parceria com o HSBC e a FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), lançou a segunda rodada da chamada “Juventudes na liderança - Soluções locais para enfrentar as mudanças climáticas”, como parte do programa Climate Skills Brasil - Sementes para a transição. Esta iniciativa tem a missão de fortalecer a educação climática no Pará, capacitando os jovens a entender, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas.

Serão financiados projetos propostos por organizações da sociedade civil e pesquisadores do Estado do Pará que abordem o protagonismo juvenil e a resolução de desafios locais relacionados às mudanças climáticas. O objetivo é promover iniciativas que impulsionem a inovação, a educação e o desenvolvimento sustentável no Pará. Serão selecionadas até 20 propostas, cada uma com um orçamento máximo de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Quem pode se inscrever?

  • Organizações da sociedade civil do Estado do Pará, como ONGs, aceleradoras e incubadoras que tenham ao menos 3 anos de experiência em projetos semelhantes.
  • Pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas no Estado do Pará, e organizações da sociedade civil da região.

Requisitos e temas elegíveis

Requisitos

  • O núcleo das atividades do projeto deve ocorrer no Estado do Pará.
  • Pelo menos dois membros da equipe devem ser bilíngues (português e inglês)

Sua proposta deve abordar pelo menos um dos seguintes temas:

1. Juventude, Patrimônio Cultural e Conhecimento Genético

  • Reconhecimento, proteção e valorização das práticas tradicionais, integrando-as à política de desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões do Estado do Pará, com salvaguardas socioambientais e garantias ao patrimônio genético associado ao conhecimento cultural e à biodiversidade.
  • Garantir direitos das populações locais, oferecendo alternativas sustentáveis de desenvolvimento, capacitações e integridade socioambiental. 

2. Juventude, Cadeias Produtivas e Negócios Sustentáveis

  • Valorização dos produtos da biodiversidade local, agregando especificidades da região aos produtos, através de certificações, proteção de cultivares, identificação geográfica, entre outras estratégias.
  • Investimento no estabelecimento de ambientes atrativos para investimentos nas cadeias produtivas e novos negócios da sociobiodiversidade, fortalecendo e verticalizando a produção com geração de desenvolvimento local, emprego e renda, e distribuição equitativa dos benefícios.

3. Juventude, Comunicação Científica e Mudanças Climáticas

  • Avanço do conhecimento científico, tecnológico e inovador no monitoramento, avaliação e controle de fatores inerentes às mudanças climáticas no Estado do Pará, com protagonismo da juventude paraense.
  • Desenvolvimento de meios, métodos e plataformas para comunicação de dados cientificamente validados sobre fatores e indicadores inerentes às mudanças climáticas, com inclusão de jovens no processo de pesquisa e desenvolvimento
  • Construção de competências para comunicação científica junto à sociedade, de resultados obtidos nos ambientes de pesquisa científica e com base em dados cientificamente validados.

Selecione a opção que se aplica a você:

 

Aplicação para organizações da sociedade civil:

Inscreva-se aqui

Os projetos desta categoria serão financiados pelo British Council e devem incluir os seguintes arquivos, compartilhando-os em um Google Drive ou Dropbox. NÃO utilizar o WeTransfer, pois esses links expiram. É importante esclarecer que os links devem ser públicos.

  • Curriculum vitae ou lattes das pessoas responsáveis pelo projeto, portfolio de projetos passados, relatórios de impacto e qualquer documento que possa comprovar experiência e expertise da organização.
  • Anexo II_Ficha de Inscrição
  • Anexo III_Plano de orçamento

Os anexos estão disponíveis para baixar no final desta página web.

Aplicação para pesquisadores::

Pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) sediadas no Estado do Pará devem realizar a inscrição do projeto através através do site da FAPESPA.

Inscreva-se aqui

Envie sua proposta para contribuir com mudanças positivas. Juntos, construiremos um futuro sustentável e resiliente!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco: ale.traslosheros@britishcouncil.org.

Atividades Datas/Períodos
Lançamento da chamada 14/06/02024 
Período para submissão de propostas 14/06/02024 à 31/07/2024
Divulgação do resultado preliminar 30/08/2024
Divulgação do Resultado Final 19/09/2024

Veja também