Exame Aptis para o exército brasileiro

O Exército Brasileiro requer a comprovação do nível de proficiência linguística em diversas situações, como a conclusão de Cursos de Formação de Oficiais e Praças, assim como a seleção de Militares de Carreira para missões no exterior, entre outras circunstâncias cruciais.

O exame Aptis do British Council é aceito pelo Exército como comprovação do nível de inglês. Consulte o anúncio do CidEx para obter mais informações.

Registre-se para obter mais informações!

O Aptis é um exame multinível (A1 a C, do quadro comum europeu de referência e IPL 1 a 4 do exército), digital (feito por computador), avalia de uma a quatro habilidades (leitura, compreensão oral, escrita e produção oral) e pode ser agendado em qualquer momento do ano. Os resultados do Aptis são emitidos em até 48h após o teste. 

Antes de fazer o exame Aptis, sugerimos que você se prepare primeiro com nosso material de estudo para que possa atingir suas metas. Lá você encontrará um modelo de exame para praticar e ter uma ideia melhor de como é o exame.

Em breve teremos centros de aplicaçáo do exame Aptis. Enquanto isso, preencha seus dados nesse formulário e avisaremos assim que tivermos um centro perto de você!

Conheça a estrutura do teste

O exame Aptis é modular e podem ser feitos de 2 a 5 módulos, à escolha do candidato, de acordo com as exigências da instituição reconhecedora. Por exemplo, a Escola de Sargento das Armas pedem apenas Leitura e Compreensão Oral, enquanto par os Cursos de Formação de Oficiais são necessárias as 4 habilidades.

Os 5 módulos são:

Central (Core) (duração máxima 25 min) 
Parte 1 Gramática
Parte 2 Vocabulario
Leitura (duração máxima 35 min)
Parte 1 Compreensão de Orações
Parte 2 Coesão do Texto
Parte 3 Compreensão de texto curto
Parte 4 Compreensão de texto longo
Compreensão Auditiva (duração máxima 40 min)
Parte 1 Reconhecimento de palavras e números
Parte 2 Identificar uma informação especifica
Parte 3 Inferência
Produção Escrita (duração máxima 50 min) 
Parte 1 Palavras
Parte 2 Textos curtos
Parte 3 Três respostas escritas a questões
Parte 4 Escrita formal e informal
Produção Oral (duração máxima 12 minutos)
Parte 1 Informação Pessoal
Parte 2 Descrever, expressar opiniões e apresentar motivos e explicações
Parte 3 Descrever, comparar e apresentar motivos e explicações
Parte 4 Contar experiências pessoais e dar opinião sobre um tópico abstrato

Talvez você também se interesse pelo grupo de pesquisa de avaliação por trás do exame Aptis, comprometido com pesquisa, validação e documentação.