Programa Jovens Revolucionários
Participantes do Programa Jovens Revolucionários participam de workshop com Ian Cook, em janeiro de 2019.

O Programa Educacional Jovens Revolucionários é desenvolvido pelo Instituto Fashion Revolution Brasil em parceria com o British Council como uma das atividades de seu programa global Fashion Revolutionaries.

O objetivo da iniciativa é fomentar o intercâmbio e a colaboração entre educadores do Brasil e do Reino Unido por meio de encontros, palestras, oficinas e treinamento com o objetivo de disseminar e fomentar práticas sustentáveis no âmbito da moda.

Como parte das atividades desenvolvidas no programa, é publicado o “Educar para Revolucionar: Um manual para disseminar e fomentar práticas sustentáveis dentro das salas de aula do Brasil”, disponível para download abaixo.

O documento agrega quatro atividades elaboradas por Ian Cook, professor da Universidade de Exeter, além de uma equipe de 20 professores e especialistas.

Ele pode ser aplicado em estudantes desde o Ensino Fundamental até o Superior, mas também em grupos especiais ou cursos livres. 

As atividades foram projetadas para engajar estudantes por meio de processos simples, divertidos, criativos e colaborativos para o uso da moda como ferramenta de transformações positivas.

Além de baixar o manual, é possível ver a gravação de um webinar que ensina as melhores praticas para utilizá-lo. Clique aqui para ver o webinar. 

Ian Cook

Ian Cook é professor na Universidade de Exeter e membro do Fashion Revolution Global Coordination Team. É um dos professores responsáveis pelo curso online "Who Made My Clothes?", feito em parceria com o Fashion Revolution Global e a Universidade de Exeter, disponível na plataforma Future Learn. É responsável também pelo site  followthethings.com, onde reúne informações vindas de diversas fontes (documentários, notícias, pesquisas, etc) sobre histórias por trás de quem fez diferentes tipos de produtos que consumimos (roupas, produtos de beleza, pilhas, alimentos, entre outros).