Jovem na frente de um computador, ansiosa por sua prova em ingles.

Enfrentar a ansiedade pode ser um grande desafio em diversos aspectos da vida. Controlá-la, antes de prestar uma prova, especificamente uma prova em inglês, é necessário para alcançar bons resultados. Certamente, manter-se calmo é uma das principais recomendações a quem está se submetendo a qualquer tipo de prova. Aqui estão nossas dicas definitivas. 

A dica principal para manter-se calmo, mesmo em situações que exijam altos níveis de concentração, é estar bem preparado. Obviamente você já deve ter ouvido os mais distintos conselhos sobre isso, mas estamos aqui para ajudá-lo na prática a vencer a ansiedade em uma prova em inglês de uma vez por todas.

Você sabe o que é ansiedade?

Primeiro, você precisa ter em mente algo muito importante: ansiedade é algo normal quando estamos diante de situações que esperamos por muito tempo ou quando enfrentamos algo desconhecido. Qualquer pessoa é passível de sofrer de momentos de ansiedade quando se encontra diante de algo novo, como uma entrevista de emprego ou uma prova na escola. Quando você está diante da pressão de uma situação pela qual tem esperado há muito tempo ou que pode mudar sua vida, seu corpo, provavelmente, dará sinais de ansiedade.

Os sintomas corporais da ansiedade variam de uma pessoa para outra, assim como o nível que cada reação pode alcançar. Mãos trêmulas, dor de barriga, nervosismo e medo são sentimentos e reações comuns causadas pela ansiedade e que podem surgir diante de algo novo e que não podemos controlar.

Para se livrar de uma vez por todas da ansiedade que realizar um teste de inglês pode trazer ou conseguir controlar o nervosismo diante da prova, o melhor caminho é a preparação. Após escolher o tipo de teste que vai realizar, o mais indicado é que o estudante se informe sobre ele. Procure por testes, simulados, vídeo-aulas, site especializados e tudo que possa te ajudar a estar pronto quando for prestar o exame. Como dissemos anteriormente, é completamente normal se sentir ansiosa ou nervoso antes de realizar uma prova, mas estar com os estudos em dia é uma boa forma de dominar seus receios. Após controlar a ansiedade, tudo o que você estudou vai aparecer com mais facilidade na sua mente.

O site do British Council, disponibiliza de forma gratuita, diversos materiais de preparação em inglês e conteúdo ricos que serão peças chave na hora de se preparar para sua prova em inglês. Além disso, nesse mesmo endereço da web, é possível fazer simulados e conhecer a estrutura da prova de inglês IELTS. Uma boa preparação, com certeza, será fundamental para obter bons resultados, e é claro, manter a ansiedade sob controle.

Como a ansiedade pode afetar seu desempenho nas provas de proficiencia?

Quando os estudantes se deparam com a pressão de atingir bons resultados diante dos testes, podem surgir os sintomas da ansiedade. Quando o estudante consegue controlar a ansiedade e manter o nervosismo sob controle, as chances de todas as horas de estudo e todo o esforço dedicados aparecerem nos resultados da prova, são muito maiores.

Sem os sentimentos descontrolados e os sinais físicos da ansiedade para atrapalhar, o aluno dependerá apenas de sua dedicação para alcançar suas metas. 

Como se livrar da ansiedade na hora do teste de inglês?

Pode parecer difícil lidar com a ansiedade na hora de prestar um exame, mas saiba que é possível controlar estes sentimentos e sintomas. Primeiro, é necessário que você entenda que é normal sentir este “peso” antes de um evento importante. A tensão pré-prova sempre vai existir, mas com dedicação e preparação mental antecipada, é possível atingir suas metas e alcançar seus objetivos sem tanto desgaste físico e mental.

Confira algumas dicas que podem te ajudar neste processo de controlar a ansiedade e que podem ser fundamentais para o seu bom desempenho.

Esteja bem preparado para a prova

 Já mencionamos esta questão anteriormente neste mesmo texto e essa realmente é a principal dica para controlar a ansiedade antes de uma prova de inglês. Estude, conheça a estrutura da prova, saiba o que vai acontecer no dia do teste de antemão e você vai perceber como será mais fácil controlar a ansiedade e seus sintomas, para que sua performance não seja prejudicada. Com a tranquilidade mental de saber que você fez o seu melhor antes da prova, com certeza você ficará mais calmo.

Tente controlar sua respiração

Atualmente, além de técnicas de meditação, existem exercícios respiratórios que conseguem ajudar a reduzir a ansiedade e a controlar o nervosismo, tanto antes de uma prova em inglês, como em qualquer momento decisório da vida. Pesquisar e buscar saber mais sobre essas técnicas pode ser uma boa alternativa para quem já se percebe como sendo mais ansioso. 

Se você não tiver tempo de estudar essas técnicas ou de pesquisar e saber mais sobre elas, lembre-se apenas de respirar fundo. Muitas vezes, pessoas que são ansiosas acabam, sem perceber, acelerando seu ritmo respiratório e tendo apenas respirações parciais, onde o pulmão não fica cheio de ar. Isso acaba trazendo ainda mais mal-estar para a pessoa, fazendo com que ela sinta, realmente, que está em perigo ou que algo de ruim vai acontecer. Por isso, fazer uma pausa de alguns segundos, respirando fundo e enchendo bem o pulmão, pode ser o suficiente para trazer ao corpo a mensagem de que está tudo bem e ajudar na retomada da concentração. Conte até 10 e respire fundo ao fazer uma questão que você não conhece, respire fundo antes de começar a falar no teste de Speaking e respire fundo sempre que se sentir mais nervoso ou ansioso. Isso pode ajudar bastante.

Durma bem antes de fazer o teste de inglês

Descansar bem antes de fazer a prova de proficiencia também faz parte da preparação para o exame. Por isso, tente dormir bem, fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir e evite consumir muita cafeína antes de ir para a cama. Chegar ao local de prova bem descansado pode ajudar a controlar a ansiedade e também ajudar, de modo geral, no bem-estar do candidato que vai fazer o teste de inglês.

Fique tranquilo e saiba que você deu o seu melhor

Ao chegar no local de prova, lembre-se de sua trajetória até o dia da sua prova de inglês. Lembre-se que, até aqui, você deu o seu melhor e que a prova vai demonstrar seus esforços e sua preparação. Fique tranquilo e faça o melhor possível, não se deixando dominar pelo nervosismo ou pela ansiedade.

Sempre é possível tentar novamente

Para quem vai fazer um exame de proficiência, é importante se lembrar de que, apesar de ser uma prova importante e capaz de mudar os rumos de sua vida, ela é uma prova que acontece em vários momentos do mês e que pode ser feita quantas vezes forem necessárias, até o candidato alcançar sua nota dos sonhos.

Se não der certo desta vez, você sempre poderá fazer a prova novamente, até que alcance a nota necessária de acordo com seus objetivos. Fazer a prova mais de uma vez, inclusive, pode ser um trunfo, já que você já estará familiarizado com a estrutura do exame e como ele acontece, ajudando você a ter mais tranquilidade e controle sobre a situação.

Quais recursos posso utilizar para me preparar para a prova de inglês?

Pensando em trazer recursos e materiais de apoio para quem está se preparando para realizar um teste de inglês, o British Council mantém diversos conteúdos em seu site. É possível encontrar cursos preparatórios, simulados do IELTS no computador, testes on-line e mais. Todos estes recursos disponíveis no site são elaborados por especialista na língua e tem como foco facilitar sua rotina de estudos.

Trace sua rotina de estudos

Antes de começar a estudar faça um planejamento. Adicione nele seus pontos fortes e fracos e o que você precisa estudar.

A seguir, planeje quantas horas pode estudar por dia ou por semana, selecione os conteúdos que estudará. A ansiedade não vai conseguir dar as caras com uma rotina de estudo bem elaborada para te auxiliar. Enfim, coloque a data da realização da prova e lembre-se de fazer auto avaliações e simulados para ver como anda sua performance antes do seu grande dia.

Afinal, o planejamento é a forma mais eficaz de encontrar uma rota até os seus objetivos. Procure organizar sua rotina de estudos de acordo com o tempo que você terá até o dia prova. Use cronômetros para realizar simulados e assim terá um parâmetro de quanto tempo conseguirá responder todas as questões.

Quanto mais informações você obtiver sobre todo o processo da prova em inglês, mais tranquilo conseguirá ficar.

Não estude na véspera

Tentar correr atrás do prejuízo às vésperas do teste não vai te ajudar, então fuja deste erro que muitos alunos ainda cometem. Para estar preparado para a prova de maneira eficiente e calma, é preciso que você estude com uma certa antecedência em relação à data final do seu teste de inglês. Durante seu plano de estudos, procure estudar a estrutura dos testes aplicados para proficiência de inglês.

Faça simulados e provas de teste para mensurar seus conhecimentos. Em relação ao exame IELTS, os simulados do IELTS são parte importante da preparação. Com eles é possível conhecer melhor o que está por vir.

Quanto mais o dia do teste se aproxima, mais normal é sentir a ansiedade chegar. Por isso, manter uma rotina de preparação mental e estudos, é fundamental para deixar a ansiedade de lado de vez.

Seja otimista

Apesar de ser um momento tenso e de muita pressão, manter o otimismo em relação à situação deve fazer parte do seu ritual de preparação. Tentar fugir das preocupações em excesso e manter-se confiante na sua capacidade são pontos que devem ser destacados na sua rotina e que possivelmente melhorarão seu desempenho.

Seja positivo e confie no plano que traçou para te levar até o seu objetivo de ter um certificado internacional de proficiência em língua inglesa.

Saiba a hora de descansar!

Lembre-se de que mais importante do que estar munido de conhecimento, é fundamental estar descansado e preparado para o teste. Horas de avaliação exigem muito de seu corpo e sua mente, portanto, estar com tudo isso em dia aumenta suas chances de sucesso. Descansar é fundamental para a manutenção da mente e do corpo e em uma situação de estresse e ansiedade mais ainda.

Chegue com antecedência ao local da prova

Organize-se para não perder a hora no dia da prova. Pesquise em mapas a distância que você vai precisar percorrer do local de prova até sua casa e leve em consideração pontos como o trânsito, especialmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que são notórias por terem um tráfego mais complicado.

Para quem vai realizar a prova em inglês IELTS, a recomendação do British Council é para chegar ao local da prova com cerca de 30/40 minutos de antecedência. Assim, você poderá se organizar com calma e arrasar na prova. Quanto mais atrasado você estiver, maior será a ansiedade no momento da avaliação.

Então seja coerente e mantenha o planejamento inclusive em relação aos horários para que tudo saia como programado. Sem estresse, nervosismo e ansiedade as coisas tendem a fluir melhor.

Tente manter-se tranquilo

Lembre-se de que a prova de proficiencia não é nada de outro mundo e que milhares de pessoas já realizaram a prova antes de você. Leve em consideração todo o seu esforço e dedicação aos estudos até chegar a este momento. Você se planejou, estudou, descansou e está preparado.

Por isso, tente ao máximo manter-se tranquilo e calmo. Inspire e expire tranquilamente antes de começar a responder as questões, pense em todo o caminho que percorreu e deixe fluir.

Avalie quanto tempo levará para responder cada questão

Se você acessou todos os conteúdos preparatórios disponíveis no site do British Council, realizou os testes e simulados e cronometrou seu tempo, já tem uma boa noção de quanto tempo precisará para responder cada questão do teste de inglês IELTS.

E se pesquisou antes sobre os procedimentos para realizar seu teste proficiência, certamente você já sabe que a estrutura da prova já delimita o tempo máximo para responder cada questão. A esta altura você já conhece a estrutura do teste, então apenas procure manter a concentração e responder as questões calmamente e dentro do tempo limite. Conseguir administrar bem o tempo na hora da prova deve te ajudar a diminuir a ansiedade em um momento tão tenso como um teste de inglês.

Concentre-se na prova

O recurso mais importante no momento de fazer uma prova é a concentração.

Quando você se dedica e se concentra em realizar a tarefa a que se propôs, é praticamente impossível ser atingido pela ansiedade ou pela insegurança. Uma mente concentrada não deixa espaços para sentimentos que não vão agregar. Enquanto seu foco estiver em responder as perguntas de maneira correta e em se lembrar de tudo o que estudou, suas dificuldades em responder as questões serão mínimas. Por isso, a melhor dica para controlar a ansiedade na hora do seu teste de inglês é manter o foco 100% nele.

Enfrente seu medo de desafios

A prova de proficiencia é um desafio, mas certamente não é o primeiro e nem será o último que enfrenta na vida. Sabe por que? Porque é disso que a vida é feita deles. E com certeza, você já superou diversos, este é só mais um na sua lista. 

E lembre-se: tudo o que acontece em nossas vidas deve ser tratado como uma forma de aprendizado. Sendo assim, alguma lição você aprenderá.

Relaxe antes do teste

Escolha a atividade que quiser, leia um bom livro, vá ao cinema, dê um passeio com seus amigos.

O importante é relaxar e esquecer a ansiedade de realizar uma prova em inglês. Divirta-se e relaxe, permita-se esquecer toda a pressão da prova, mas não abuse. É importante dormir bem na noite anterior, só assim você estará preparado para realizar seu teste.

Coma alimentos leves

Nada de ingerir alimentos pesados e gordurosos antes da prova! Eles podem atrapalhar o funcionamento do seu corpo e te atrapalhar durante o teste. Como estamos em uma missão de ficar o mais distante possível de coisas que possam atrapalhar, não é uma opção muito inteligente abusar de frituras, por exemplo. Portanto, no dia anterior escolha alimentos leves e saudáveis para incluir na sua alimentação. Assim, você estará saciado e longe de problemas estomacais.

Organize-se na véspera

Acumular tarefas ou deixar tudo para a última hora pode aumentar a ansiedade em um teste de inglês aumentar, dando a sensação de que nada vai sair como o planejado.

Assim sendo, separe no dia anterior todo o material que precisará para realizar o seu teste. Após verificar os itens necessários, separe-os na noite anterior para que no dia seguinte não precise se preocupar com isso.

Se você vai fazer o IELTS, vale checar o site do British Council para saber como e u dia da prova IELTS.

Saiba onde fazer uma prova em inglês oficial

Agora que você já descobriu vários truques para controlar a ansiedade em uma prova de proficiencia, tem que saber onde poderá realizá-lo.

O IELTS é um dos teste de inglês mais populares do mundo, reconhecido em mais de 11.000 organizações em 145 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, como certificado de proficiência em língua inglesa que podem ser usados para pedidos de imigração, admissão em universidades e processos seletivos.

O British Council é uma das organizações que organiza o exame de inglês no Brasil, disponibilizando o teste de inglês em locais de prova espalhados por todo o Brasil.

Consulte os tipos de prova IELTS, as datas e locais de prova e o valor do IELTS em nossa página de inscrição no IELTS.

Quem se inscreve para fazer o IELTS com o British Council recebe acesso gratuito ao Road to IELTS: Last Minute, um exclusivo programa preparatório para a prova de inglês que te ajuda a conhecer bem a prova e obter sua nota desejada.

Nada melhor do que estar preparado com o melhor curso para mandar a ansiedade para bem longe, não é?