Informações e dicas para o dia do exame IELTS

Você pode se sentir um pouco nervoso no dia do exame IELTS. Para que tudo corra da melhor forma possível, nós reunimos aqui informações e dicas sobre o que acontece no dia da prova.

Você deve chegar com cerca de 30 a 40 minutos de antecedência para a prova. Os detalhes de agendamento de seu exame (datas, horários e endereços) serão encaminhados a você por e-mail cerca de 7 a 10 dias antes da data da prova. O e-mail também informa os procedimentos e as instruções para a prova. Não serão permitidos atrasos e, caso você chegue depois do horário indicado, você perderá a prova. Nesse caso, não serão permitidos o reagendamento da data ou reembolso da taxa paga.

No Brasil, a etapa escrita da prova (Listening, Reading e Writing) se inicia sempre às 13h00 do dia oficial do exame (horário local). Sua entrevista de Speaking poderá ser agendada para dias ou endereços diferentes dos oficiais. Fique atento às informações recebidas por e-mail. 

Se solicitou uma providência especial devido à necessidade especial, as devidas adaptações serão feitas no dia do teste. Se esse for o seu caso, certifique-se de ter lido as informações disponíveis em Providências especiais.

Não se esqueça de estar bem alimentado e beber líquidos para se manter hidratado antes do seu exame. Não será permitido levar alimentos ou bebidas para a sala de prova, exceto uma garrafa de água transparente e sem rótulo.

Quanto tempo leva a prova?

As etapas escritas (Listening, Reading e Writing) levam 2 horas e 40 minutos, sem intervalo entre cada uma delas. Com o tempo para a leitura das instruções, entrega e recolha dos materiais antes e depois de cada etapa, considere que você ficará no local de prova entre 13h00 e 16h30.

A sua prova de conversação pode ser realizada no mesmo dia das demais etapas ou em até uma semana antes da data oficial, inclusive durante a semana e em horário comercial. A entrevista tem duração de cerca de 10 a 15 minutos. Fique atento ao agendamento que será encaminhado a você por e-mail com antecedência.

O que preciso de levar para a sala de prova?

Será necessário trazer:

  • o seu documento original de identificação, o mesmo cadastrado no ato da inscrição (passaporte, RG ou RNE);

Recomendamos que traga:

  • uma garrafa de água transparente e sem rótulo.

Não será permitido levar mais nada para a sala da prova. Materiais como lápis, borracha e apontador serão fornecidos pelo centro aplicador. Não será permitido que o candidato utilize os próprios materiais.

Desligue o seu celular ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos. Será solicitado que objetos pessoais sejam guardados fora da sala de prova. Disponibilizaremos um serviço de guarda-material.

O que faço com os meus objetos pessoais no dia da prova?

Haverá uma área dedicada para você poder guardar os seus pertences. O British Council não é responsável pela perda ou danos de objetos pessoais no local da prova. Portanto, recomendamos que deixe em casa os objetos de valor, como celular e laptop.

Quando é verificada a minha identidade?

Ao chegar no local de prova, nossa equipe verificará a sua identidade.

Por gentileza, traga o mesmo documento de identificação (RG ou passaporte) que utilizou para se inscrever no exame. 

Não serão aceitos documentos de identificação inválidos ou fora da validade. Não será permitido realizar o exame caso você não possa apresentar o documento de identificação válido cadastrado no ato da inscrição. Nesse caso, você não terá direito ao reagendamento da prova ou ao reembolso da taxa paga.

Em que momento vão tirar a minha fotografia do dia do exame?

A sua fotografia será tirada no dia do exame, como medida de segurança adicional e aparecerá em seu certificado (Test Report Form).

 

O que acontece se eu precisar de assistência durante o exame?

Se precisara tirar alguma dúvida, basta levantar a mão para pedir ajuda.

Quando fizer o teste de interpretação oral (Listening), assegure-se de que o áudio pode ser ouvido adequadamente. Levante a mão de imediato e diga ao supervisor caso não seja possível ouvir a gravação.

Lembre-se de que você tem 10 minutos após a etapa de interpretação oral para preencher a folha de respostas. Você não terá 10 minutos após as etapas de Reading e Writing, por isso certifique-se de preencher as respostas na folha de respostas à medida que for completando cada etapa.

Se você precisar de ir ao banheiro durante a prova, levante a mão para chamar a atenção do supervisor. Não perturbe os outros candidatos.

O que acontece no final do exame?

Permaneça na sua carteira até que o supervisor lhe dê autorização para deixar a sala.

Se você achar que houve algum problema que pode ter afetado o seu desempenho, converse com o supervisor imediatamente.

Se for necessário expressar algum tipo de problema ou fazer uma reclamação formal acerca da condução da prova, peça ao supervisor por um Formulário de Reclamação para Candidatos (Complaint Form for Candidates). Este formulário precisa ser entregue ao supervisor antes que você deixe o local de provas. O IELTS não aceita reclamações registradas após a data do exame.

O British Council leva sua segurança a sério

A segurança durante o exame do IELTS no British Council é muito importante. Como medida adicional, todos os participantes serão fotografados pela equipe administrativa do IELTS no dia do teste. Lembre-se de rever as instruções para a fotografia, fornecidas no momento em que o exame foi agendado. Também serão coletados dados biométricos do candidato. 

Absolutamente nenhum tipo de relógio será permitido na sala onde o exame é aplicado. Haverá uma área dedicada para para que você possa guardar seus pertences (incluindo relógios) e um relógio no local do teste.