Mulher lendo e pensando sobre o prova em inglês IELTS
©

Наталия Когут - Pixabay

Um certificado internacional de língua inglesa é uma meta profissional e educacional de várias pessoas que almejam uma carreira internacional ou estudar no exterior, em busca de outros tipos de oportunidade. O IELTS é um dos exames que costuma ser procurado por quem deseja um certificado internacional de inglês. Prova de proficiência em inglês a valia todos os aspectos da comunicação em inglês (Reading, Writing, Speaking e Listening) e seus resultados são aceitos como prova de fluência em inglês por mais de 11.000 organizações, localizadas em 104 países. 

Mais do que um teste de inglês para países como Reino Unido e Estados Unidos, o prova de proficiência em inglês IELTS é aceito também em outros lugares, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Malta e muuuuito mais! Aqui no Brasil uma das organizações que oferece o prova em inglês IELTS é o British Council.  Para ajudar você, que tem interesse em fazer um teste de proficiência de inglês capaz de transformar sua vida, reunimos as principais dúvidas que as pessoas têm, como: o que é o IELTS, para que ele serve, quais são os tipos, quais são as etapas do IELTS, e ainda: como são os resultados e a data de validade da prova. 

Acompanhe conosco!

Prova em inglês IELTS: o que é e por que fazer?

Sigla de International English Language Testing System, o IELTS é o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo. Ele foi estruturado de forma a avaliar em qual nível está o domínio do inglês de não-nativos no idioma. Para isso, são levados em consideração os quatro aspectos de aprendizado de uma língua: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (conversação). Todos esses critérios tornam esse exame de proficiência uma prova completa para analisar a forma como você vai conseguir utilizar o idioma para se relacionar, estudar e trabalhar se comunicando apenas em inglês. O IELTS é aceito como documento oficial que comprova e valida a prova de proficiência em inglês em diversos processos, como pedidos de imigração, admissão em universidades e seleções para empregos e trabalho no exterior.

INFORMAÇÕES GERAIS

Existe mais de um tipo de prova em inglês IELTS? Qual devo fazer?

Existem diferentes tipos de IELTS e cada um serve de acordo com um objetivo diferente. Entre os tipos de IELTS, podemos destacar:

  • IELTS Academic: Recomendado para as pessoas que buscam o certificado para realizar sua inscrição em uma universidade ou curso acadêmico.
  • IELTS General Training: Recomendado para quem busca trabalhar no exterior ou imigrar.
  • IELTS for UKVI: Utilizado para fins de imigração ou estudos no Reino Unido.
  • IELTS Life Skills: Utilizado para fins de imigração no Reino Unido.

O tipo específico de IELTS depende não só de seus objetivos no exterior, mas também de qual tipo de certificado de inglês é solicitado pela organização de interesse. Por isso, antes de se inscrever para o IELTS, a nossa recomendação é que você busque se informar sobre qual é o certificado IELTS aceito no local de seu interesse. Com essa informação em mãos, você consegue seguir sua jornada IELTS de forma mais simples e fácil. 

A forma como o exame é realizado também se divide em duas categorias: no papel e teste de ingles online. Nelas, o que muda é o formato como o teste é realizado. Para o IELTS no computador, a parte escrita da prova é feita em um computador, localizado em um centro de testes autorizado. Já o IELTS no papel a prova é feita do jeito tradicional, com papel e escrita à mão. O Speaking do IELTS é feito em separado de ambas as avaliações. Isso porque a avaliação de conversação do IELTS é feita pessoalmente com um Examinador autorizado, que pode estar presente na mesma sala que o candidato ou disponível por videoconferência. Assim, o Speaking é feito com o candidato sozinho e sem a presença de terceiros, podendo se concentrar e ter uma avaliação justa para suas habilidades de conversação em língua inglesa.

Entre aqui para conhecer os aspectos gramaticais que são considerados durante a avaliação do IELTS Speaking

 O que é  IELTS for UKVI?

O IELTS for UKVI e o IELTS Life Skills são formatos de prova específicos para fins de vistos e imigração no Reino Unido. A prova é bastante similar aos prova em inglês IELTS Academic e General Training, mas possui algumas diferenças em sua aplicação, com o candidato sendo filmado durante a realização do teste, para impedir fraudes, por exemplo. As provas IELTS for UKVI são realizadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em relação a formato, nível de dificuldade e conteúdo, são iguais às outras, mas o formulário de relatório de teste, documento com os resultados, é diferente.

Onde posso fazer o prova em inglês IELTS?

O IELTS é realizado em diversas cidades do Brasil pelo British Council e os locais de prova exatos, assim como datas disponíveis podem ser consultados aqui. Nesse mesmo endereço web, você consegue consultar os preços certinhos da prova. Atualmente, o IELTS é realizado com todos os protocolos de biossegurança, inclusive com a redução no número de candidatos por sessão da prova.

O prova em inglês IELTS é muito difícil? 

Qualquer tipo de exame ou prova que a uma pessoa faz, durante a vida, busca avaliar seus níveis de conhecimento em certos assuntos. O mesmo vale para o IELTS. O Prova de proficiência em inglês IELTS possuem questões que podem ser resolvidas nos mais diferentes níveis de fluência em inglês, de acordo com o Quadro Comum Europeu. O candidato que faz a prova pode ir resolvendo as questões de acordo com o conhecimento que possui e o certificado oferece um resultado que classifica o indivíduo de acordo com as questões que ele pode acertar. No fim, todo mundo que faz o prova em inglês IELTS consegue seu certificado de proficiência em inglês. O que varia é o nível em que a pessoa é colocada. Assim, é possível afirmar que não existe aprovação ou reprovação no IELTS.

O que costuma acontecer é que alguns candidatos, para alcançar suas metas, precisam obter uma nota mínima de proficiência em inglês. Para esses candidatos, a recomendação é que eles façam o uso de nossos recursos gratuitos, aproveitando para conhecer a estrutura da prova, fazer exercícios e cursos preparatórios e receber nossas dicas. O IELTS é uma prova capaz de transformar o futuro de várias pessoas, por isso, se preparar bem para o teste de inglês é o segredo para obter sua nota desejada e começar sua jornada em direção aos seus sonhos.

Posso conseguir uma certificação mesmo não sendo fluente em inglês?

Sim! O resultado da prova em inglês IELTS é principalmente um mapeamento: ele localiza seu nível de domínio do inglês atual, apontando se consegue ou não manter diálogos mais ou menos complexos e como você se comporta em situações familiares ou não em um ambiente onde se fala inglês. Além da nota ser importante para processos seletivos e de migração, ela também traz muitas informações sobre quais são os seus pontos fortes e fracos no aprendizado de inglês. Se a sua nota foi mais alta na etapa de listening e foi baixa na entrevista com o examinador, por exemplo, isso significa que você precisa investir mais em exercícios de speaking e exercitar a sua expressão oral. Assim, o resultado do IELTS também te orienta sobre como prosseguir com os próximos passos nos estudos, se o seu objetivo é continuar avançando como falante não-nativo do inglês. 

Para agendar o IELTS, preciso de algum documento? Sim! Para que você seja identificado corretamente para fazer o IELTS, é preciso fazer sua inscrição usando documentos oficiais de identificação. 

INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA

Quais são as etapas prova em inglês IELTS?

No total, o teste IELTS dura cerca de 2h40min. O processo do exame de proficiência é dividido em quatro etapas, que avaliam cada uma das competências que listamos nos tópicos anteriores.

Listening

O que fazer?                                                                                                                                      Escutar quatro áudios que apresentam diferentes situações e sotaques e responder 40 questões sobre o conteúdo deles. As questões são de múltipla escolha e é possível, em algumas delas, que o candidato possa escolher mais de uma escolha certa.
Tempo limite para essa tarefa O participante tem 40 minutos para realizar todo o processo.
Habilidade avaliada Compreensão auditiva.
Dicas importantes
  • Ao estudar para o listening, tente escutar e analisar letras de músicas ou acompanhar legendas em inglês de filmes e seriados em inglês.
  • Esse método estimula você a captar com mais clareza a pronúncia de algumas palavras e diálogos em inglês.

Writing

O que fazer?                                                                                                         O participante deve escrever duas redações. Em uma delas, ele deve analisar um recurso visual de apoio (como um gráfico ou tabela), descrevendo e analisando ele em seu texto. Na segunda, precisa estruturar e apresentar uma opinião sobre determinado tema, argumentando sobre o ponto de vista defendido com exemplos.
Tempo limite para essa tarefa O tempo total para a entrega das duas redações é de 60 minutos.
Habilidade avaliada Articulação e coerência na escrita da língua inglesa. 
Dicas importantes
  • Concentre-se em fazer primeiro o texto que será mais fácil para você, poupando tempo para o segundo, que exigirá mais das suas habilidades.
  • Também é interessante explorar o seu vocabulário no campo da análise e interpretação de dados, para elaborar a primeira redação.

Reading

O que fazer?                          Três textos são distribuídos aos participantes, que precisam responder 40 questões sobre eles.
Tempo limite para essa tarefa O tempo limite para finalizar essa etapa é de 60 minutos.
Habilidade avaliada Leitura e interpretação textual. 
Dicas importantes
  • Procure as respostas dentro do texto, lendo pausadamente e com atenção. Preencha a folha de respostas à medida que for avançando no teste. 
  • Não se desespere com o vocabulário! Muitas vezes o contexto ajuda na compreensão de uma ou duas palavras.

Speaking

O que fazer?                                                                                                  

Esse momento é presencial e conta com a mediação de um examinador. Por isso, ela pode ou não acontecer no mesmo dia das anteriores. O examinador traz situações que incentivam o participante a se expressar oralmente, em três diferentes contextos:

  • Entrevista – Depois de se apresentar, o avaliador bate um papo com o participante, fazendo perguntas gerais. Pode perguntar sobre sua família ou rotina diária, por exemplo.
  • Parte individual – Apenas o participante fala, mostrando a habilidade que tem em formar sentenças completas em inglês.
  • Encerramento – É aberta uma discussão e há uma troca dos dois sobre o assunto que está sendo falado.
Tempo limite para essa tarefa Em média, essa etapa dura entre 11 a 14 minutos
Habilidade avaliada Expressão oral
Dicas importantes
  • Antes de responder o avaliador, organize mentalmente a ordem das frases e coerência da sua fala.
  • Tente falar pausadamente: o nervosismo pode atrapalhar sua pronúncia e te fazer esquecer das estruturas gramaticais.

Há um tempo de tolerância, caso eu me atrase?

O recomendado é que você chegue com cerca de 30 a 40 minutos de antecedência, porque não há tolerância com atrasos. 

Diferenças entre o sotaque britânico e o do inglês americano interferem na prova?

De forma alguma! O prova em inglês IELTS é um teste planejado por especialistas em exames de língua inglesa do mundo todo - australianos, neozelandeses, britânicos, americanos... Esses especialistas se baseiam na linguagem utilizada em anúncios, livros, jornais e empresas nos países em que o inglês é o idioma oficial para construir questões que reproduzem como o idioma é usado de fato nesses lugares, seja no ambiente acadêmico ou empresarial. Por isso, o prova de proficiência em inglês IELTS vai tentar refletir a realidade em seus exercícios e também na avaliação. 

Para fazer o prova em inglês IELTS, preciso usar caneta ou lápis?

Durante o teste de listening e reading, você deve usar o lápis e fazer anotações apenas na folha das perguntas. Não é permitido que você leve qualquer outra folha de apoio.  Para os outros momentos, tanto a caneta quanto o lápis podem ser usados. Por isso, não esqueça de levar uma borracha no dia da prova!

Posso responder o prova em inglês IELTS com letras maiúsculas?

Sim! Na etapa de listening é possível escrever com maiúsculas ou minúsculas e na etapa de writing, você pode escrever apenas com maiúsculas, se quiser. Lembrando que, acima de qualquer coisa, é importante que a escrita esteja legível e sem rasuras. As folhas de respostas são documentos e é sua responsabilidade tomar cuidado com elas e entregá-las ao final das etapas do teste de proficiência.

Posso usar relógio durante o prova em inglês IELTS?

Não é permitido aos participantes usar relógios durante os testes do IELTS, mesmo durante a etapa de conversação. Nas salas de prova, haverá sempre um relógio de parede que você poderá consultar para acompanhar o tempo de duração da sua prova.

Posso levar coisas pessoas para o prova em inglês IELTS?

Assim como em outros exames, há uma área que é dedicada exclusivamente para guardar os pertences dos participantes, incluindo relógios. A recomendação é que você leve somente itens essenciais e pouco volumosos para a prova, para melhorar o uso do guarda-volumes.

O que eu preciso levar no dia da prova?

No dia dos Prova de proficiência em inglês IELTS, é preciso estar munido (a) de:

  • Um documento original de identificação, que precisa ser exatamente o mesmo cadastrado no ato da inscrição e pode ser passaporte, RG ou RNE;
  • Para menores de 18 anos, é preciso preencher um formulário de consentimento para menores de idade.

Como medidas sanitárias e de segurança a todos os envolvidos, também é permitido que os participantes tragam:

  • Itens de papelaria para uso pessoal (caneta esferográfica de corpo transparente, lápis, borracha e apontador).
  • Luvas descartáveis.
  • Máscara facial.
  • Desinfetante de mãos em embalagem transparente e sem rótulo (o líquido pode ter cor, mas o recipiente precisa ser translúcido).
  • Garrafa não compartilhável de água, transparente e sem rótulo.

Durante a realização dos testes do IELTS, todos os dispositivos eletrônicos devem ser desligados e outros objetos pessoais são organizados em um guarda-volumes, no local.

Preciso de adaptações para fazer a prova, é possível?

Com certeza!  Nós nos esforçamos ao máximo para atender às necessidades de todos os candidatos, fazendo as adaptações necessárias para que realizem o teste de proficiência da melhor forma possível. Se você tem algum tipo de deficiência visual, auditiva, de fala ou de aprendizagem, saiba que o IELTS também é para você! Esse teste foi concebido para ser uma avaliação justa dos conhecimentos de inglês. Por isso, é possível solicitar providências especiais para a realização da prova entrando em contato conosco pelo e-mail ielts@britishcouncil.org.br.

INFORMAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS E REEMBOLSO

Como saber se a nota foi boa e se eu passei na prova em inglês IELTS?

Ao final de todas as etapas, a ansiedade e nervosismo para receber o resultado pode ser grande. E não há o que temer: a pontuação do IELTS não mostra aprovação ou reprovação, mas sim uma nota que coloca o candidato dentro das diferentes categorias de níveis de inglês que existem atualmente e são classificadas de acordo com padrões internacionais. A comprovação oficial do seu resultado vem em um certificado físico, o Test Report Form.  Mais informações detalhadas sobre o resultado do IELTS podem ser encontradas aqui.

O certificado de proficiência tem data de validade?

Não! O certificado da prova em inglês IELTS não possui uma data de validade especificada. No entanto, algumas organizações costumam pedir que o certificado do IELTS apresentado como prova de proficiência tenha, no máximo, dois anos de emissão. Isso porque as habilidades de prática em uma segunda língua precisam estar constantemente ativas, senão vão ficando “enferrujadas” com o tempo. Caso o seu certificado tenha passado esse prazo, pode ser preciso que você prove que mantém suas habilidades na língua ativas ou que tentou melhorar seu inglês desde que recebeu a nota do IELTS. Por isso, é fundamental que você confirme junto à instituição se há alguma restrição quanto a data de realização do IELTS, para realizar novamente o prova de proficiência em inglês se necessário.

Por ser um certificado internacional, a taxa do IELTS é cobrada em dólares?

Pode se tranquilizar! Apesar da prova em inglês IELTS ser um certificado internacional, o IELTS oferecido no Brasil pelo British Council possui seu valor cobrado em Reais. O preço do IELTS varia de acordo com o tipo de prova que se deseja realizar, mas não com o formato do exame. Assim, você fica mais tranquilo para optar entre IELTS no computador e IELTS no papel.

Quantas vezes posso fazer o prova em inglês IELTS?

Quantas vezes você quiser! Não existe um limite de repetição prova de proficiência em inglês IELTS. Mas é importante lembrar que quanto mais preparo, descanso e prática do inglês melhor, será o seu desempenho no teste de proficiência, certo? Principalmente porque quanto mais você estuda, mais você avança no desenvolvimento da língua e melhor pode se comunicar em inglês. Você pode usar o resultado de testes de proficiência anteriores como guias para se preparar, focando nos pontos fracos e habilidades que precisa exercitar mais e queserão seu maior desafio durante o IELTS. Por isso, se você está se sentindo preparado (a), pode agendar um novo teste assim que possível!  Para garantir mais prática e aptidão para fazer o IELTS, também disponibilizamos para você muitos materiais, como vídeos preparatórios, dicas e simulados gratuitos.

Caso eu precise cancelar a minha prova, é possível? 

Sim! O cancelamento do IELTS é possível e mais informações sobre cancelamento e reembolso podem ser encontradas aqui

E aí, gostou de aprender mais sobre o IELTS com a gente? Se você tiver mais alguma dúvida, pode escrever para nós que te ajudamos! Estamos aqui para te apoiar na conquista de todas as suas metas e objetivos.

Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos e simulados ofertado:

IELTS Brazil