A política de cancelamento e reembolso a seguir aplica-se para as modalidades de prova IELTS nos formatos IELTS regular em papel, IELTS no computador, IELTS Life Skills e IELTS for UKVI.

A. Cancelamentos 

Você pode cancelar a sua inscrição para o IELTS regular em papel, IELTS no computador, IELTS Life Skills e IELTS for UKVI, por meio de uma notificação enviada ao seu centro examinador. As condições de reembolso dependem de quando você realiza o cancelamento e se circunstâncias excepcionais se aplicam.

Para solicitar o reembolso de um exame IELTS Academic e General Training: Acesse seu Portal do Candidato.  Em seguida, clique em "date of the exame", depois em “date & location”. Por fim, clique em “I want to change this booking” e clique no item “request cancellation”. 

Para solicitações de reembolso IELTS for UKVI e Life Skills preencha o formulário abaixo, mantendo o formato original em excel.

Se o seu exame IELTS está agendado para ser realizado nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Boa vista, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Manaus ou Porto Alegre entre em contato direto com o seu centro examinador.

1.1 Mais de 15 dias antes do teste (o dia do teste não é contado): 

Se você cancelar a sua inscrição no IELTS com 15 dias de antecedência ou mais da data da realização da prova, receberá um reembolso de 75% do valor total da taxa de inscrição.

1.2 Entre 3 e 14 dias antes do teste (o dia do teste não é contado): 

Se você cancelar sua inscrição no teste IELTS com antecedência de 14 dias, e mais de 3 dias antes do teste (o dia do teste não é contado), você receberá um reembolso de 50% da taxa total do teste.

1.3 Nos 3 dias anteriores ao teste (o dia do teste não é contado):

Se você cancelar a sua inscrição no IELTS nos 3 dias corridos anteriores à realização da prova, não haverá reembolso.

1.4 No dia do teste ou após a realização do mesmo: 

Se você cancelar a sua inscrição no IELTS no dia do teste ou depois de ele ser realizado, não haverá reembolso.

2. EXCEÇÕES PARA O CANDIDATO

Você pode apresentar casos excepcionais para o seu centro examinador antes da realização da prova ou até cinco dias úteis depois da data de realização, se você tiver faltado no exame. O seu centro examinador terá um prazo de sete dias úteis para fornecer uma resposta, após receber seu caso por escrito. O caso será avaliado pelo centro examinador para a aplicação de exceções.

Todos os casos excepcionais e as evidências coletadas devem ser recebidas pelo centro examinador em, no máximo, cinco dias úteis após a data agendada para a realização do exame.

Se o seu centro de testes aprovar o seu caso, receberá um reembolso total, menos uma taxa de administração, equivalente a 25%. 

Se o seu centro examinador não aprovar o caso, os termos indicados na seção 1 serão aplicados.

Definimos circunstâncias excepcionais como: 

  • Condições médicas graves que o impedem de comparecer ou de ter um desempenho normal no dia do exame; sendo que tais condições requerem uma comprovação, por meio de um atestado médico de um médico qualificado; 
  • Evidências de luto, trauma ou outras formas de dificuldades significativas;
  • Serviço militar.

3. EXCEÇÕES PARA O CENTRO EXAMINADOR

Em certas circunstâncias e condições que fogem do controle do centro examinador, há a possibilidade de o exame ser cancelado. Estas circunstâncias incluem, por exemplo, condições meteorológicas extremas, desastres naturais, distúrbios civis, entre outros. 

Nessas condições, o centro examinador vai notificá-lo com o máximo de antecedência possível, dando-lhe algumas opções:

  • Um reembolso total, ou 
  • Uma transferência para uma data de exame futura que seja conveniente para você. 

Nos casos em que o centro examinador cancelar um exame por circunstâncias sob seu controle, além de um reembolso total ou transferência para outra data, você poderá se candidatar a uma compensação pelas despesas incorridas. Sua elegibilidade será avaliada como uma reivindicação razoável ou não pelo centro examinador e qualquer compensação será concedida dependendo das seguintes condições:

  • O centro de teste avaliará se a decisão de cancelar está dentro ou fora de seu controle.
  • Qualquer compensação concedida será limitada apenas às despesas de viagem e acomodação e que são:

- incorridas diretamente como resultado do planejamento de sua participação no dia do exame;

- comprovadas por recibos de pagamentos;

- comprovação de que as despesas de viagem e/ou acomodação não são recuperáveis via fornecedor;

- comparadas com as taxas razoáveis de mercado para as despesas em questão (isso será realizado pelo centro examinador).

  • Se você viajar mais do que o percurso do local de aplicação do exame mais próximo do seu local de residência habitual, então o centro examinador não irá considerar a sua reivindicação razoável. 

B. Transferências 

4.1. Mais de 14 dias antes do exame: 

Transferência de data do exame: Você pode alterar a data do exame a qualquer momento, quando faltarem mais de 14 dias para a data de realização do mesmo. O candidato deve selecionar uma nova data de exame, quando disponível, antes da data original ou até para até três meses posteriores à data do exame original. Será cobrada uma taxa de 25% do valor total da prova.

Se a data de sua preferência para a realização do exame for de mais de três meses depois da data do exame original, sua transferência será tratada como um cancelamento.

Você só pode transferir sua inscrição uma única vez.

4.2. Nos 14 dias antes do exame: 

Quaisquer pedidos de transferência realizados no prazo a partir de 14 dias antes do exame serão tratados como um cancelamento. Consulte a seção A para informações sobre cancelamento. 

Notas 

i. O seu centro examinador é o responsável pela emissão de reembolsos e pela organização das transferências. 

ii. Segundo o item 2 da seção A, o centro examinador é o responsável por decisões relacionadas às reivindicações dos candidatos relativas às circunstâncias excepcionais. 

iii. De acordo com o item 3 da seção A, o centro examinador é o responsável por decisões relacionadas à compensação, incluindo a respectiva elegibilidade e os montantes concedidos. 

iv. Se a legislação local de defesa do consumidor do país onde se inscreveu para fazer o IELTS previr direitos de cancelamento e transferência mais favoráveis ao candidato do que os direitos acima referidos, será aplicável a lei local de proteção do consumidor.