Jovem preocupada em se preparar para a seção IELTS Writing do teste de nível de inglês
©

Wayhomestudio - br.freepik.com

Antes de falarmos especificamente sobre a seção IELTS Writing, vamos falar um pouco sobre o teste de proficiência da língua inglesa como um todo. O International English Language Testing System (IELTS) é um teste de proficiência do inglês amplamente aceito ao redor do mundo. Este exame foi desenvolvido por alguns dos melhores especialistas no idioma e tem como finalidade avaliar as habilidades dos estudantes em quatro seções: Listening, Reading, Writing e Speaking. 

 Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação

IELTS Brasil

Pessoas interessadas em estudar em universidades, trabalhar ou morar fora do país, principalmente em locais que tenham o inglês como idioma primário, podem realizar a prova. No entanto, alunos que desejam estudar em países que não tenham o inglês como idioma oficial, mas que ministrem aulas na língua, também podem fazer o teste de inglês. Quando falamos sobre a amplitude de aceitação do IELTS, estamos nos referindo as mais de 10 mil organizações que aceitam este teste, em pelo menos 140 países. E para cessar as dúvidas, o IELTS não é aceito somente em países da Europa, mais de 3 mil organizações nos Estados Unidos tem o exame como porta de entrada. Países como o Canadá, Austrália e Itália também estão entre os que reconhecem o certificado.

Quando se trata de exames de proficiência da língua inglesa, o IELTS (International English Language Testing System), como podemos perceber, é um dos mais reconhecidos e aceitos por instituições de ensino ao redor do mundo. Um teste com tamanha importância para o futuro dos estudantes, exige estudo e dedicação para obter resultados satisfatórios. Embora, todas as etapas avaliatórias sejam importantes (Listening, Reading, Writing e Speaking), hoje dedicaremos este artigo para falar apenas sobre o IELTS Writing, a seção da prova que avalia os conhecimentos dos alunos na parte escrita e interpretativa do inglês.

IELTS Writing

O IELTS Writing é a última etapa da parte escrita do teste de inglês. Dia do teste exige concentração e acima disso, preparação. Isso porque a parte escrita (writing) demanda conhecimentos em gramática, verbos, estruturas, vocabulário e interpretação. Por isso, o estudante que deseja se sair bem nesta seção do IELTS deve incluir leitura e interpretação de texto em sua rotina de estudos previamente. O candidato terá 1 hora para fazer esta etapa do teste que consiste em duas redações. Em ambas, serão avaliadas as capacidades de interpretação e exposição de argumentos do aluno, de forma coesa e coerente, respeitando as regras gramaticais da língua. 

Também é preciso uma boa dose de concentração para não ser prolixo e desviar do tema abordado na questão. Deste modo, o melhor a ser feito é: responder apenas o que se pede no enunciado e evitar devaneios. Escrever sobre temas que não estejam relacionados ao enunciado apenas para demonstrar conhecimento ou vocabulário, não aumentarão sua nota, pelo contrário.

Como me sair bem no dia do teste de inglês?

É importante lembrar que, a etapa escrita do teste se diferencia de acordo com o exame que o aluno decidir prestar (IELTS Academic ou IELTS General Training). Assim, é preciso buscar conteúdos para o seu tipo de exame e dedicar-se a ele para obter êxito. Após se decidir por um destes tipos de teste, conteúdos para te auxiliar em sua preparação não irão faltar. No site do British Council, estão diversos testes online e simulados disponíveis gratuitamente para estudo e treinamento. Além disso, o site também oferece cursos preparatórios para que você tenha a oportunidade de saber o que esperar no dia da prova e principalmente, da etapa IELTS Writing.

Veja onde você pode fazer a prova do IELTS com o British Council

Task 1:

Na primeira redação, caso o teste seja o IELTS Academic, será preciso dissertar de forma argumentativa, pelo menos 150 palavras sobre uma informação que será passada através de uma tabela, gráfico ou outro artifício visual. O estudante precisa transmitir as informações disponíveis no gráfico e/ou tabela para o papel com suas palavras e não deve esquecer de citar o que considera os pontos mais importantes de acordo com sua observação e interpretação.  O tempo recomendado para a finalização desta primeira tarefa, gira em torno de 20 minutos. Pense nesta etapa como um relatório que você deve produzir abordando os principais pontos obtidos através da sua observação. 

Veja um exemplo de gráfico utilizado para fazer parte do enunciado da redação 1:

Exemplo de gráfico utilizado para fazer parte do enunciado da redação 1 do IELTS Writing

Task 1: 

The graphs above give information about computer ownership as a percentage of population between 2002 and 2010, and by level of education for the years 2002 and 2010.

Summarise the information by selecting and reporting the main features, and make comparisons where relevant.

Write at least 150 words.

Veja um exemplo de redação bem-sucedida escrita após a análise de imagens, retirado do site do British Council:

The bar charts show data about computer ownership, with a further classification by level of education, from 2002 to 2010.

A steady but significant rise can be seen in the percentage of the population that owned a computer over the period. Just over half the population owned computers in 2002, where as by 2010 three out of four people had a home computer.

[…]There were also considerable increases, of approximately 30 percentage points, for those with a high school diploma or an unfinished college education (reaching 65% and 85% respectively in 2010) […]

The last decade has seen a substantial growth in computer ownership in general, and across all educational levels.

Já na primeira redação do teste de proficiência de inglês General Training, a escrita do estudante será avaliada por meio de uma carta que ele deve escrever como se fosse para um conhecido, amigo, professor, etc. A carta pode ser escrita com inglês formal, coloquial ou informal. O tempo e a quantidade de palavras são os mesmos do modelo anterior. 

Task 2:

Para a segunda redação, estas recomendações são válidas tanto para o IELTS Academic quanto para o General Training. São determinadas pelo menos 250 palavras sobre um tema proposto previamente no enunciado. Nesta etapa, o aluno deve expor seus pontos de vista e argumentar para defendê-los. É interessante que o texto tenha uma estrutura com um parágrafo de introdução juntamente com uma justificativa para seu posicionamento. Nos dois próximos blocos do texto embase sua posição com exemplos e utilize o parágrafo final para concluir sua argumentação. Para isto, recomenda-se que sejam utilizados 40 minutos.

Veja um exemplo de enunciado para a redação 2:

Task 2:

A person's worth nowadays seems to be judged according to social status and material possesions. Old-fashioned values, such as honour, kidness and trust, no longer seem important.

To what extent do you agree or disagree with this opinion? 

Give reasons for your answer and include any relevant examples from your own knowledge or experience.

Write at least 250 words. 

Veja também um exemplo de redação bem executada retirada do site do British Council. Esperamos que a sua redação fique igual ou melhor que essa, afinal, com tantos conteúdos e materiais de estudo, você vai dominar as técnicas necessárias para se destacar neste quesito. Agora, confira o exemplo:

Enunciado: A person’s worth nowadays seems to be judged according to social status and material possessions. To what extent do you agree or disagree with this opinion?

Redação: Given the power and influence of the superrich, it might seem as if social status and material possessions are the new symbols of personal worth, but in every day life I do not think this is true.

It is apparent that most celebrities today are admired and envied solely for their material wealth or position […]Ultimately, though, it is the many…

Nevertheless, I do believe that in their day-to-day lives most people still believe in values such as honour, kindness and trust. In some way most of us want to form loving families, raise our children to be good citizens, stand up for the down trodden and protect our communities from harm[…]

In conclusion, I believe there is some truth to the notion that status and possessions have superseded old-fashioned values as a measure of a person’s worth. Looking beyond the tabloids, however, it is apparent that most ordinary people have still preserved an old-fashioned conscience.

No dia do teste de inglês, lembre-se de que uma boa redação tem começo, meio e fim, sustentada em argumentos plausíveis. Além, atenção ao vocabulário, pontuação e conectivos.

Confira algumas dicas para incrementar sua rotina de estudos e arrasar nas redações

  • Agora que você já sabe que precisará transformar informações transmitidas através de tabelas, gráficos e mapas em palavras, estude o vocabulário utilizado neste tipo de texto. Quais verbos mais comuns para este tipo de texto? Increase ou decrease, são bons exemplos de palavras utilizadas neste tema e certamente, entre os conteúdos disponibilizados para estudo no site do British Council você encontrará muitas delas. 
  • Como dissemos anteriormente, não seja prolixo. Evite informações que não estejam expostas nas tabelas, por exemplo. Preste atenção no que pede o enunciado, leia os dados disponibilizados e escreva apenas sobre eles.
  • Para justificar seus argumentos, utilize exemplos para contextualizá-los. Estes exemplos podem vir de pesquisas e dados de estudos ou de suas experiências pessoais. Na hora de justificar sua resposta palavras como, to begin, secondly ou to conclude podem ser extremamente úteis.
  • Escrever uma introdução que apresente o assunto de forma direta e uma conclusão que englobe os principais pontos apontados, são boas maneiras de iniciar e finalizar sua redação.
  • Durante sua preparação para o exame, veja exemplos de textos, temas, gráficos e tabelas utilizados em testes anteriores e escreva sobre eles. Use esta forma de estudo para treinar e aperfeiçoar suas habilidades. Peça para um amigo ou conhecido que tenha conhecimentos no idioma ler seus textos e opinar sobre eles. O olhar de alguém menos envolvido com o teste pode te fazer enxergar pontos que devem ou não ser melhorados.
  • Fique atento aos conectivos e ao seu vocabulário no geral, estes tópicos serão responsáveis por deixar seu texto mais fluido e gostoso de ler. Os dispositivos de conexão, como também são chamados, te ajudarão a deixar sua redação menos “truncada” e mais leve. Alguns exemplos: nevertheless, besides, however. Usando palavras ou frases curtas para conectar informações de maneira natural, você permite que a leitura fique mais gostosa e esclarecedora.
  • Escreva e leia sobre temas anteriores todos os dias. Faça um pouco por dia, afinal, a prática leva a perfeição. E quanto mais você ler, escrever e pesquisar, mais fácil será para aprender vocabulário, regras gramaticais e aperfeiçoar seu writing para o IELTS. Se você não estiver familiarizado com a escrita utilizando um vocabulário mais específico, inicie escrevendo pequenos textos, falando sobre seu dia ou resumindo notícias e programas de TV. Aos poucos vá mudando os temas e adicionando níveis de dificuldade maiores aos textos. O importante é começar!
  • Estude com cronômetro. Não fique pensando no tempo para não se distrair ou ficar nervoso à toa, apenas coloque o relógio para contar o tempo que você gasta para escrever os exemplos de redação. Caso, seu tempo esteja muito elevado, tente ir batendo recordes a cada dia.
  • Não se esqueça da pontuação, ortografia e de fazer uso de linguagem formal na hora de escrever. No British Council, você encontrar aplicativos para estudar, mas também pode procurar por outros que te auxiliem com gramática para unir forças. En el sitio web del British Council, encontrarás videos que te mostrarán la estructura deseada para los ensayos y para lograr altas calificaciones al final de la prueba.

Como se prepare para a etapa de IELTS Writing com a ajuda do British Council?

Se você chegou até aqui e prestou atenção em tudo, já percebeu que não existe fórmula mágica para alcançar bons resultados no seu teste de proficiência. Mas, com certeza, já entendeu que a palavra de ordem é preparação e que os estudos devem ser seus companheiros fiéis nesta jornada. Entretanto, você não estará sozinho para trilhar este caminho, o British Council disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para estudo e treino em seu site. Pois é, da sua casa você pode acessar testes de inglês online e aperfeiçoar o seu IELTS Writing. Claro que você também vai encontrar simulados, vídeos, aplicativos, cursos online e outras dicas para se dar bem no exame.

O British Council acredita que conhecer bem o que te aguarda na prova é parte importante do processo de preparação e isso vale para todas as etapas do IELTS. É possível também conhecer previamente os tipos de questões que caem no exame e após testar suas habilidades, perceber seus pontos fracos e fortes e dedicar-se a eles. Outra facilidade que o British Council oferece é a possibilidade de acessar aos simulados de acordo com a habilidade que você quer avaliar naquele momento (Listening, Speaking, Writing e Reading). 

Você pode acessar gratuitamente o IELTS Familiarisation Test e entender melhor toda a dinâmica da prova. É possível conhecer o formato da prova e o sistema de aplicação da mesma, além disso, há materiais preparatórios para a parte escrita, inclusive para Writing que é o nosso foco hoje. Até sua estimativa de nota você consegue saber através deste simulado, um jeito incrível de se preparar, não é?

Conheça o simulado de inglês do IELTS no computador

Provavelmente você já ouvir frases do tipo, “Para escrever bem, é preciso ler” ou “Quem gosta de ler, escreve melhor” e como você está interessado em melhorar as suas habilidades no IELTS Writing, vai ter que incluir o Reading na sua rotina de estudos também. O teste de proficiência de inglês IELTS engloba as 4 principais habilidades e todas elas estão interligadas. Para escrever bem, é preciso ser um bom leitor, assim, você adquire vocabulário que é útil na hora de escrever e falar e ainda se familiarizar com termos gramaticais e regras. Resumindo, você vai precisar de bagagem para se sair bem no seu exame.

No British Council, você também terá oportunidade de simular seu desempenho na etapa Reading com o IELTS Academic e General Training. No teste de proficiência da língua inglesa, esta etapa dura 60 minutos para acabar as 3 etapas do teste. No site, existem diversos materiais gratuitos para com esta finalidade e assim você já se prepara para o seu Writing ao mesmo tempo. Seu Speaking e Listening também poderão ser simulados e aprimorados nos testes e com os conteúdos gratuitos disponíveis no site.

Conte com o British Council na sua jornada

A seção IELTS Writing, assim como as demais, exige dedicação e estudos para que bons resultados sejam alcançados. Mas, poder contar com uma variedade de materiais que virão ao seu auxílio nesta jornada torna o caminho menos complicado, não é? Por isso, além de ser uma das organizações autorizadas a aplicar o exame IELTS no Brasil, em diversas cidades como, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, disponibilizamos materiais de estudo e conteúdos gratuitos, como exemplificamos ao longo deste artigo.

O British Council também oferece cursos para que você aprimore seu conhecimento no idioma e chegue ao dia do teste confiante. Estes cursos podem ser testados gratuitamente por 7 dias, permitindo que você conheça melhor a metodologia e os conteúdos antes de embarcar de vez na sua jornada rumo a realização dos seus sonhos no exterior.

Inscreva-se no IELTS: preços, datas e locais de prova