Depois do sucesso da 1ª edição, o ASA - Arte Sônica Amplificada volta em 2019 para potencializar ainda mais a rede de mulheres da música e do som.

Iniciativa do British Council e do Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, o programa tem o objetivo de aumentar o acesso e a atuação de mulheres na cadeia de som e música. As atividades combinam workshops e mentorias para apoiar o desenvolvimento de suas carreiras a partir da investigação das potencialidades do som, da música, da tecnologia criativa e do desenvolvimento de uma comunidade de suporte e colaboração. As participantes selecionadas são desafiadas a desenvolver novas ideias e produtos, apoiadas pela mentoria de profissionais britânicos e brasileiros especializados na área do som e da música. 

Juntas Na Mesma Frequência

Esta mini websérie acompanhará as residentes do ASA ao longo dos 7 meses do programa, enquanto as 50 selecionadas participam de conferências, workshops e masterclasses com profissionais brasileiras e britânicas, e desenvolvem seus projetos. Nesses encontros, trajetórias se cruzam e se conectam a partir da troca de conhecimento e experiências. Aumente o som e confira!

Spoiler dos projetos

Conheça um pouco mais dos projetos que estão sendo desenvolvidos por nossas participantes na segunda edição do ASA.

Musas
Feito por: Helen Nazinga e Taz Mureb
Mulheres por trás dos palcos. O projeto Musas busca promover a contratação de mulheres para áreas técnicas e artísticas de festivais de música no Brasil, focando na formação de mão de obra técnica feminina.

Abre Alas
Feito por: Fernanda Lemos, Iolly Amâncio, Laura Canabrava e Paula Lom
Cem anos de muita história. O projeto Abre Alas reapresenta compositoras brasileiras que se destacaram ao longo das últimas décadas misturando biografia, obra e ritmo em uma série de podcasts produzidos por um grupo de mulheres muito talentosas.

BORDA
Feito por: Leandra Lambert, Gheise Vasconcelos e Beatriz Escobar
O projeto de uma produtora de conteúdo multiplataforma focada no cenário musical underground. Aqui é bem-vinda toda produção que não se encaixa nos padrões comerciais, do experimental ao metal. A BORDA busca criar uma cena musical mais ampla, diversa e potente.

Quilombass
Feito por: Belle Nascimento, Dai Ramos, Ana Magalhães, Mari Silva, Amanda Sarmento, Glau Tavares, Cris Campos, Thamires Selvática, Fran Alves e Patricia Rodrigues
Celebrando as formas como o povo afrodescendente em diáspora expressa musicalidade e cultura, este é um projeto de festival internacional de música negra que surge para juntar a música negra ancestral às novas tendências, empreendedorismo negro, tecnologia e inovação.

Acompanhe as atividades do ASA pelas nossas redes sociais.

#SomosASA

Em 2019, novas integrantes entraram para a nossa frequência e, juntas, irão tocar cada vez mais alto. Confira a lista completa de selecionadas na 2ª edição para conhecer quem são elas.

Veja também