O British Council e o Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, lançam o Programa ASA - Arte Sônica Amplificada. Com o objetivo de aumentar o acesso e a atuação de mulheres na cadeia de som e música, o programa selecionará 50 mulheres do Rio de Janeiro que atuam na área e apoiará o desenvolvimento de suas carreiras a partir da investigação das potencialidades do som, da música, da tecnologia criativa e do desenvolvimento de uma comunidade de suporte e colaboração.

Inscrições abertas até 17 de setembro de 2018, às 17 horas (horário de Brasília).

As participantes selecionadas serão desafiadas a desenvolver novas ideias e produtos, apoiadas pela mentoria de profissionais britânicos e brasileiros especializados na área do som e da música. As candidatas poderão escolher entre os temas “narrativas” e “espaços”, que norteiam esta primeira edição do programa.

Saiba mais sobre o programa

Quem pode se inscrever?

O programa é voltado para mulheres em início e meio de carreira que trabalhem com som e música, tanto na área criativa quanto técnica. Alguns exemplos de profissionais que podem se inscrever são artistas sonoras, musicistas, compositoras, jornalistas, escritoras, produtoras musicais e de rádio, técnicas e engenheiras de som e gravação, designers de som, sonoplastas e outras criadoras do setor.

Quando e como será a programação?

A programação, que acontecerá entre outubro de 2018 e março de 2019, inclui workshops, palestras e mentoria com especialistas do Brasil e do Reino Unido. Ao fim do percurso, as ideias desenvolvidas em grupo ou individualmente serão apresentadas a uma banca de convidados, estabelecendo uma conexão direta com o mercado.

Cronograma

Dias de práticas 26, 27 e 28 de outubro de 2018 (das 11 às 18 horas).
Mentoria

Encontros mensais de novembro 2018 a março 2019, agendados conforme a disponibilidade do mentor.

Treinamento em pitching 26 de janeiro de 2019 (horários a confirmar).
Apresentação para banca (pitching day) 14 e 15 de março de 2019 (das 10 às 18 horas).

Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no Regulamento, que está disponível para download no final desta página.

Onde as atividades serão realizadas?

O programa será realizado na cidade do Rio de Janeiro. As participantes poderão utilizar o espaço do LabSonica e seus equipamentos de acordo com a necessidade de seus projetos e atividades voltadas para o fortalecimento da rede ASA, mediante agendamento. O espaço, inaugurado este ano pelo Oi Futuro, ocupa um andar inteiro da sede do instituto da Oi, na Rua Dois de Dezembro, nº 107, a poucos metros do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo. As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas e internet de alta capacidade.

Quais são as áreas temáticas do programa?

As participantes poderão desenvolver seus trabalhos a partir de um dos dois temas abaixo. A definição final dos grupos será feita pela equipe de mentoria, com base nos perfis das participantes.

Narrativas – trabalhos orientados por histórias que podem explorar:

  • Podcasts / documentários de rádio
  • Etnografia sonora
  • Paisagens sonoras / colagens de áudio.

Espaços – trabalhos orientados pela arquitetura, espaços públicos e/ou virtuais que podem explorar:

  • Passeios de áudio
  • Instalações de arte sonora / composições musicais
  • Design de som em espaços imersivos como realidade virtual, teatro etc.

Regulamento completo e um documento com outras Perguntas Frequentes podem ser baixados na área de downloads, e a ficha de inscrição pode ser acessada no botão abaixo.