Programa Pontes Oi Futuro-British Council. Chamada aberta. Envie seu projeto até 28 de fevereiro.

O Programa Pontes Oi Futuro–British Council é uma parceria inédita entre as duas instituições que tem como objetivo oferecer novas alternativas de fomento a festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. 

O programa foi lançado oficialmente em 29 de janeiro de 2018, com a abertura de um edital de fomento a projetos culturais que integrem à sua programação residências artísticas de profissionais britânicos. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

Informação para a candidatura

Podem se inscrever festivais brasileiros de todas as linguagens artísticas dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros. Para participar, o produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. 

As propostas devem ser enviadas via formulário online até 28 de fevereiro.

Serão selecionados 10 festivais brasileiros, que receberão aporte financeiro com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. As residências devem durar, no mínimo, duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. O festival deve propor atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas ou grupos britânicos e o público local.

Antes de se candidatar, leia o regulamento completo.

Veja também:  Perguntas Frequentes | Vídeo da Sessão Informativa

Como encontrar parceiros no Reino Unido

Para suporte à pesquisa curatorial, recomendamos a consulta dos sites de Artes do British Council, que oferecem um panorama do cenário artístico britânico: