O Programa Pontes Oi Futuro–British Council é uma parceria inédita entre as duas instituições que tem como objetivo oferecer novas alternativas de fomento a festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. 

O programa foi lançado oficialmente em 29 de janeiro de 2018, com a abertura de um edital de fomento a projetos culturais que integrem à sua programação residências artísticas de profissionais britânicos. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

Projetos selecionados

Foram selecionados 10 festivais brasileiros, que receberam aporte financeiro com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. As residências devem durar, no mínimo, duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. O festival deve propor atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas ou grupos britânicos e o público local.

CE FIMC - Que corpo essa máscara usa?
Artista: Candoco Dance Company
CE Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par em Par 2018
Artista: Coletivo Vaccum Cleaner
PA Festival Se Rasgum 
Artista: Spinning Coin
PE TREMA! Festival de Teatro
Artista: Deborah Pearson
PR e SC CAN - Onde o Circo é Possível
Artistas: National Centre for Circus Arts e  Aerial Edge 
RJ Festival Panorama 2018 - eixo Panorama.tec
Artistas: Billy Cowie e Helen Cole
RJ Residência Transarte UK
Artistas: Coletivo TransActing, Kit Redstone e Rhum and Clay Theatre Company 
RJ 3º Festival Internacional de Cinema de Arquitetura – ARCHCINE
Artista: Paul Sng
RS Porto Alegre em Cena
Artista: Imitating the dog
SP Residência Nonclassical/Música Estranha
Artistas: Tansy Davies e John Richards

SUPLENTES

RJ Meeting of Favela 2018 + Dave Bonzai
Artista: Dave Bonzai
MG MOSCA 11.5
Artista: Companhia POORBOY
PE CAMBIO.FIT/PE - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco
Artista: Grupo Seach Party
RN INarte/Residência
Artista: Cristina Lina e Malarko Hernandez
SP Serrinha Instrumental (6ª. Edição)
Artista: Jonny Phillips (Kendal, Cumbria, England)

 

Confira quais os projetos já realizados:

 

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ com AMY BELL

Trabalhou com dois coletivos de dança do Ceará a Inquieta Cia. De Dança e No Barraco da Constancia em agosto. O resultado foi apresentado no festival em 21 de outubro.

 

PORTO ALEGRE EM CENA com IMITATING THE DOG

Workshop com a performer Morven Macbeth e o técnico Marco Turcich integrantes do Imitating the Dog, reconhecido internacionalmente pela pesquisa que une tecnologia à ação ao vivo, com trabalhos inovadores ao longo de 20 anos. Partindo de um processo de construção coletiva, 15 participantes desenvolveram o remake de uma sequência do filme “A noite dos mortos vivos” (1968), clássico filme de terror do George Romero. O resultado foi um estudo do esforço coletivo, apresentado no festival de Porto Alegre em 18 de setembro.

 

CAN- ONDE O CIRCO É POSSÍVEL com National centre for Circus e Aerial Edge

Foco em formação técnica, artística e departamento de marketing para ações de sustentabilidade e patrocínio no circo. O evento foi realizado em Florianópolis, de 3 a 6 de outubro.

 

 

Confira quais os projetos que acontecerão em breve:

 

PANORAMA com HELEN COE - 3 a 24 de novembro

Dando continuidade às reflexões sobre a tecnologia e o corpo, o Festival Panorama traz dois artistas britânicos Helen Cole e Alex Bradley para recriar com artistas brasileiros BREATHE, uma instalação sonora sobre a respiração de bailarinos.

  

ARCHCINE com PAUL SING - 22 a 28 de novembro


De 5 a 22 de novembro o  3° ARCHcine - Festival Internacional de Cinema de Arquitetura irá realizar no Rio de Janeiro a Residência Artística ARCHstories, promovendo um intenso intercâmbio entre artistas e moradores da ocupação Manuel Congo  para pensar o Audiovisual & Habitação. A atividade contará com a participação do cineasta britânico Paul Sng, diretor do filme “Dispossession: AGrande Fraude da Habitação Social” (Doc, 2017, 82 min), que retrata os últimos 30 anos das habitações sociais no Reino Unido.

Radicado em Londres, Paul Sing apresenta seu filme na Sessão de Abertura do ARCHcine, no Rio de Janeiro. A Sessão também marca a exibição do curta-metragem produzido pela Residência Artística

 

TRANSARTE com KIT REDSTONE + TRANSACTING COLLECTIVE – 19 de novembro a 5 de dezembro

O coletivo TransActing, a  Rhum and Clay Theatre Company e o diretor Kit Redstone realizarão um processo de residência onde ministrarão workshops sobre performance e autobiografia cênica, metodologia de ensino utilizada no Transacting, encontros com escolas de teatros do Rio de Janeiro e o artista Kit Redstone ainda trabalhará com integrantes do Grupo Teatro do Projeto Transarte na criação de um novo espetáculo que será apresentado no festival.

 

MEETING OF FAVELA com DAVID BONSAY - 7 a 9 de dezembro

O Diálogo com a cidade e interação de cultura é a proposta do Meeting of Favela. O circuito de graffiti, realizado anualmente na Baixada Fluminense, aguarda a presença de vários artistas de todo o Brasil e do exterior, incluindo o britânico David Bonsay que além criar uma obra para a cidade participará de um seminário com artistas locais sobre o panorama da arte urbana atual.  

  

FESTIVAL MÚSICA ESTRANHA - NON CLASSICAL  com KERRY ANDREW + TOM RICHARD E JUICE VOCAL ENSEMBLE - 13 de fevereiro a 1 de março

Durante 15 dias a britânica  Kerry Andrew  participará de uma série de atividades em São Paulo interagindo com músicos, compositores, professores, estudantes de música e público brasileiros.

Integrarão a residência na semana de realização do Festival os artistas ingleses Tom Richard e Juice Vocal Ensemble, que participarão de concertos e atividades formativas.

 

 

TREMA com DEBORAH PEARSON (data a confirmar)

A residência com Deborah Pearson, visa iniciar a pesquisar para criação de seu mais novo espetáculo a partir de um contexto brasileiro. O primeiro passo será a retomada de duas obras anteriores, The Filibuster e Post National, ambas feitas para artistas não profissionais, buscando compreender se essas peças podem ou não ser adaptadas com sucesso para um contexto brasileiro. A partir daí, Deborah irá explorar as preocupações particulares do festival, do seu público e sua comunidade, seguindo os instintos que possam gerar algo inédito para o Trema.

 

Esta chamada permanceu aberta até 28 de fevereiro de 2018.

Mais informações sobre esta chamada: