More Films For Freedom é um programa realizado pelo British Council, em parceria com BFI NETWORK e BFI Flare: London LGBTQIA+ Film Festival. 

Juntas, por meio do More Films for Freedom, as três organizações buscam encontrar e financiar a produção de colaborações criativas, que explorem a interseccionalidade LGBTQIA+, os direitos humanos globais e a identidade da diáspora.

Neste ano, o objetivo do programa é apoiar e fomentar novos projetos que terão em sua essência um elemento de colaboração entre cineastas do Reino Unido e cineastas/roteiristas de diferentes regiões do mundo, com um destaque especial para produções advindas do Brasil.

As equipes que se candidatarem ao More Films for Freedom precisarão demonstrar uma capacidade de trabalhar de forma internacional e colaborativa, além de incluírem no projeto um produtor experiente, que esteja baseado no Reino Unido. Os filmes precisam trazer um componente internacional, que permita com que o material seja consumido por espectadores de diversos países.

Ao todo, cinco filmes receberão um subsídio de até £20.000 cada, para cobrir todas as etapas de produção, entrega de materiais e viagens de equipe. Os projetos podem ser filmados no Reino Unido e/ou internacionalmente. Além disso, cada equipe selecionada trabalhará diretamente com Caragh Davison (Gerente do Programa de Talentos da BFI NETWORK), que orientará a equipe e o projeto desde o roteiro até a edição.

Os cinco filmes selecionados serão apresentados durante o BFI Flare: London LGBTQIA+ Film Festival do próximo ano, que acontece em março. Os filmes poderão ser enviados para outros festivais após a sua conclusão e receberão sua estreia on-line nas plataformas do BFI e do British Council.

Leia mais sobre o More Films for Freedom no site do BFI

Sobre o More Films for Freedom

Se você acompanha o British Council, deve conhecer a campanha digital Five Films for Freedom, que acontece digitalmente no mundo todo, exibindo filmes na temática LGBTQIA+. Após o sucesso estrondoso do Five Films For Freedom, o British Council sentiu a necessidade de trazer mais diversidade para a área de cinema LGBTQIA+, expandindo as vozes e narrativas produzidas para trazerem também histórias de países do mundo todo.

É nesse contexto que surge o More Films for Freedom, um programa que busca captar ideias ainda no rascunho, fornecendo apoio e fomento para que elas se tornem realidade.

Conheça o Five Films for Freedom

 O que estamos buscando?

  • Ideias para curtas-metragens de até dez minutos de duração.
  • Projetos que exploram temas LGBTQIA+, incluindo direitos humanos globais, interseccionalidade e identidade da diáspora.
  • Colaborações entre cineastas do Reino Unido e cineastas/roteiristas do Brasil, Oriente Médio ou África.
  • Filmes de qualquer gênero, incluindo ficção, documentário ou animação, e em qualquer idioma.

Conheça os critérios de participação

Todos os critérios de avaliação para inscrição de projetos estão disponíveis aqui. Recomendamos fortemente que você os leia com atenção.

Como se inscrever?

Para informações completas sobre como se inscrever para esta oportunidade única, leia os guidelines do More Films for Freedom (disponíveis em 'downloads' ou aqui).

As inscrições de propostas para o More Films for Freedom podem ser enviadas até 4 de abril, às 17h (horário de Londres), por meio deste portal. 

Evento de networking para interessados na chamada

Para os interessados na chamada, teremos um evento na próxima quarta-feira, 16 de março, às 11h30 para esclarecimento de dúvidas e diretrizes do projeto.

Além disso, o evento fornecerá a oportunidade de conhecer participantes britânicos e de outros países interessados na chamada, como forma de criar conexões e networking. Na atividade, produtores poderão se conectar com cineastas e vice-versa, para permitir a inscrição no projeto.

Inscreva-se aqui para o evento

Contato

Em caso de dúvidas sobre o More Films for Freedom, por favor escreva (em inglês) para morefilms4freedom@bfi.org.uk.