©

Tom Calvert (Redinho), Emma-Jean Thackray e AWATE foram os selecionados para o programa MIR Brazil 2018-19.

Conheça os projetos do British Council que oferecem residências no Brasil para artistas do Reino Unido, promovendo a aproximação e troca de conhecimentos entre brasileiros e britânicos.

 

MIR: Musicians in Residence, Brazil

Em parceria com a PRS Foundation, três novos incríveis compositores britânicos chegam ao Brasil para a segunda edição do programa Músicos em Residência. AWATE, Emma-Jean Thackray e Tom Calvert (mais conhecido como Redinho) viajarão para São Paulo, Bragança Paulista e Fortaleza, respectivamente.

No ano passado, outros três compositores fizeram de Recife, Rio de Janeiro e Mato Grosso seus lares temporários e trabalharam com músicos locais em projetos que vão da criação de novos instrumentos eletrônicos (Tara Pattenden no Rio), à criação de músicas inspiradas num mar de tubarões, tendo como pano de fundo o carnaval pernambucano (Nwando Ebizie em Recife), à incríveis registros das tradicionais músicas do povo indígena Waura (Nathaniel Mann em Mato Grosso).

 

Conheça os três selecionados nesta nova etapa:

  • AWATE é um rapper visionário da Eritrea que produz melodias psicodélicas e letras afiadas e espirituosas. Esta residência oferece uma oportunidade para AWATE comparar duas cenas de rap – a de sua cidade residente Londres e da super metrópole de São Paulo. “A maneira como diferentes regiões adotaram e remixaram o hip-hop para atender às suas condições culturais, geográficas e econômicas únicas é incrível”, diz AWATE. Ele ficou quatro semanas em São Paulo (de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2018), hospedado pela Semana Internacional de Música de São Paulo. A SIM-SP é o congresso de música mais importante da América Latina e durante cinco dias, a cidade se transforma no ponto de encontro de profissionais de todos os setores da indústria musical, assim como artistas e imprensa tanto do Brasil quanto do exterior. Saiba mais sobre o artista.


  • TOM CALVERT a.k.a REDINHO é um produtor musical, vocalista e compositor. Calvert espera descobrir novas instrumentações no Brasil enquanto mantém a mente aberta para novos gêneros musicais que descobrir em Fortaleza. “Eu quero me conectar com pessoas e comunidades, entender, investigar e experimentar, e deixar esse método guiar meu caminho.” Ele ficará quatro semanas em Fortaleza (de 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2019) , hospedado pelo Centro de Artes e Cultura Dragão do Mar, um dos maiores espaços culturais em Fortaleza. Dentro dele, temos o Museu de Cultura do Ceará, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, teatros, planetário, salas de cinema, lojas e espaços para apresentações públicas, assim como hospeda a Biblioteca Pública do Governador Menezes Pimentel. Também hospeda duas escolas: Escola de Arte do Porto Iracema e a Escola de Arte Thomaz Pompeu Sobrinho, e a Casa de Jose Alencar, um museu dedicado à literatura brasileira. Saiba mais sobre o artista.


  • Emma-Jean Thackray Como compositora, produtora, multi-instrumentalista, cantora, líder de uma banda e DJ, Emma trabalha com a Orquestra Sinfônica de Londres, é apresentadora de seu programa na rádio Worldwide FM e toca trompete com sua banda. De sua residência no sudeste de Londres, o centro do atual boom do jazz britânico, ela chegará a Bragança Paulista (festival serrinha instrumental) longe da agitação da vida na cidade. “A imersão em uma nova cultura e uma pesquisa profunda sobre a história musical de um lugar desperta meus ouvidos para novos sons e estimula meu processo criativo”, ela diz. Depois de gravar seu primeiro álbum em grande parte sozinha, ela espera criar novas colaborações no Brasil, aprender muito com outros músicos e aproveitar o tempo para desenvolver novas ideias. Ela irá para Bragança Paulista, no norte de São Paulo, por quatro semanas (de 11 de março a 7 de abril) e será hospedada pelo Festival Serrinha Instrumental, um lugar transformador que promove criatividade dentro de uma grande área verde. O Festival, cuja nona edição acontecerá em 2019, oferece grandes oportunidades para artistas encontrarem novas experimentações musicais brasileiras e trocar ideias e criações. Saiba mais sobre a artista.


Saiba mais sobre o projeto no site British Council Music.

  

Air B2B: Britain to Brazil

Desenvolvido em parceira com o People’s Palace Projects, o programa Air B2B: Britain to Brazil oferecerá três residências no Brasil para três artistas do Reino Unido interessados em desenvolver projetos culturais com foco em transformação social.

O rapper Conrad Murray foi o primeiro artista selecionado pelo programa e esteve no Brasil durante o mês de setembro de 2017, desenvolvendo atividades no Rio de Janeiro e na Reserva Nacional do Xingu, no Mato Grosso, em parceria com a Associação Indígena Kuikuro (AIKAX). Além de músico, Conrad é escritor, ator e diretor, com forte influência da cultura hip hop e da poesia falada. No Brasil, ministrou workshops de música para crianças e adolescentes e criou quatro novas composições em parceria com os Kuikuros. 

A professora e diretora de teatro Gemma Kerr, por sua vez, realizou sua residência no Rio de Janeiro em novembro de 2017, onde trabalhou com instituições sociais que atuam em zonas periféricas da cidade. Durante esse período, aprofundou sua pesquisa sobre movimentos de remoção e gentrificação provenientes do legado olímpico, e realizou atividades com mais de 100 pessoas, com o objetivo principal de resgatar a memória local dos moradores.

A terceira residência foi com a poetisa, escritora e cineasta britânica de origem ganense, Victoria Adukwei Bulley. De 9 de abril a 7 de maio de 2018 no Rio de Janeiro e no Instituto Sacatar, em Itaparica, na Bahia, a artista aprofundou os temas desenvolvidos no seu projeto Mother Thongues, no qual pesquisa histórias orais sobre língua, migração e identidade através da poesia e do cinema. Após ter visitado diversas instituições e encontrado com produtores culturais e ativistas, ao término, em 11 de maio, houve um estúdio aberto com a artista, realizado na sede da Casa Rio, no Rio de Janeiro.

Conrad Murray ministrou workshops e criou composições com músicos da aldeia Ipatse. ©

Márcia Farias e Brenno Erick.

Escritora e diretora de teatro, Gemma Kerr realizou workshops e aprofundou sua pesquisa sobre gentrificação durante sua residência no Rio de Janeiro. Fotos: Brenno Erick e Márcia Farias
Escritora e diretora de teatro, Gemma Kerr realizou workshops e aprofundou sua pesquisa sobre gentrificação durante sua residência no Rio de Janeiro.  ©

Brenno Erick e Márcia Farias

AirB2B: Victoria Adukwei Bulley
Victoria Adukwei Bulley é poetisa e cineasta britânica de origem ganense. Foi a artista escolhida para a terceira residência, realizada no Rio de Janeiro e na Bahia. © People's Palace Project