Midori Komachi
©

Imagens: Cortesia de Midori Komachi / Reprodução - Twitter @midori_komachi

Midori Komachi é uma violinista, escritora e compositora, selecionada para participar do Musicians in Residence, um programa do British Council em parceria com a PRS Foundation, que traz músicos britânicos para o Brasil, para a realização de imersões, intercâmbios e trocas com artistas locais em residências artísticas.

A residência de Midori Komachi aconteceria em 2020, em Diamantina, uma cidade rica em cultura que ganhou reconhecimento mundial com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, o projeto foi adaptado para acontecer de modo remoto e Midori tem realizado encontros com pessoas importantes do setor cultural da cidade e colaborações com a Orquestra Jovem e a Orquestra da Vesperata de Diamantina, um concerto noturno tradicional ao ar livre na praça principal. 

Midori criou composições e arranjos para violino exclusivos para estes concertos. Para a Vesperata, compôs “Echoes of Rua da Quitanda” (Ecos da Rua da Quitanda), inspirada pela rica arquitetura da cidade e por suas sacadas, onde os músicos se apresentam. Para a Orquestra Jovem, compôs Primavera, inspirada pela esperança e por novos começos. Sua participação nos concertos será digital, junto aos músicos das orquestras através de um telão de LED.

Além dos encontros e das performances, a violinista ainda ministrará um workshop de três dias para músicos da Orquestra Jovem de Diamantina.

É possível acompanhar as experiências de Midori Komachi virtualmente no Brasil em seu blogInstagram e Twitter.

Em breve, divulgaremos informações sobre as apresentações a serem realizadas pela violinista em modo remoto.

Leia o blog de Midori Komachi