Chamada encerrada

O British Council Brasil, como parte de sua agenda de internacionalização, realizou a segunda edição da chamada Capacitação e Internacionalização para Instituições de Ensino Superior - desta vez, em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa (CONFAP). As Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Goiás, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina aderiram para apoiar propostas dos Institutos de Ensino Superior dos seus estados.  

O objetivo do programa é apoiar o fortalecimento de habilidades e capacidades de internacionalização das universidades brasileiras, com base nos conhecimentos e experiência de instituições de ensino superior do Reino Unido na área. A elegibilidade para este edital foi restrita a instituições brasileiras afiliadas à ABRUEM.

O financiamento está disponível para ações que visam valorizar o intercâmbio de conhecimentos e fomentar parcerias de longo prazo entre universidades brasileiras e britânicas, tais como, consultoria, viagens, pesquisas, entre outras. Período de implementação do projeto: até 30 de novembro de 2018.

Resultado

Veja abaixo as quatro propostas contempladas nesta chamada.

Instituição Proponente Instituições Parceiras Título da Proposta

Universidade de Pernambuco

London South Bank University, Universidade Estadual da Paraíba University Management, International Training and Exchange of Good Practice in Enterprise, Entrepreneurship, Innovation
Cardiff Metropolitan University Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Paraná Leadership on Internationalisation
University of Birmingham Universidade de São Paulo Advancing Internationalisation through Digital Education
Universidade Estadual do Ceará University of East Anglia  Capacity building and internalisation: building sustainable partnership between UEA and UECE

Quem pôde se inscrever

  • Universidades públicas e privadas brasileiras afiliadas à ABRUEM – consulte a lista aqui.
  • Universidades do Reino Unido com interesse em parcerias com universidades brasileiras e da América Latina, com experiência comprovada no desenvolvimento de planos e estratégias de internacionalização.

As propostas devem ser apresentadas, conjuntamente, por uma universidade brasileira afiliada à ABRUEM e uma universidade do Reino Unido. Cartas de apoio (em papel carta) de autoridades das diferentes instituições envolvidas são também necessárias, conforme descrito no formulário de inscrição online.

Esta chamada foi encerrada em 27 de fevereiro de 2018, às 23:59 (horário de Brasília). Para mais informações, consulte as normas no documento Guidelines for Applicants, disponível na área de Downloads abaixo.

Perguntas frequentes

Universidades não afiliadas a ABRUEM podem participar da chamada?

Não. Universidades não filiadas à ABRUEM não são elegíveis, uma vez que este é o primeiro critério de seleção dos participantes.

Universidades participantes da chamada anterior podem participar desta nova chamada?

Sim, universidades participantes da chamada anterior podem participar desta nova chamada desde que respeitados os critérios de seleção dos parceiros (universidades brasileiras afiliadas à ABRUEM). 

Universidades contempladas na chamada anterior podem participar desta nova chamada?

Sim, universidades contempladas na chamada anterior podem participar desta nova chamada,mas não em parceria com as mesmas instituições. É importante ressaltar que somente universidades brasileiras afiliadas à ABRUEM podem participar da chamada. 

Meu projeto foi contemplado na chamada anterior. Posso submeter o mesmo projeto?

As linhas conceituais do projeto (objetivos, resultados esperados, impacto, etc.) podem ser as mesmas. No entanto:

- o arranjo institucional entre universidades parceiras  deve ser diferente do contemplado na primeira edição da chamada;

- as universidades brasileiras precisam, obrigatoriamente, ser afiliadas à ABRUEM.

 - a proposta deve ser relevante e endereçar as necessidades de internacionalização das instituições envolvidas. 

O British Council pode indicar universidades britânicas para participarem como parceiros na chamada?

Não, infelizmente o British Council não possui uma lista de indicação de universidades britânicas que possam participar da chamada, nem pode colocar as universidades brasileiras em contato com universidades do Reino Unido. Esse contato deve ser realizado de forma independente pelas universidades.

Todas as universidades parceiras em um projeto devem submeter o formulário de inscrição?

Não, apenas a universidade proponente (lead university) deve submeter o formulário de inscrição.

Uma mesma universidade pode participar da chamada com mais de um projeto?

Sim, uma mesma universidade pode participar da chamada com mais de um projeto, desde que respeitados os critérios de seleção dos parceiros (universidades brasileiras filiadas à ABRUEM). 

É obrigatória a submissão de carta de recomendação assinada por reitor ou vice-reitor?

Sim, a submissão desse documento é obrigatória em papel timbrado pela universidade. Caso o reitor ou vice-reitor de sua instituição estejam indisponíveis para elaborar e assinar a carta, é necessário que os proponentes façam o upload do documento assinado pela pessoa que ocupe o cargo mais alto na universidade abaixo do reitor ou vice-reitor. 

Os proponentes não selecionados serão contatados por e-mail ao término da chamada?

Não, apenas os proponentes selecionados serão contatados por e-mail ao término da chamada; os demais deverão verificar os resultados nesta página na data de 01/03/2018. Caso desejem, os proponentes não selecionados poderão entrar em contato conosco por e-mail solicitando feedback de nossa equipe, que será encaminhado dentro de 1 (um) mês após submissão do pedido.

A universidade proponente deve ser britânica?

Não, a universidade proponente pode ser uma universidade tantro brasileira como britânica. 

Outras dúvidas

Por favor, entre em contato conosco enviando um e-mail para contato@britishcouncil.org.br