O British Council no Brasil está lançando, em 17 de junho de 2019, a quarta edição da chamada Capacitação e Internacionalização para o Ensino Superior, parte do programa Universidades para o Mundo

Resultado do trabalho conjunto de diversas partes interessadas no Reino Unido e no Brasil (DIT, UUKi, Capes, Abruem, Faubai e Confap, entre outras), o objetivo do programa é fortalecer competências e capacidades para a internacionalização das universidades brasileiras, baseando-se no conhecimento e na experiência das instituições de ensino superior do Reino Unido nesse campo e com o objetivo de fortalecer parcerias Reino Unido-Brasil através do compartilhamento de conhecimento. O financiamento visa a fortalecer parcerias Reino Unido-Brasil enquanto auxilia as instituições brasileiras de ensino superior a operacionalizar a implementação de seus planos de internacionalização aprovados pelo Capes PrInt.

Os resultados esperados incluem: ferramentas para monitorar e oferecer suporte à implementação de planos de internacionalização; intercâmbio de conhecimentos e práticas entre universidades britânicas e brasileiras no que toca à operacionalização e à garantia de qualidade dos planos de internacionalização; e vínculos e parcerias mais fortes entre as instituições, dando continuidade ao trabalho conjunto pela internacionalização. 

O objetivo geral da chamada é dar suporte à implementação efetiva dos planos de internacionalização, desenvolver indicadores e padrões de conhecimento compartilhado sobre avaliações e planos, de acordo com seus objetivos estabelecidos, e fornecer informações e suporte a políticas nacionais para monitoramentos e medições futuras dos impactos dos esquemas de internacionalização. O trabalho conjunto entre as instituições de ensino superior britânicas e brasileiras deve refletir um alinhamento e um interesse claros entre as instituições, o que pode levar a acordos formais e parcerias mais fortes no futuro. Uma compreensão do contexto local e das ações para responder aos acordos e regulamentos institucionais nos países parceiros, bem como a possibilidade de financiamento de linhas de atividades para entregar o projeto, agregarão valor às propostas apresentadas. 

Expressão de Interesse – para universidades britânicas apenas (22 de maio a 7 de junho de 2019)

A primeira etapa desta chamada foi aberta para que universidades do Reino Unido expressassem seu interesse em estabelecer parcerias com instituições brasileiras (de 22 de maio a 7 de junho de 2019). O objetivo desta primeira etapa foi oferecer às universidades brasileiras uma lista de universidades britânicas interessadas nessa oportunidade e facilitar o processo de triagem de candidaturas conjuntas (Reino Unido-Brasil) com base em interesses e alinhamento de missões. Com base nas respostas, foi compilada uma lista de universidades do Reino Unido. Ela pode ser consultada como um dos documentos de apoio a esta chamada (será disponibilizada nesta página a partir de 17 de junho).

Envio de Propostas (17 de junho a 31 de julho de 2019)

A segunda etapa, a publicação da chamada, requer a candidatura conjunta de propostas com os principais pesquisadores responsáveis no Brasil e no Reino Unido. A chamada estará aberta para inscrições de 17 de junho a 31 de julho de 2019.  Por favor, veja os documentos de apoio na área de downloads no final desta página para mais detalhes.