PESQUISADORES PRINCIPAIS |
- Waleska Teixeira Caiaffa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Jennifer Mindell, University College London (UCL)
|
QUANDO ACONTECEU |
2015 - 2016
|
Saúde urbana é um campo relativamente novo na medicina, dedicado a analisar o impacto da urbanização na saúde das pessoas, para o bem e para o mal. A área ganhou atenção em 2007, quando metade da população mundial passou a habitar zonas urbanas.
Para compartilhar conhecimento entre pesquisadores de diversas instituições brasileiras, bem como da University College London, a Universidade Federal de Minas Gerais sediou um workshop para discutir os indicadores de uma cidade saudável.
O evento durou uma semana e reuniu, em Belo Horizonte, 15 pesquisadores brasileiros em início de carreira, 13 do Reino Unido e cinco tutores dos dois países. Waleska Caiaffa e Jennifer Mindell tiveram o mesmo papel, dividiram todas as tarefas e ministraram juntas o workshop.
Principais resultados
Os pesquisadores em início de carreira tinham experiências diferentes, incluindo planejamento urbano, geografia e estatística. Em comum, todos estudaram questões de saúde dentro do contexto urbano.
Durante o workshop, além da leitura de artigos e discussões, o grupo pode conhecer áreas de intervenções urbanas avaliadas pela área de saúde — eles visitaram lugares com alto e baixo nível socioeconômico, de favelas a partes mais urbanizadas da cidade de Belo Horizonte.
O evento teve dois temas específicos, ambos requisitos essenciais em termos de vida urbana: moradia e transporte. Segundo a professora Waleska, eles englobam atividade física, questões de controle vetorial, nutrição, segurança, lazer, cultura e poluição do ar.
Conheça os principais impactos deste estudo e os produtos gerados a partir dele no one-pager disponível para download no final desta página.