O programa Garotas STEM busca impactar meninas que, ainda em idade escolar, enfrentam os desafios para seu engajamento nas áreas de ciências.
Ao desconstruir estereótipos e apresentar modelos inspiradores, por exemplo, o projeto busca dar suporte a profissionais de educação que tenham projetos que incentivem e ampliem a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação e sejam voltados para alunas de Ensino Fundamental e Médio.
Objetivos da chamada Garotas STEM
- Envolvimento de meninas e mulheres na área de STEM
- Incentivo a liderança feminina nos projetos
- Colaboração com o Reino Unido
- Colaboração com espaços não formais de ensino (museus, centros de ciência, ONGs e associações, etc)
- Foco em Equidade, Diversidade e Inclusão (pessoas com deficiência, comunidades indígenas ou quilombola, equidade racial).
Garotas STEM – 2ª edição
Em sua segunda edição, o programa vai selecionar até 30 projetos de incentivo ao envolvimento de meninas e mulheres nas áreas de STEM, com foco em tecnologia, e de colaboração entre escolas, universidades e espaços não formais de ensino.
Etapas
1ª ETAPA – OFICINAS PARA PROFESSORES E LÍDERES ESCOLARES
Composta por 4 sessões on-line de palestras para professores e outros líderes escolares, abordou a importância do desenvolvimento de projetos que incentivem a participação de meninas na ciência, além de dicas e orientações em relação à elaboração e gestão de projetos.
Veja os vídeos abaixos para acompanhar a Primeira Etapa do Garotas STEM: