O material didático “Meninas na Escola, Mulheres na Ciência – Ferramentas para Professores da Educação Básica” reúne técnicas e recursos que podem ser usados para incentivar o gosto e o interesse de meninas por matérias nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês).

A publicação pode ser baixada gratuitamente na área de downloads no final desta página. O conteúdo pode ser aproveitado por professores que desejam abordar, em sala de aula, o tema das mulheres na ciência, com o objetivo de estimular novas abordagens que coloquem meninas e meninos em pé de igualdade como protagonistas de suas histórias.

A primeira seção, “Sobre meninas, mulheres, educação e ciência”, fala sobre a presença de mulheres na ciência e alguns dos desafios enfrentados por elas desde a escola até a universidade. Já a seção “Questões de gênero: eu, a escola e a sociedade” traz ferramentas para avaliar a sensibilidade em relação às questões sobre igualdade entre homens e mulheres em diferentes dimensões. 

A parte final da publicação, “Experiências e ações: por mais meninas e mulheres na ciência”, traz exemplos de referência para o planejamento de aulas e a oferta de experiências em sala de aula.

Faça o download:

Veja também