Inspira Ciência - formação de professores da educação básica

O que é o Inspira Ciência?

Inspira Ciência é um programa de formação de professores que tem como objetivo estimular um ensino de ciências vibrante na educação básica.

Foi criado em 2018, sendo uma iniciativa realizada pelo Museu do Amanhã e o British Council. A partir de 2019, o programa passa a contar com o patrocínio da IBM.

O que compõe o programa?

O programa oferece oficinas e debates com profissionais do museu e convidados, discutindo temas como astronomia, geologia, história da ciência e outros campos do conhecimento.

A formação aborda também questões do cotidiano de sala de aula como competências essenciais no contexto da BNCC, práticas de ensino por investigação, ferramentas de aprendizagem e produção de planos de aulas.

Os participantes têm acesso a conteúdos e ferramentas produzidas pelo Museu do Amanhã para utilizá-los em sala de aula ou no próprio museu como um laboratório para criar ou inovar em suas práticas de ensino.

Por que o Inspira Ciência é importante?

A importância do direito à educação de qualidade para todas as crianças é um tema central nas discussões e, nesse sentido, um enfoque a mulheres e meninas na ciência é destaque no programa, sendo também tema de outra parceria do British Council com o museu.

Plataforma Inspira Ciência

Lançada em 2020, a plataforma Inspira Ciência é um repositório dos principais resultados e atividades do programa.

No website, você pode localizar planos de aula para o ensino de Ciências, bem como pequenos experimentos e atividades de baixo-custo que podem ser conduzidas em sala de aula.

A plataforma guarda também as publicações "Inspira Ciência" e conta com artigos escritos pelos professores que participaram de edições anteriores do Inspira Ciência e planos de aulas construídos por professores participantes.

A edição tem, além disso, a participação de especialistas como Alexandre Cherman, da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Eduardo Penteado, da União Astronômica Internacional, Maria do Carmo Xavier, difusora do programa Core Skills, também do British Council, e Ana Carolina da Hora, criadora do Computação da Hora.

Através da plataforma on-line é possível obter acesso à primeira publicação do programa, com a temática de "Um Laboratório Portátil de Planos de Aula".   

Edição 2020 do Inspira Ciência

Em 2020, após três edições presenciais bem sucedidas para professores das redes pública e particular do estado do Rio de Janeiro, o Inspira Ciência teve a sua primeira edição on-line com a participação de duzentos professores de todo o Brasil.

Links externos