Inspira Ciência

Inspira Ciência é um programa de formação de professores que objetiva estimular um ensino de ciências vibrante na educação básica. Criada em 2018, a iniciativa é realizada pelo Museu do Amanhã e o British Council e, a partir de 2019, conta com o patrocínio da IBM. 

O programa oferece oficinas e debates com profissionais do museu e convidados passando por temas como astronomia, geologia, história da ciência e outros campos do conhecimento. Além disso, aborda questões do cotidiano de sala de aula como competências essenciais, ferramentas de aprendizagem e produção de planos de aulas. Os participantes ainda têm acesso a conteúdos e ferramentas produzidas pelo Museu do Amanhã para utilizá-los em sala de aula ou no próprio museu como um laboratório para criar ou inovar em suas práticas de ensino. 

A seleção para participar do programa contempla a pluralidade de participantes incluindo professores de diferentes etapas da Educação Básica, de ensino público e particular, localização da escola, bem como gênero e etnia. Os encontros são presenciais e acontecem no Rio de Janeiro, no próprio Museu do Amanhã. Professores de outras localidades também podem participar do processo seletivo, desde que arquem com as próprias despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem. A participação no programa, por sua vez, é gratuita.

As inscrições foram encerradas em 5 de maio de 2019. Clique aqui para ver os professores selecionados.

Links externos