A pesquisa “Panorma de educação STEM no Brasil – ensino de ciências e suas tecnologias (análise de 2010-2020)”, lançada em parceria com a Fundação Carlos Chagas analisa cenários e perspectivas relacionadas à formação docente, metodologias e práticas pedagógicas na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) no Brasil. Esta publicação é parte do programa STEM Education, do British Council, que visa incentivar uma educação científica e tecnológica emancipadora, na perspectiva da educação integral baseada em evidências.
Objetivo: Apresentar um conjunto sistematizado de informações que possam contribuir com profissionais da educação e pesquisadores no debate de políticas educacionais e para novas proposições para o ensino de ciências na educação básica.
Apresentação de resultados: A pesquisa traz uma visão panorâmica do ensino de ciências na educação básica brasileira, apontando resultados bastante interessantes, principalmente, no que se refere a formação docente, além também, de outras preocupações tais como: metodologias e práticas de ensino, currículo, alfabetização e letramento científico e desigualdades (questões relativas a direitos e inclusão).
Esperamos que todas as informações e insights revelados possam ser relevantes para contribuir com o fortalecimento e o reconhecimento da importância estratégica do ensino de ciências e suas tecnologias em todo o processo de escolarização.