A publicação Educação científica nas escolas: conexões entre Brasil e Reino Unido reúne o extrato de palestras realizadas na programação do STEM Education Hub e aborda temas como ciência cidadã, pedagogias críticas, decolonialidade, diversidade, capital científico e comunicação científica, explorando também as possibilidades e conexões entre a ciência no Brasil e no Reino Unido.
O material é o resultado da reunião de uma série de palestras em que pesquisadores e professores dedicados a levar novo oxigênio para o ensino de ciências, compartilham suas experiências, editadas em formato de livro digital, que oferece caminhos e links para enriquecer a leitura e levar aos professores de ciências novas ideias e abordagens, dentro de um conceito amplo de pedagogia crítica.
O conteúdo busca inspirar professores de ciências a levar para suas salas de aula e suas turmas um modo de apoiar a aprendizagem em métodos baseados em pesquisa, com abordagens criativas e apoiadas na diversidade, capazes de renovar o interesse pela aprendizagem da ciência.
Oportunidades de mobilidade, reflexão, estudo e experimentação coletiva entre os dois países nas áreas de STEM e o fortalecimento da cultura de uso de evidências de pesquisa para uma ação educacional reflexiva e orientada para a promoção da cidadania, da equidade e do desenvolvimento sustentável são uma espécie de síntese do STEM Education Hub.
O objetivo de mutualidade do STEM Education Hub: colaboração em via de mão dupla entre Reino Unido e Brasil, evidenciada em diversas experiências em espaços formais e não-formais de ensino. O conteúdo busca explorar o espaço para incrementar a colaboração internacional na educação básica, ensino superior e centros de ciência.
Baixe a publicação abaixo, em inglês e português, na seção de 'Downloads' abaixo: