Em 1945, o British Council inicia oficialmente sua atuação no país, com uma missão que continua até os dias atuais: fortalecer os laços entre o Brasil e o Reino Unido por meio da construção de relações mutuamente benéficas nas áreas de artes, educação e língua inglesa.
Naquela época, isso era realizado com a distribuição de bolsas de estudos que permitiam que brasileiros estudassem e fizessem estágios em instituições do Reino Unido. Foi com uma de nossas bolsas que Lieselotte Hoeschl Ornellas - que se formou em enfermagem após ser inspirada pela história da enfermeira britânica Florence Nightingale - viajou para a Inglaterra para estudar a alimentação da população durante o período do pós-guerra.
Personalidades britânicas, como o poeta John Lehmann, viajaram ao Brasil para dar conferências e palestras, enquanto brasileiros ilustres, como o professor André Dreyfus e o pianista Oriano de Almeida, foram ao Reino Unido realizar visitas técnicas e conhecer instituições locais, trazendo para a realidade o conceito de relações mutuamente benéficas.
Nos anos 1940, o British Council traz ao Brasil uma exposição de cenários do teatro britânico que chama atenção dos jornais locais. A exibição seria um prelúdio das nossas atividades nas décadas seguintes.