Os anos 2010 são marcados pelas edições dos jogos olímpicos e paralímpicos de Londres 2012 e Rio 2016. A transição da tocha olímpica aproxima ainda mais os países, com uma série de iniciativas lideradas pelo British Council para fomentar as relações culturais neste período.

Entre 2012 a 2016, o programa British Council Transform conecta Brasil e Reino Unido por meio das Artes, incluindo Teatro, Música, Literatura, Dança, Museus e Cinema.

Na área da Educação, iniciativas como o programa Ciência sem Fronteiras impulsionam a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros em universidades britânicas. Além disso, passamos a operar no Brasil uma série de programas de estímulo à capacitação e cooperação científica com recursos do Newton Fund, fundo de fomento à pesquisa e inovação lançado pelo governo britânico em 2014 que visa promover o desenvolvimento social e econômico em países emergentes.

O ano de 2016 também testemunha uma das maiores campanhas globais realizadas pelo British Council nos últimos anos. Intitulada Shakespeare Lives, a campanha celebra os 400 anos da morte de Shakespeare e sua influência nas culturas britânica e mundial. No Brasil, promovemos debates, performances teatrais e exibição de filmes. Um dos pontos altos acontece durante a Flip deste ano, em que o British Council participa com uma casa parceira, a Shakespeare House, oferecendo uma programação totalmente dedicada ao Bardo. A campanha também inclui seminários para professores de inglês e atividades para alunos da Educação Básica, com destaque para um concurso cultural para escolas de todo o Brasil.

Debate: Admirável Mundo Novo na Shakespeare House. Foto: Bruno Leão
Debate "Admirável Mundo Novo" na Shakespeare House. ©

Bruno Leão

O pesquisador brasileiro e Mestre em Antropologia Social, Daniel Calazans Pierri, vencedor do Newton Prize em 2018.
O pesquisador brasileiro e Mestre em Antropologia Social, Daniel Calazans Pierri, vencedor do Newton Prize em 2018. ©

Cortesia do Foreign & Commonwealth Office.

2010

Março de 2010 

A companhia de teatro britânica GECKO apresenta O Capote, de Nikolai Gogol, em Brasília, com o apoio do British Council e do Sesi.  

Outubro de 2010

Um grupo de professores britânicos visita o Brasil para conhecer escolas e instituições de ensino do Rio de Janeiro. O objetivo da imersão no sistema educacional brasileiro é observar a integração comunitária e as atividades desenvolvidas em escolas cariocas. 

Setembro a dezembro de 2010

A XXIX Bienal de Arte de São Paulo exibe obras de mais de 10 artistas plásticos britânicos. Fazem parte da exibição nomes como Tácita Dean, Kutlug Ataman, Steve McQueen, Sue Tompkins, Susan Phillips e Jeremy Deller. 

2011

Junho de 2011

O Premier Skills, uma parceria global do British Council com a Premier League, é implementado no Brasil. O programa, que utiliza o futebol como ferramenta para engajar jovens e desenvolver suas habilidades, é lançado inicialmente no Rio de Janeiro, após a assinatura de uma carta de intenções entre o Vice Primeiro Ministro Britânico, Nick Clegg, e o Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.  

O núcleo piloto do projeto funciona na comunidade do Morro dos Prazeres, onde são oferecidas sessões de futebol e cidadania para mais de 200 jovens de ambos os sexos, com idades entre 10 e 18 anos. Além de treinarem futebol, os participantes são envolvidos em forças-tarefas para atender aos problemas da comunidade, como ações que estimulam a reciclagem de lixo e a recuperação de áreas degradadas. Tanto policiais militares como treinadores e líderes comunitários locais trabalham juntos para desenvolver as atividades com os jovens. 

2012

Março de 2012 

O British Council realiza no Rio de Janeiro o I Fórum de Língua Inglesa como Política Pública - English For All, reunindo líderes governamentais para refletir sobre o impacto transformador que o aprendizado do inglês exerce na educação. 

No mesmo mês, dez participantes do Premier Skills viajam a Londres para conhecer o centro de treinamento do Tottenham Hotspurs e participar de atividades com jovens locais promovidas pelo clube. 

Maio de 2012 

Em parceria com o Ministério da Educação do Brasil, o British Council oferece 2 mil exames IELTS e 40 mil testes de nivelamento Aptis para alunos de baixa renda candidatos ao Ciência Sem Fronteiras. O acordo é possível graças a uma doação de R$ 1,6 milhão feita pelo governo britânico por meio da campanha GREAT. Como parte da parceria, o British Council realiza palestras em universidades e distribui 2.500 livros preparatórios para o IELTS. 

Maio de 2012 a janeiro de 2013 

O British Council é um dos apoiadores da exposição Corpos Presentes (Still Being), dedicada ao escultor inglês Antony Gormley. Realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a mostra reúne esculturas e instalações do artista plástico, além de maquetes, gravuras, fotos e vídeos, e é vista por mais 550 mil pessoas. 

Junho de 2012 

Durante visita ao Brasil, o Vice Primeiro Ministro Britânico, Nick Clegg, anuncia a expansão do Premier Skills no Rio de Janeiro. Em novembro, o programa chega a São Paulo com um novo componente dedicado ao ensino de inglês, alcançando mais de mil crianças graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Sport Club Corinthians Paulista.  

Setembro de 2012 

O Ministro da Educação e Ciência do Reino Unido, David Willets, participa de uma visita a universidades brasileiras organizada pelo British Council. Na ocasião, é assinado um memorando de entendimento com o Governo brasileiro. 

No mesmo mês, o British Council apoia a visita de músicos do Sage Gateshead à cidade de São Paulo, quando é firmada uma parceria de longo prazo com o programa de educação musical e inclusão sociocultural Guri Santa Marcelina. 

4 de setembro a 2 de dezembro de 2012 

Com curadoria de Ferreira Gullar, a exposição Concrete Parallels no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, apresenta obras abstratas construídas por artistas brasileiros e britânicos nas décadas de 1950 a 1970, e inclui cerca de 100 obras de alguns dos criadores mais influentes da época, como Hélio Oiticica, Mira Schendal, Kenneth Martin e Victor Pasmore.  

7 de setembro a 7 de dezembro de 2012 

O British Council apoia a participação de Athanasios Argianas, Ian Hamilton Finlay, Saul Fletcher, Patrick Jolley, Reynold Reynolds, Rebeca Trost e Inger Lise Hansen na 30ª Bienal de Arte de São Paulo. 

25 de setembro a 25 de novembro de 2012 

Em parceria com o Sesi-SP, o British Council realiza a mostra Observadores - fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. Considerada a maior exposição de fotografias do Reino Unido realizada na América Latina até então, a mostra reúne 240 imagens de 36 fotógrafos. 

Outubro de 2012 

O British Council participa do Festival do Rio com uma programação desenvolvida em parceria com o British Film Institute. A premiere do Foco Reino Unido conta com uma exibição de Great Expections, de Mike Newell, reunindo 600 pessoas no Cine Odeon. No mesmo evento, o British Council lança oficialmente seu novo programa de Artes, o Transform. 

Um momento memorável desta edição é a projeção de The Pleasure Garden, primeiro filme de Alfred Hitchcock, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência do maestro britânico Christopher Austin, que reúne mais de 4 mil pessoas na praia Copacabana. 

A UK Universities Fair atrai 4 mil visitantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 46 universidades britânicas representadas. Durante o evento, o British Council lança o Guia Estude no Reino Unido. Posteriormente, são distribuídas mais de 50 mil cópias da publicação em 150 universidades brasileiras. 

Novembro de 2012 

O British Council apoia a primeira edição da Flupp, no Rio de Janeiro, com a vinda de Kei Miller, Naomi Alderman e Yvette Edwards. Mais de 9 mil pessoas participam das atividades. 

O Ministro dos Esportes do Reino Unido, Hugh Robertson, visita o projeto Premier Skills durante sua passagem pelo Rio de Janeiro. 

2013

Fevereiro de 2013 

Pela primeira vez, o Fórum Shakespeare ocorre em Salvador, promovendo um intercâmbio artístico multidisciplinar em torno das obras do dramaturgo.  

Abril de 2013 

Durante visita a Recife, o Ministro Britânico para Negócios, Inovação e Treinamento, Vince Cable, acompanha a assinatura de uma parceria entre British Council, Estado de Pernambuco e HSBC para levar professores do setor público para estudar inglês no Reino Unido. 

O British Council e o Ministério da Cultura realizam o Fórum Cultural Olímpico e Paralímpico no Rio de Janeiro. Com curadoria de Paul Heritage, o encontro propõe uma reflexão sobre as Olimpíadas Culturais dos jogos Rio 2016 a partir das experiências de Londres 2012. 

No fim de semana seguinte, o British Council leva ao Sesc Madureira uma mostra do Festival Unlimited, segmento da Olimpíadas Culturais de Londres que destacou o trabalho de artistas com deficiência. As atividades incluem apresentações do coreógrafo Marc Brew e do elenco da companhia Graeae, e uma exposição de desenhos de Bobby Baker. 

Maio de 2013 

O British Council apresenta, na 14ª Conferência BrazTesol, os resultados da pesquisa Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, elaborada com exclusividade para a organização pelo Data Popular. A pesquisa busca entender o interesse da classe média em aprender inglês e segue como referência para o setor. 

13 de maio a 15 de junho de 2013 

O British Council realiza em Salvador a Academia de Festivais, projeto de capacitação em produção cultural para jovens desenvolvido com o Southbank Centre e o Neojiba. O programa culmina com o Festival Southbank Centre no Pelourinho. 

23 a 27 de maio de 2013 

Em comemoração ao centenário de Benjamin Britten, o British Council apoia a encenação da versão ópera de Sonho de Uma Noite de Verão no Parque Lage, no Rio de Janeiro, atraindo 3.500 pessoas. A montagem, dirigida por André Heller-Lopes e executada pela OSB Ópera & Repertório, é indicada ao Opera Awards 2014. 

Junho de 2013 

O British Council lança a primeira chamada do Researcher Links, programa que visa apoiar a cooperação científica por meio da realização de workshops desenvolvidos conjuntamente por pesquisadores no Reino Unido e em um dos países parceiros. Entre os 18 países elegíveis, o Brasil é o que apresenta o maior número de inscrições (58) e de propostas selecionadas (7). O lançamento no Brasil foi feito em parceria com a Fapesp. 

27 de junho de 2013 a 2 de fevereiro de 2014 

O Museu de Arte de São Paulo recebe a mostra Lucian Freud: Corpos e Rostos, com curadoria de Richard Riley e Delphine Allier, do British Council, e colaboração de Teixeira Coelho, curador do Masp. David Dawson, assistente do artista, vem ao Brasil para a abertura. Prevista inicialmente para encerrar em outubro, a mostra é estendida devido ao sucesso de público: estima-se que 450 mil pessoas viram as obras de Freud no Masp. 

Julho de 2013 

O British Council organiza o evento Poesia em Performance dentro da programação da FlipMais. Representantes do movimento da poesia falada, a britânica Malika Booker e a brasileira Roberta Estrela D’Alva dividem o palco da Casa de Cultura de Paraty, em uma das mesas mais aplaudidas desta edição da Flip. 

26 de setembro a 10 de outubro de 2013 

O cineasta inglês Stephen Daldry vem ao Brasil para uma sessão especial de Billy Elliot no Complexo do Alemão. A exibição compõe a programação da Mostra Geração, segmento do Festival do Rio voltado para crianças e adolescentes que conta com o apoio do programa Transform. 

Outubro de 2013 

A UK Universities Fair reúne 70 universidades britânicas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com mais de 6.800 visitantes inscritos.  

Por meio de uma parceria com o British Council, a mostra +SENTIDOS, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe os espetáculos britânicos: If These Spasms Could Speak, de Robert Softley, Snails & Ketchup, de Ramesh Meyyappan, e Mobile/Evolution, de Claire Cunningham. Os artistas também ministram palestras e oficinas como parte das ações do programa Unlimited. 

Novembro de 2013 

O Try Rugby SP é eleito o projeto comunitário do ano pela Rugby Expo Awards 2013. O programa também recebe o Troféu Rugby Brasil da Confederação Brasileira de Rúgbi, na categoria Projeto Social de Destaque.  

Dezembro de 2013 

O Rio de Janeiro é a primeira cidade a receber o Treinamento Nesta-British Council para Empreendedores Criativos. Em 2014, novas turmas são oferecidas em Porto Alegre, Salvador, Brasília, São Paulo e Recife, com patrocínio do Sebrae. 

2014

Março de 2014

O Try Rugby se expande em São Paulo e é lançado em Minas Gerais e Santa Catarina, com 15 mil crianças participando semanalmente das atividades.

Abril de 2014

A University College London (UCL) lança sua Escola de Treinamento em Museus e o British Council oferece quatro bolsas de estudo na primeira edição do programa para profissionais brasileiros.

O British Council realiza a primeira Conferência Internacional MultiOrquestra, em Belo Horizonte. Com o tema “Talento, Gestão e Impacto”, o encontro reúne 150 profissionais do setor.

Maio de 2014

O Newton Fund é lançado oficialmente no Brasil durante a visita de Sir Mark Walport. O British Council assina contratos com Fapesp, Capes, CNPq e Confap, organizando chamadas locais bem sucedidas nos programas Researcher Links, Institutional Links e Desenvolvimento Profissional. Em 2014, promovemos 20 workshops científicos envolvendo 550 pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. 

Agosto de 2014

Durante a Flip, o British Council apoia a mesa com Mohsin Hamid e Antonio Prata. Sâo promovidos eventos sobre poesia falada e tradução literária na FlipMais, além da apresentação de Eu, Malvolio, do ator britânico Tim Crouch, que recria a peça Noite de Reis, de Shakespeare. 

O Ministério da Cultura lança o Conexão Cultura, programa federal que dá oportunidades a alunos e profissionais brasileiros do setor cultural de estudar ou realizar estágios e destacamentos em outros países. O British Council é a instituição escolhida para mapear parceiros no Reino Unido e coordenar as relações entre as organizações britânicas e brasileiras.  

O British Council convida uma delegação escocesa para uma viagem de pesquisa em Artes Visuais pelo Brasil. Usando a Bienal de São Paulo como ponto de partida, e passando por instituições culturais no Rio de Janeiro e pelo Instituto Inhotim, em Minas Gerais, a visita busca expandir colaborações e fornecer escopo para novas oportunidades entre os dois países.

Setembro de 2014

A convite do British Council, uma delegação brasileira vai ao Unlimited Festival, no Southbank Centre, em Londres. Apresentado por artistas com deficiência, o festival inclui dança, teatro, artes visuais, literatura, engajamento digital e música. 

Vencedora brasileira do prêmio Young Creative Entrepreneur na categoria Moda e Design, Camila Zupo, fundadora da Salpic Cultura, participa de um roteiro de estudos no Reino Unido. O prêmio, oferecido pelo British Council, homenageia empreendedores que trabalham com modelos de negócios inovadores e que estão envolvidos em questões sociais e culturais.

6 de setembro a 7 de dezembro de 2014

O British Council apoia a 31ª Bienal de São Paulo, trazendo trabalhos em grande escala de Imogen Stidworthy, Bruno Pacheco, Mark Lewis, John Barker, Jakob Jakobsen e Maria Berrios. 

Outubro de 2014

Filmes mudos clássicos de Hitchcock restaurados são apresentados durante o Festival do Rio, acompanhados pelo pianista Cadu Pereira. É uma coleção valiosa dos primeiros trabalhos do cineasta, desenvolvidos entre 1927 e 1929. 

Contemplada com a bolsa de estudos Lina Bo Bardi do British Council, a britânica Laura Smith vem ao Brasil desenvolver um projeto de pesquisa sobre o impacto da cultura popular brasileira no trabalho de Bo Bardi e como essa herança se traduz no design contemporâneo. 

Novembro de 2014

O British Council realiza sua maior edição da UK Universities Fair em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com a presença de 76 universidades britânicas e mais de 7 mil visitantes inscritos. 

Em parceria com as Secretarias de Educação de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o British Council treina 409 professores em cursos de Desenvolvimento Profissional Contínuo do programa Connecting Classrooms. 

O British Council traz ao Brasil a Shape Arts, organização britânica responsável pelo Paralympic Unlimited Festival de 2012 em Londres, para treinamentos em acessibilidade nas artes como preparação para os jogos Rio 2016. 

Professores de universidades públicas brasileiras participam, a convite do British Council, de um programa de conscientização na Universidade de Oxford sobre Inglês como Meio de Instrução. 

Dezembro de 2014 

O British Council apoia a exibição da artista britânica Mona Hatoum na Estação Pinacoteca, em São Paulo. Essa é sua primeira exibição solo no Brasil, com mais de 30 obras produzidas a partir dos anos 1980, incluindo esculturas, instalações, vídeos e desenhos.  

Com curadoria da economista Lidia Goldenstein, o British Council lança a publicação Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, em três volumes que abordam cultura e regeneração urbana, design e inovação, e políticas para a economia criativa. 

2015

Janeiro de 2015

O programa Unlimited leva Julie McNamara ao Janeiro de Grandes Espetáculos, em Pernambuco, onde ministra oficinas e se apresenta com a peça Let Me Stay.

Fevereiro de 2015

Recife, Porto Alegre e Curitiba recebem a UK Universities Tour, feira educacional promovida pelo British Council.

Março de 2015

British Council e Fapesp promovem 16 workshops do Newton Fund Researcher Links para pesquisadores de São Paulo e do Reino Unido. 

A 2ª Conferência Internacional MultiOrquestra reúne 200 pessoas no Rio de Janeiro. Patrocinado por BNDES e Arts Council England, o evento é parte do calendário oficial de comemorações dos 450 anos da cidade.

O Try Rugby chega ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, beneficiando 1.300 crianças em atividades permanentes e mais de 10 mil em atividades eventuais.

Maio de 2015

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council traz a escocesa Stef Smith a São Paulo para ministrar oficinas e palestras sobre “Estruturas Dramáticas não Convencionais para o Teatro”.

Junho de 2015

O British Council e a Fundação Itaú Social lançam a publicação Formação de lideranças escolares na Inglaterra: reflexões para o Brasil e promovem um ciclo de debates com a participação do inglês Andy Reid, um dos especialistas mais respeitados da área.

O Programa British Council de Tradução Literária promove debates em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty (durante a Flip), com foco em poesia inglesa moderna e ficção contemporânea brasileira.

No Rio de Janeiro, o British Council realiza o seminário Museus e seus públicos, com a participação de Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives, e Jean Franczyk, diretora adjunta do Science Museum. Em seguida, os especialistas participam do 7º Encontro Paulista de Museus, onde falam sobre acessibilidade cultural e storytelling.

Marc Brew, bailarino e coreógrafo baseado na Escócia, realiza uma residência artística com Gisele Calazans no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Este intercâmbio é apoiado pelo programa Unlimited.

O projeto Herbário Virtual-Reflora, iniciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, alcança a marca de 1 milhão de imagens de amostras botânicas disponibilizadas online e celebra parceria com o British Council.

O Museu do Amanhã e o Science Museum de Londres assinam acordo de parceria com a intenção de promover o intercâmbio de exposições e equipes e formação de professores. A aproximação se deu com o apoio do British Council.

18 de julho a 18 de outubro 2015

A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a exposição A Paisagem na Arte: 1690-1998 | artistas britânicos da coleção da Tate, com o apoio do British Council.

31 de julho e 3 de agosto de 2015

Junto ao Celebra, programa de Cultura do Rio 2016, o British Council oferece treinamentos sobre acessibilidade em espaços culturais conduzidos pela instituição britânica Shape Arts.

Agosto de 2015

Divulgação de pesquisas inéditas sobre o ensino do inglês no Brasil e debates sobre cooperação internacional marcam os 70 anos do British Council no país, em eventos no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

O British Council traz mais uma vez ao Brasil a metodologia NESTA para profissionais ligados ao empreendedorismo criativo, treinando agentes de desenvolvimento local e gestores de equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

Com o intuito de fomentar a colaboração em pesquisa entre Brasil e Escócia na área de gestão ambiental, o British Council e o Connected Scotland apoiam workshops em São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Setembro a novembro de 2015

Promovendo a publicação Diálogos de Economia Criativa entre Brasil e Reino Unido, lançada em 2014, o British Council organiza debates em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

21 a 25 de setembro de 2015

O British Council realiza a primeira edição do Museum Academy no Brasil, em correalização com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O curso aborda desenvolvimento de públicos e é ministrado por Bill Griffiths, diretor de programas do Tyne & Wear Archives.

Outubro de 2015

Para celebrar a Copa do Mundo de Rúgbi que ocorre no Reino Unido, o Consulado Geral Britânico e o British Council promovem demonstrações e clínicas do esporte na praia de Copacabana.

Na 9ª Mostra Conexões de Teatro Jovem, 200 estudantes, entre 12 e 19 anos, encenam textos inéditos dos autores Dib Carneiro Neto, Marcelo Romagnoli, Stef Smith e Dennis Kelly em São Paulo.

A UK Universities Fair acontece em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com a participação de mais de 60 universidades britânicas.

Novembro de 2015

O British Council apoia a FLUPP pelo quarto ano consecutivo. Entre os autores convidados, está a slammer e romancista inglesa Joelle Taylor. 

2016

Em breve.

2017

Em breve.

2018

Em breve.

2019

Em breve.

Continue acompanhando nossos projetos mais recentes acompanhando nosso trabalho no Brasil.