A virada do milênio marca o crescimento no fomento aos estudos no Reino Unido, por meio do lançamento do Education UK (atual Study UK). Para a ocasião, o British Council trouxe ao Brasil o Professor Anthony Giddens, diretor da London School of Economics.  

Com esse enfoque, foram organizadas feiras educacionais durante toda a década de 2000 no Brasil, com a presença de universidades e instituições de ensino das mais diversas cidades do Reino Unido. 

Nas Artes, destacamos a segunda edição do seminário Mudando de Cena, realizado pela primeira vez em 1999. Apoiado pelo British Council e conduzido pelo britânico Paul Heritage, criador do People’s Palace Projects da University of London, o seminário discute como o teatro pode ser uma ferramenta para a construção da cidadania. Paul Heritage realiza apresentações de teatros sobre temas como a AIDS, utilizando metodologias do Teatro do Oprimido, em presídios do Brasil. 

A visita de Suas Altezas Reais, o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha, em 2009, fecha a década de 2000. 

Destaques do período 

ACOMPANHE A SEGUIR OUTROS DESTAQUES DAS ATIVIDADES DO BRITISH COUNCIL NOS ANOS 2000. 

O britânico Paul Heritage realiza apresentações de teatro em presídios brasileiros, com temas como AIDS. Em seu projeto, Heritage utilizava o Teatro como ferramenta para a construção da cidadania. A imagem foi publicada no Annual Report de 2000-2001 do British Council.  ©

John Spaull

2000

Janeiro de 2000 

A cantora brasileira Elza Soares recebe da BBC o título de Cantora do Milênio. Para marcar a ocasião, o British Council e a BBC organizaram uma celebração, com apresentação de Elza. O show foi transmitido mundialmente pela rede de rádio e televisão. 

Junho de 2000 

Ao lado da Fiocruz e do Natural History Museum of London, o British Council organiza o Simpósio Internacional de Evolução Molecular, no Rio de Janeiro. A ocasião promove o encontro e o intercâmbio de ideias entre cientistas e pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.  

Agosto de 2000 

A exibição “Cerâmica Britânica - do Pós-Guerra à Atualidade”, com peças de cerâmica produzida por artesãos e artistas contemporâneos do Reino Unido, acontece no Espaço dos Correios, no Rio de Janeiro. São exibidas, ao todo, mais de 90 peças de 45 artistas, com nomes como Bernard Leach, Claire Curneenn, Robert Cooper e Jill Crowley. A curadoria é de Janice Tchalenko. 

A coletânea de cerâmica é exibida também em Salvador e em São Paulo. Nesta última,  a exibição de peças de cerâmica inaugura o Centro Brasileiro Britânico, onde está localizado o atual escritório do British Council. 

Agosto de 2000 

A mostra “Novo Vídeo Britânico” exibe trabalhos de audiovisual realizados entre 1993 e 1997, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Uberlândia. 

São filmes de performances artísticas e conceituais de nomes como Sam Taylor-Wood, Georgina Starr e Edward Lipski. 

Outubro de 2000 

A terceira edição da feira educacional Education UK, especializada em ensino no Reino Unido, acontece no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba. Participam da exibição educacional mais de 30 instituições britânicas, como universidades, colégios e escolas de ensino profissionalizante. 

Novembro de 2000 

Os 9 atores da companhia de teatro britânica Young Vic desembarcam no Brasil para apresentar um espetáculo baseado em “As Mil e Uma Noites”. Eles se apresentam nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Piracicaba e Ribeirão Preto. 

2001

Junho de 2001 

Com a exibição Satellites of Fashion, o British Council traz ao Brasil designers e artistas que estão na vanguarda da moda britânica.  

A mostra acontece durante a Semana de Moda de São Paulo e do Rio de Janeiro e conta com a apresentação de 88 acessórios como chapéus, bolsas e sapatos de 41 designers do Reino Unido. Nomes como Phillip Treacy, Vivienne Westwood, Patrick Cox, Rachel Bratt e Darell Skull tem suas peças exibidas no país. 

Agosto de 2001 

A mostra Landscapes é exibida no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro. A exposição é composta por 50 peças de 19 artistas na vanguarda da arte contemporânea no Reino Unido, que apresentam suas visões e ideias em relação a paisagens.  

Nomes como Tacita Dean, Wolfgang Tillmans, Michael Raedecker, Paul Noble e Mariele Neudeker tem obras expostas como parte de Landscapes. A curadoria é de Ann Gallagher. 

Landscapes é a primeira exibição internacional apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, que foi inaugurado em 1996. Em seguida, a exposição é apresentada no Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista. 

2002

Março a junho de 2002 

Para a XXV Bienal de Arte de São Paulo, o British Council apoia a exibição de peças do artista plástico irlandês William Doherty, especializado no uso de fotos e vídeos par a construção de suas narrativas. 

Na mostra especial “Iconografias Metropolitanas – Londres" são exibidas obras de Glenn Brown, Michael Landy, Keith Tyson e Gillian Wearing. 

Julho de 2002 

O British Council apoia a realização da 10ª edição do Festival Anima Mundi, com a presença do diretor de cinema britânico Peter Long, um dos responsáveis pelo filme “A Fuga das Galinhas”. 

Agosto de 2002 

Em conjunto com a Firjan e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, o British Council realiza um seminário sobre o setor de óleo e gás no Reino Unido e as oportunidades educacionais britânicas para profissionais da área. A atividade acontece no Rio de Janeiro. 

Setembro de 2002 

Em Porto Alegre, o ciclo Vídeo-dança Itaú Cultural – Mostra The British Council/Forward Motion apresenta vídeos de coreógrafos contemporâneos do Reino Unido. 

Outubro de 2002 

A 11ª edição do Panorama Rio de Arte e Dança recebe o apoio do British Council. O evento conta com a presença de convidados internacionais como Gary Stevens. 

Novembro de 2002 

A quinta edição da Education UK Fair traz ao Brasil representantes de 36 universidades e colégios britânicos, para conversar com alunos brasileiros sobre educação e oportunidades em suas instituições de ensino. 

Dezembro de 2002 

O British Council organiza o prêmio Real UK em 16 países, inclusive o Brasil. Trata-se de um concurso universitário que leva estudantes para realizar uma viagem com o objetivo de conhecer o verdadeiro Reino Unido. Ao todo, foram selecionados 35 adolescentes de todo o mundo.  

2003

Março de 2003 

No Rio de Janeiro e em parceria com o Ministério da Justiça, o British Council organiza o seminário “Penas Alternativas: A Experiência do Reino Unido e do Brasil”, sobre alternativas ao encarceramento. A baronesa Vivien Stern, uma das maiores experts mundiais no assunto vem ao país para participar das discussões. 

Julho de 2003 

Com o apoio do British Council, o programa de televisão Mochilão MTV, apresentado por Fernanda Lima, desembarca em Londres para uma edição dedicada ao Reino Unido, com direito a visitas a cidades como Cardiff, Edimburgo e Manchester. 

Julho de 2003 

O British Council traz ao Brasil a exibição Space Invaders, com projetos, maquetes e ilustrações de projetos arquitetônicos inovadores do Reino Unido. Participam da mostra mais de 15 escritórios de arquitetura da Grã-Bretanha, que buscam canalizar as realidades urbanas. 

No Rio de Janeiro, Space Invaders fecha a 1ª Mostra Internacional Rio Arquitetura. 

Agosto de 2003 

Para a Festa Literária Internacional de Parati, no Rio de Janeiro, o British Council traz ao Brasil grandes nomes da literatura do Reino Unido, como Eric Hobsbawn, Julian Barnes e Hanif Kureishi, com o apoio de suas editoras brasileiras. 

Dezembro de 2003 

No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o British Council organiza uma exposição de Rachel Whiteread, considerada a melhor escultora inglesa contemporânea. São exibidas 21 de suas peças. 

2004

Maio de 2004 

O britânico Rob Allen, especialista em segurança pública, vem ao Brasil a convite do British Council para participar de um seminário sobre penas alternativas, organizado pelo Ministério Público, em Brasília. 

Setembro a dezembro de 2004 

A XXVI Bienal de Arte de São Paulo exibe uma seleção de obras dos britânicos Mike Nelson, David Batchelor e Simon Starling, com o apoio do British Council. 

Outubro de 2004 

No Rio de Janeiro, o festival RioCenaContemporânea conta com a presença dos dramaturgos britânicos Sarah Kane e Edward Bond, com o apoio do British Council. 

Outubro de 2004 

Para a Education UK Fair, o British Council traz ao Brasil representantes de 30 universidades do Reino Unido. 

Outubro de 2004 

Na ocasião da 13ª Edição do Panorama RioArte de Dança, o British Council traz ao Brasil a coreógrafa espanhola radicada no Reino Unido, Maria La Ribot. Ela realizou workshops com dançarinos e não-dançarinos brasileiros. 

Novembro de 2004 

A exposição itinerante do British Council, Still Life, chega ao Brasil depois de passar por México e Colômbia. São exibidas mais de 35 pinturas de artistas consagrados como Patrick Caufield, Gary Webb, Anna Barribal, Christina Mackie, Rebecca Warren e Mike Nelson, centradas na temática da natureza morta. A curadoria é de Ann Gallagher e de Katia Canton. 

No Rio de Janeiro, Still Life é exibida no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

2005

Maio de 2005 

O British Council organiza a Conferência Internacional de Dança, no Rio de Janeiro, para discutir os caminhos da dança contemporânea. Entre os convidados britânicos está Mark Ball, diretor do Festival Fierce! O programa tem curadoria de Jane Greenfield. 

Junho de 2005 

Em parceria com o Consulado do Reino Unido no Rio de Janeiro, o British Council organiza um workshop na área de óleo e gás, com a presença do britânico Gareth Cooke do Conselho de Aptidões para o setor de Petróleo e Gás do Reino Unido. 

Julho de 2005 

O British Council organiza a exibição “Henry Moore: Uma Retrospectiva”, em homenagem ao artista plástico britânico Henry Moore. A exposição acontece no Rio de Janeiro, no Paço Imperial, em São Paulo, na Pinacoteca, e em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil. 

São exibidas 117 das renomadas esculturas de Moore, em bronze e pedra, e também são apresentadas 50 gravuras e outras obras de Moore, como maquetes em gesso, desenhos, fotografias e objetos coletados por Henry Morre, considerado um dos grandes nomes da arte contemporânea do Reino Unido. 

A mostra acontece em celebração ao aniversário de 60 anos do British Council no Brasil, e conta com o apoio da Companhia Siderúrgica Nacional e da Henry Moore Foundation. A curadoria é de David Mitchinson. 

Ao todo, mais de 200 mil pessoas acompanharam a exibição de Henry Moore no Brasil. 

Outubro de 2005 

Como parte do Festival do Rio, o British Council organiza uma exibição do documentário ”Favela Rising”, que conta a trajetória do AfroReggae, na sede do Rio de Janeiro. 

Outubro de 2005 

A 8ª edição da Feira de Educação Britânica é realizada nas cidades de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O evento é organizado pelo British Council e conta com representantes de 25 escolas de idiomas, universidades e instituições de ensino da Grã-Bretanha. 

2006

Março de 2006 

O consultor musical Andrew Bennet, da BBC Scottish Symphony Orchestra, realiza uma palestra no British Council, sobre como a visita de grupos culturais internacionais pode ajudar o mercado local. Na ocasião, a orquestra da BBC também se apresenta no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Ilan Volkov. 

Setembro a dezembro de 2006 

Os britânicos Goshka Makuga, Simon Evans, Susan Turcot e Tacita Dean apresentam suas obras em São Paulo, durante a XXVII Bienal de Arte. 

Novembro de 2006 

Como parte do programa TIPD (Teachers International Professional Development) e em parceria com a Secretária de Educação do Rio de Janeiro, o British Council traz ao Brasil um grupo de professores britânicos para visitar escolas brasileiras nas cidades de Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. O projeto permitia que professores do Reino Unido visitassem escolas em outros países, para realizar uma troca de conhecimentos e realidades. 

2007

Abril de 2007 

Sua Alteza Real, o Príncipe Andrew, visita o British Council para um encontro com profissionais brasileiros contemplados com bolsas de estudos do Programa Chevening. 

Junho de 2007 

Para a edição de 2007 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o British Council promove a vinda dos escritores britânico Will Self, conhecido por obras como Cock & Bull e Dorian, An Imittation, e Ahdaf Soueif, autora de “O Mapa do Amor”. 

Julho de 2007 

O projeto Liderança nas Escolas é realizado pelo British Council em 25 colégios públicos brasileiros, como resultado de uma parceria com o governo federal.  O programa buscava incentivar a troca de experiências entre profissionais do Brasil e do Reino Unido. 

Outubro de 2007 

Em parceria com o Sesi, o British Council lança o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, que busca fomentar o surgimento de novos textos teatrais e o interesse de adolescentes e jovens nas artes dramáticas. 

2008

Janeiro de 2008 

São abertas as inscrições para o Artists Links, o programa do British Council que fomenta intercâmbio e residência artística no Reino Unido. A atividade é realizada em parceria com o Arts Council England e premia brasileiros que atuam em diferentes linguagens artísticas com viagens a instituições no Reino Unido para o fomento da troca de conhecimentos. 

Maio de 2008 

O British Council organiza o Programa Embaixadores do Clima, como resposta às mudanças climáticas. A iniciativa é realizada em parceria com a UNESCO e levou jovens brasileiros para o Reino Unido e o Japão, para treinamentos sobre o clima e uma participação na reunião de líderes do G8. 

O Embaixadores do Clima também engajou mais de alunos e professores brasileiros das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife em atividades educativas sobre meio ambiente e preservação. 

2009

Maio de 2009 

Em sua quarta viagem ao Brasil, Sua Alteza Real, o Princípe de Gales, acompanhado de Sua Alteza Real, a Duquesa da Cornualha, visita o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e conversa com participantes do projeto De Olho no Clima, organizado pelo British Council . 

Julho de 2009 

Como parte da Prime Minister’s Global Fellowship, um grupo de 30 estudantes e jovens britânicos desembarca no Brasil para realizar um intercâmbio e uma troca de conhecimentos com diversas instituições brasileiras. Entre as atividades, eles recebem aulas de Língua Portuguesa. O British Council realiza a atividade em parceria com a Cultura Inglesa. 

A década de 2010 vai testemunhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Londres e no Rio de Janeiro, e o programa Shakespeare Lives, que celebra a vida e obra do Bardo. Acompanhe na página dedicada aos anos 2010.