Nos anos 1980, as atividades do British Council no Brasil são marcadas por uma intensa atividade cultural com exposições, peças teatrais e apresentações musicais sendo realizadas em todo o país.  

Grandes nomes britânicos como David Glass e a renomada companhia de teatro Actors Touring Company realizam mega-turnês pelo Brasil passando por cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal, Belém e até mesmo Blumenau. 

A distribuição de bolsas de estudos continua a apoiar estudantes brasileiros em suas viagens de estudos ao Reino Unido e há também uma troca de conhecimento realizada por meio da visita de professores e pesquisadores britânicos a universidades e instituições de ensino Brasil e da ida de grupos de profissionais brasileiros para a Grã-Bretanha.   

Entre 1988 e 1989, o British Council assina um acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com o objetivo de facilitar a ida de 500 estudantes da pós-graduação para instituições de ensino do Reino Unido, entre os anos de 1990 e 1995. 

Destaques do período

Veja momentos marcantes do nosso trabalho entre 1980 e 1989.

Exposição "The Age of Shakespeare" realizada em 1980 no Museu de Arte de São Paulo. Reprodução do British Council Annual Report 1979-80.
Exposição "The Age of Shakespeare" realizada em 1980 no Museu de Arte de São Paulo. ©

Reprodução do British Council Annual Report 1979-80. 

Um grupo de sete bibliotecários agrícolas do Brasil visita o Instituto de Produtos Tropicais no Reino Unido. Esta foi uma das 47 missões de estudo organizadas pelo British Council durante o ano de 1980. Reprodução do British Council Annual Report 1979-80.
Um grupo de sete bibliotecários agrícolas do Brasil visita o Instituto de Produtos Tropicais no Reino Unido. Esta foi uma das 47 missões de estudo organizadas pelo British Council durante o ano de 1980. ©

Reprodução do British Council Annual Report 1979-80.

1980

7 de janeiro de 1980

Uma exposição de livros técnicos britânicos sobre Medicina e Meio Ambiente é inaugurada em duas bibliotecas públicas de Recife, em uma atividade organizada pelo British Council. 

15 de janeiro de 1980

Em parceria com a Fundação Nacional de Arte, o British Council inaugura a exposição Cratilismo - O Artista Inglês e a Palavra, em Brasília. A exibição acontece na Galeria Oswaldo Goeldi e reúne obras de Ian Breakwell, John Furnival, David Lavarett, Tom Phillips, Jeff Instone e Dom Silvester Houedard que fazem parte da Coleção de Arte do British Council.  

Março de 1980

Com o apoio do British Council, o professor David Pallot, da University of Leicester, dá um curso sobre Embriologia Experimental na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. No mês seguinte, é a vez do professor Roger Hainsworth, da Leeds University, ministrar um curso sobre Fisiologia Cardiovascular na UFPE. 

Abril de 1980

Juntamente com um grupo de outros profissionais da América Latina, a Dr. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, uma das primeiras arte-educadoras do Brasil, viaja ao Reino Unido para um curso sobre Arte na Educação, desenvolvido pelo British Council. 

17 a 19 de Junho de 1980

A orquestra de câmara da Academy St. Martin-in-the-Fields se apresenta no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal e na Sala Cecília Meirelles. A apresentação é organizada pelo British Council, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretária do Estado de Educação e Cultura e a Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro. 

Junho de 1980

A exposição A Época de Shakespeare é realizada pelo British Council nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.  A mostra tem como objetivo abordar não somente a vida e obra de William Shakespeare, mas também as artes e a cultura durante o século XVI na Grã-Bretanha, período em que Shakespeare viveu.  Além de painéis, peças e quadros relativos às obras de Shakespeare e aos anos 1500, são exibidos filmes como a versão de Macbeth dirigida por Orson Welles. 

4 de Agosto de 1980

Uma das mais célebres pianistas britânicas, Imogen Cooper, se apresenta em Brasília, em uma atividade realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa. 

1981

Setembro de 1981

Em um mega-tour da América Latina organizado pelo British Council, a Actors Touring Company vem ao Brasil para apresentar peças como A Tempestade e Dom Quixote, nas versões especialmente produzidas pelo conjunto, que foi criado em 1978. 

No Brasil, os atores da Actors Touring Company viajaram pelas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Durante as nove semanas que passaram na América Latina, eles também visitaram Argentina, Venezuela, Chile e Peru e realizaram mais de 30 apresentações. 

Outubro a Dezembro de 1981

Por meio do apoio do Conselho Britânico, 25 artistas plásticos britânicos têm suas obras e peças exibidas durante a XVI Bienal de Arte de São Paulo. São nomes como Gilbert & George, Madge Gill, Tom Phillips, Paul Nicholson, Richard Hamilton e Ian McKeever.

1982

Abril de 1982

A exposição A Voyage around Great Britain chega ao Rio de Janeiro depois de ser exibida em Recife. Trata-se de uma exibição de mais de 50 gravuras do célebre pintor britânico William Daniell cuja especialização era realizar gravuras e obras de paisagens marcantes do Reino Unido. O tour das obras pelo Brasil foi promovido pelo British Council. 

Maio de 1982

O Alberni String Quartet vem ao Brasil para se apresentar em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Brasília e Uberlândia, como resultado de uma parceria entre o British Council, a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e a Cultura Inglesa São Paulo. Devido à promoção do British Council, o quarteto de cordas também viajou para Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. 

Também em maio de 1982, o especialista em violão clássico, Julian Byzantine, se apresenta no Rio de Janeiro, na sede do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) por intermédio do British Council. A apresentação, que incluiu composições de Bach e Villa-Lobos, foi amplamente aclamada pela crítica especializada na época.

Julho de 1982

Em Curitiba, no Teatro de Bolso, é encenado o espetáculo To Kick a Broken Head, que engloba a exibição de oito trechos de obras de dramaturgos britânicos como Tom Stoppard, David Harre, Howard Bretton, Trevor Griffiths, Peter Shaffer e Edgard Bond. A apresentação foi dirigida por Lúcia Sander e promovida pelo Conselho Britânico. 

Agosto de 1982

Os pesquisadores britânicos Dr. Keith Boucher e Dr. R. M. Haynes chegam ao Brasil a convite do British Council para dar palestras e conferências durante o Congresso Internacional da União Geográfica Internacional, que acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Novembro de 1982

O diretor de teatro Ron Daniel vem ao Brasil a convite do British Council para dar aulas e seminários sobre o Teatro de Shakespeare na UniRio e na Universidade Federal Fluminense. 

Dezembro de 1982

Em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e a Fundação Cultural de Curitiba, o British Council inaugura na capital paranaense a exposição Gravuras Britânicas Contemporâneas, que reúne obras de artistas como Frank Connely, Clair Miller e Martin Ware. 

1983

Setembro de 1983

Os músicos James Griffet e Timothy Walker se apresentam no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN), a convite do British Council. 

Outubro a Dezembro de 1983

O British Council volta a apoiar a XVII Bienal de Arte de São Paulo, facilitando a vinda de peças e obras de seis jovens escultores do Reino Unido que estavam iniciando suas carreiras já atraindo atenção internacional. Entitulada Transformations, a mostra exibiu esculturas de nomes como Anish Kappoor, Tony Cragg, Richard Deacon, Antony Gormley, Alison Wilding e Bill Woodrow. 

1984

Fevereiro de 1984

As obras de Anish Kappoor, Tony Cragg, Richard Deacon, Antony Gormley, Alison Wilding e Bill Woodrow exibidas em São Paulo durante a XVII Bienal de Arte são apresentadas no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna. A mostra foi promovida pelo British Council. 

Julho de 1984

O professor e geógrafo Brian Goodey, da Oxford University, passa dez dias no Brasil a convite do British Council, para dar palestras e participar de conferências sobre Desenho Urbano. 

Agosto de 1984

O Lindsay String Quartet desembarca no Brasil para realizar apresentações nas cidades de Curitiba, Campinas, São Paulo, Londrina, Brasília, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, a convite do British Council. O quarteto de cordas apresenta peças de grandes compoitores como Bártok, Beethoven e Haydn. 

Ainda em agosto, o British Council inaugura uma exposição de fotografias de William Alfred Green no Centro Cultural São Lourenço, em Curitiba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa. O fotógrafo W. A. Green ficou reconhecido no Reino Unido por retratar cenas cotidianas da Irlanda e da Irlanda do Norte. 

10 de setembro de 1984

Convidado pelo British Council, o professor Paul D. Bacsich, da Open University, vem ao Brasil dar uma palestra sobre “Perspectivas e problemas na área da telemática e suas implicações educacionais”, no Rio de Janeiro. 

Setembro de 1984

O British Council é uma das instituições que apoia uma pesquisa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do INPA (Instituto de Pesquisas sobre a Amazônia) sobre a influência da Floresta Amazônica no clima mundial. Dezoito pesquisadores fizeram parte do estudo. 

1985

Março de 1985

Em São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna, o British Council promove a exposição fotográfica Uma Visão Britânica do Mundo, em parceria com o Lloyds Bank International. 

Ainda em março, o British Council organiza uma turnê no Brasil para David Glass, considerado um dos mais renomados mímicos do Reino Unido. Com seu espetáculo A Mulher Branca, Glass realiza apresentações nas cidades de Natal, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Santos, Santo André, São Paulo e Curitiba.  

13 a 17 de Maio de 1985

O British Council apoia a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Seminário Ciência no Rádio e na Televisão, em São Paulo. Os especialistas da BBC, John Peter Radcliffe e Mick Rhodes, vêm ao país e coordenam a atividade. 

Maio de 1985

O compositor inglês Sir Michael Tippet vem ao Brasil a convite do British Council para realizar uma série de apresentações, em variadas cidades, com o apoio da Cultura Inglesa. A ocasião da visita marca o aniversário de 80 anos do compositor. 

Outubro a Dezembro de 1985

Para a XVIII Bienal de Arte e São Paulo, o British Council traz ao Brasil peças e obras de artistas como Patrick Caulfield, John Davies e Stuart Brisley. 

1986

Abril de 1986

A companhia de teatro inglesa Cheek by Jowl vem ao Brasil realizar uma turnê em variadas cidades e capitais, a convite do British Council. O grupo, liderado por Declan Donnellan e Nick Ormerod, apresenta no país sua versão de Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. 

Junho de 1986

Com obras da Coleção de Arte do British Council, é exibida uma exposição de gravuras britânicas no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. São expostas peças de David Hockney, Henry Moore e Alan Davies.

1987

Outubro a Dezembro de 1987

Na XIX Bienal de São Paulo, são apresentadas obras de David Mach e da Boyle Family, por meio do apoio do British Council. 

1988

Outubro de 1988

Promovida pelo British Council, uma montagem de Hamlet é realizada pela Actors Touring Company em várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Belém. A peça é dirigida por Mark Brickman e conta com os atores Simon Binns, Kate Ingram, Clive Kneller e Judith Brydon. 

1989

Janeiro a Abril de 1989

No Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, são exibidas uma coleção de aquarelas do Museu do Castelo de Norwich, na mostra Aquarelas Inglesas. As 76 peças que fazem parte da mostra foram produzidas entre o século XVIII e XIX e retratam diferentes paisagens britânicas. Entre as obras expostas, há peças de pintores como Thomas Rowlands, Samuell Grimm e William Havell. 

Além do Museu Nacional de Belas Artes, a mostra de aquarelas inglesas também é apresentada no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e em Brasília. 

Março de 1989

Em parceria com a Cultura Inglesa e a UniRio, o British Council apresenta a exibição Pop! British Music in the 80s. A mostra reúne videoclipes, cabines de som e slides relativos a música produzida na década de 1980, com destaque para bandas e músicos como Depeche Mode, Phil Collins e David Bowie. A mesma mostra foi exibida pelo British Council em outros países como Dinarmaca, Turquia e Nova Zelândia. 

Maio de 1989

O Vanburgh String Quartet se apresenta em Curitiba, com apoio do British Council. O grupo exibe obras de Schubert, Mozart e Petterson. 

Junho de 1989

Para comemorar os 150 anos da invenção da fotografia, o British Council organiza uma exibição de imagens de William Henry Fox Talbot, um dos pioneiros da captura de imagens no Reino Unido. A mostra percorre cidades brasileiras como Juiz de Fora, Londrina, Blumenau, Recife, Brasília e São Paulo. 

Setembro de 1989

A BBC Phillarmonic Orchestra vem ao Brasil, a convite do British Council. Essa é a primeira visita de uma orquestra britânica no país, desde 1968, quando a Hallé Orchestra se apresentou no Rio de Janeiro. Regida por Edward Downes e com Robert Cohen como violoncelista, a BBC Phillarmonic apresenta peças de Brahms e de Dvórak no Teatro Nacional, em Brasília. 

Outubro a Dezembro de 1989

O artista britânico David Hockney é um dos grandes destaques da XX Bienal de São Paulo, realizada com o apoio do British Council. Além das pinturas e gravuras de Hockney, também são exibidas em São Paulo obras de Richard Hamilton, considerado um dos pais da Arte Pop na Grã-Bretanha, e de Stephen Farthing. 

A atividade cultural do British Council no Brasil volta a ser destaque nos anos 1990, com mais apresentações espetaculares e um grande seminário sobre a importância social do teatro. Continue acompanhando nossa história na página dedicada à década de 1990