Trabalhar fora do Brasil - prova de inglês

Trabalhar fora do Brasil é uma experiência que faz toda a diferença na vida e no currículo de uma pessoa. Especialmente pela riqueza da vivência, as vantagens de escolher morar em outro país a trabalho são enormes. Sem contar que trabalhar fora do Brasil pode te ajudar a ter uma qualidade de vida elevada, além de permitir que você conheça novas pessoas e culturas fascinantes.

No entanto, para dar o primeiro passo em direção a essa meta, você precisa saber qual é o melhor exame de proficiência em inglês para trabalhar fora do Brasil, não é mesmo?

Neste artigo, mostraremos qual é a melhor opção de prova de inglês para comprovar seus conhecimentos em inglês e se dar bem no exterior.

Prepare-se e vamos juntos na jornada em busca do visto e da moradia em outro país.

Conheça o IELTS

Quando falamos sobre exame de proficiência em inglês, o IELTS (International English Language Test System) é o mais popular no mundo.

Este teste foi desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliações de língua inglesa.

O IELTS avalia a maneira como você usa o idioma para estudar, trabalhar e viver em um ambiente onde o inglês é falado.

Especialmente indicado para quem deseja comprovar a proficiência em inglês, o IELTS é requerido em várias situações diferentes tais como:

  • Candidatar-se para um emprego que exija inglês tanto no Brasil quanto se você tiver o objetivo de trabalhar fora do Brasil;
  • Estudar em uma universidade estrangeira ou para programas de mestrado e doutorado em universidades brasileiras;
  • Solicitar o visto para morar em um país falante de inglês. 

Conheça quais são os tipos de IELTS para quem quer trabalhar fora do Brasil 

É muito importante saber que existem diversas modalidades da certificação internacional em inglês de acordo com o seu objetivo.

Saiba neste tópico quais são eles e qual é o mais indicado para os que desejam trabalhar fora do Brasil.

IELTS Academic

O teste de inglês IELTS Academic identifica se você tem o nível de proficiência em língua inglesa exigido para ingressar em um curso acadêmico.

Ele é o responsável por analisar algumas das competências da linguagem acadêmica.

IELTS General Training

A modalidade do exame de inglês IELTS General Training examina o seu conhecimento da língua inglesa em um contexto baseado na rotina.

As questões e etapas da prova contemplam o uso do idioma se você pretende usar para trabalhar fora do Brasil ou ainda em situações sociais.

IELTS for UKVI

Este tipo de IELTS é voltado para a finalidade de vistos e imigração no Reino Unido.

Se você quer trabalhar, estudar ou morar no Reino Unido provavelmente precisará do IELTS for UKVI.

Onde o certificado IELTS é aceito?

Agora que você já sabe quais são as modalidades oferecidas do teste IELTS, precisa estar ciente dos locais onde ele é aceito.

Como dito anteriormente, o IELTS é o mais popular entre os exames de proficiência: ele é aceito em mais de 10.000 organizações em 140 países.

Seja para trabalhar fora do Brasil, estudar em uma instituição estrangeira ou solicitar um visto em um local como o Reino Unido, o IELTS inspira confiança e credibilidade na hora de comprovar suas habilidades em inglês.

Como é a prova do IELTS?

É importante conhecer o exame antes de fazer a prova de inglês, certo? É por isso que vamos te contar como funciona o IELTS.

As provas são divididas em quatro partes que avaliam diferentes aspectos das habilidades em inglês.

Certamente, como existem tipos diferentes de IELTS, os tipos de perguntam também podem ser diferentes.

A avaliação pode ser realizada em duas modalidades: 

IELTS no papel e IELTS no computador

É possível realizar seu exame de proficiência em inglês IELTS em papel ou em computador em um dos locais oficiais de prova no Brasil.

As provas IELTS no papel e IELTS no computador têm a mesma estrutura. O que os difere é que em você escreve as respostas numa folha de testes impressa, no primeiro, e em um computador, no segundo. Basta escolher o que você prefere.

Tanto no IELTS no computador, quanto no IELTS no papel, a parte Speaking – que avalia a conversação – será feita por meio de uma conversa “ao vivo” com um examinador qualificado. 

Afinal, nós acreditamos que essa é a forma mais eficiente de avaliar esta habilidade, por meio de um contato cara a cara, ou mediado por computador, diretamente com um examinador do IELTS.

Lembre-se de que você deve agendar sua prova de inglês com antecedência e se programar de acordo com as datas e horários disponíveis em ambos os formatos.

Qual é a diferença entre o IELTS no papel e o IELTS no computador?

É importante você estar seguro de qual é a modalidade que melhor te atende, para isso listamos algumas características deles para ajudá-lo:

IELTS no Computador

IELTS no papel

  •  Respostas para as partes de Listening, Reading e Writing são submetidas por meio de um computador localizado em um local de prova
  • Mesmo conteúdo e estrutura
  • Prova oral feita presencialmente com um examinador
  • Mais datas disponíveis
  • Faça sua prova em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória - disponibilidade sob consulta
  • Respostas para as partes de Listening, Reading e Writing devem ser escritas em um documento oficial IELTS
  • Mesmo conteúdo e estrutura
  • Prova oral feita presencialmente com um examinador
  • Mais locais de prova disponíveis
  • Resultados enviados em 13 dias corridos após a data da prova
  • Faça sua prova em Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia - disponibilidade sob consulta

Independente do seu nível de inglês você pode ter uma certificação internacional.

Porém, vale lembrar que, em alguns casos, para trabalhar fora do Brasil você precisa de uma pontuação específica de acordo com o que a empresa solicita.

Como são os resultados do IELTS?

Uma coisa que queremos saber quando fazemos um teste é como serão os resultados, ainda mais se for algo que você precise para realizar sua meta de trabalhar fora do Brasil.

No entanto, o IELTS é um pouco diferente dos demais exames porque ele não tem uma média de aprovação. Isto é: não existe reprovação no IELTS.

O resultado do IELTS revela seu nível de proficiência em inglês dentro de uma escala entre 0 a 9. Sendo 0 é a nota mais baixa e 9 é a mais alta.

Confira abaixo uma tabela que mostra a Referência de Estruturas de Línguas Europeias Comum:

  • Nota no IELTS entre 1 e 3,5: níveis A1 ou A2 - os mais básicos;
  • Entre 4 ou 5: nível é B1;
  • Entre 5,5 e 6,5: nível é B2 - o intermediário avançado;
  • Entre 7 e 8,5: nível de conhecimento avançado e você fica no C1;
  • Nota 9 no IELTS: fluência total e seu nível é o C2.

Uma coisa bem interessante do resultado do IELTS é que você não recebe somente uma nota geral, mas uma nota para cada parte da prova (Speaking, Reading, Writing e Listening) a partir dos seguintes critérios: qualidade, coerência, consistência e extensão do vocabulário e nível gramatical.

Conheça mais sobre o IELTS General Training

O IELTS General Training é recomendado para quem quer trabalhar fora do Brasil exatamente por avaliar o inglês em um contexto mais prático, na questão de rotina.

As questões e etapas da prova representam a utilização do inglês para quem quer trabalhar fora do Brasil, além de fins de situações sociais.

Esta modalidade é indicada para quem deseja obter uma formação ou realizar cursos que não sejam na área acadêmica e para quem quer trabalhar fora do Brasil em um país de língua inglesa.

É ainda para os que querem imigrar para um falante de inglês; como também para destacar-se no mercado de trabalho brasileiro.

A estrutura do exame é composta por quatro etapas sendo elas: Listening (interpretação oral), Reading (interpretação escrita), Writing (redação) e Speaking (conversação).

Quando você se inscreve para o exame com o British Council, a prova é realizada em um de nossos centros autorizados.

No Brasil, a parte escrita do exame (Listening, Reading e Writing) começa sempre às 13h00.

A entrevista de Speaking é agendada por nossa equipe e pode ser no mesmo dia das demais etapas, na parte da manhã, ou em até uma semana antes da data oficial do exame.

Não se preocupe: todos os detalhes de seu agendamento serão enviados por e-mail de 7 a 10 dias antes da data oficial, comunicando também o dia e horário de sua entrevista.

É importante saber que se você estiver se deslocando de cidade ou de estado para fazer a prova, sua entrevista oral será preferencialmente agendada para o mesmo dia da prova escrita ou para dias mais próximos (geralmente, de 1 a 2 dias antes). 

Se você tem o objetivo é estudar em um curso de nível inferior ao superior ou residir em um país de língua inglesa, o IELTS General Training é o exame certo para atender a essa finalidade.

Como se inscrever para fazer o IELTS?

O IELTS é oferecido por instituições credenciadas e autorizadas a aplicá-lo, para garantir a isonomia do processo e a validade do certificado. Para se registrar para fazer o IELTS, é preciso escolher uma data, dentre as variadas disponíveis no nosso portal on-line.

O British Council no Brasil oferece a prova de inglês IELTS em inúmeras localidades do país. 

Confira as informações clicando aqui para consultar o preço do IELTS, checar as datas e os locais de prova de inglês.

Antes de agendar o seu exame é importante:

1. Que você tenha em mãos um documento de identificação válido (no Brasil, pode ser RG, RNE ou passaporte válido).

2. Se você for menor de 18 anos, um de seus pais ou responsável legal também precisará preencher o formulário de consentimento para menores de idade.

3. Um cartão de crédito válido. Você poderá efetuar o pagamento por meio do nosso sistema de reservas online.

4. Não se esqueça de fornecer o seu endereço completo para que você possa receber seu TRF (Test Report Form) de forma adequada. O endereço deve estar em português e conter um CEP válido.

O que você precisa saber sobre o IELTS?

Quando você decide trabalhar fora do Brasil, precisa comprovar suas habilidades em inglês, não em uma variação específica dele. Por isso, o IELTS é o exame ideal para você, já que ele não é um exame de inglês britânico, mas sim um teste que avalia sua proficiência em inglês internacional.

Se você está buscando trabalhar fora do Brasil e quer uma certificação internacional, precisa ter contato com sotaques diferentes nos áudios e é exatamente isso que o IELTS oferece. 

Outro ponto importante que você precisa saber é a duração da prova, afinal, sabendo quanto tempo você tem para realizá-la te permite controlar-se de maneira mais efetiva.

A duração do IELTS é de 2 horas e 44 minutos divididos em: 30 minutos para a parte de compreensão, 60 minutos para a leitura, mais 60 para escrever os textos e entre 11 a 14 minutos para a parte de conversação.

Como se preparar para a prova de inglês IELTS?

Preparar-se para um exame de proficiência em inglês é diferente de estudar inglês para aquisição de linguagem. 

Uma vez que você tem um objetivo específico em relação a um teste, como trabalhar fora do Brasil, por exemplo, você precisa entender como esse teste funciona e como estar preparado para ele.

Para se destacar no exame, confira algumas dicas: 

1. Aprenda sobre a prova

É possível encontrar modelos completos das provas on-line, isso já é um ótimo começo para conhecer a prova e ter maior controle.

Entenda que quanto mais você estiver acostumado com o modelo da prova de inglês e melhor entender os tipos de perguntas que vão surgir, melhor preparado você estará para ter um resultado excelente.

2. Utilize um cronômetro

Você já sabe que o IELTS tem um tempo específico para cada tipo de prova então precisa usar isso a seu favor. 

Uma ótima forma de treinar é fazer os exercícios e simulados usando um cronômetro para saber exatamente quanto tempo gasta para fazê-los. 

Faça o mesmo ao treinar sua escrita, uma vez que escrever dois textos em 60 minutos pode ser um desafio para quem não está acostumado a esse ritmo.

3. Utilize um gravador

Praticar sua conversação para a prova pode ser complicado se você não tiver um amigo para praticar com você. Uma forma bastante simples de contornar essa questão é gravando o que você mesmo fala para escutar depois. 

Quando estiver escutando, você pode descobrir quais são as suas falhas de pronúncia mais comuns e definir como melhorar seu vocabulário.

4. Conheça os recursos preparatórios do British Council

O British Council tem muitas opções para quem deseja praticar para o IELTS. Temos opções como vídeos, simulados das etapas do IELTS e do IELTS no computador, além de cursos on-line, webinars e muito mais. 

Temos tudo que você precisa para se preparar para o IELTS!

Nossos recursos preparatórios para o IELTS são elaborados pelos especialistas do British Council especialmente para os candidatos que vão fazer o teste de inglês. 

Eles te auxiliam no preparo para cada etapa da prova e também podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades em língua inglesa.

5. Estude muita gramática

Como o IELTS avalia todas as suas competências no idioma, aprender e praticar a gramática é essencial. 

Procure entender as regras, praticar com exercícios e realmente tirar todas as dúvidas existentes antes mesmo de agendar o exame.

6. Treine o Listening

A prova de compreensão exige não apenas conhecimento do inglês, como também bastante atenção. 

Não ouça apenas músicas: comece a ouvir rádio, escutar palestras, audiobooks e até mesmo a assinar e acompanhar podcasts, que você precise realmente se concentrar para ouvir.

Tudo isso vai te ajudar a se acostumar com a compreensão auditiva na língua inglesa.

7. Dê respostas completas no Speaking

A etapa de Speaking é feita para que o avaliador saiba como você fala em inglês. 

Por isso, falar o máximo possível ao responder às perguntas feitas é a melhor forma de garantir que ele avalie seu inglês de acordo com sua realidade. 

Estenda a conversa, dê exemplos e explicações, mostre tudo o que sabe. Se o examinador pergunta se você gosta de cinema, por exemplo, conte a ele quais são seus filmes favoritos, de quais atores você mais gosta e o que viu por último, ao invés de responder apenas “sim, eu gosto”.

Desenvolva bem as suas respostas para demonstrar que você consegue manter uma conversa em inglês sem problemas.

8. Refaça o teste de inglês

É importante lembrar que você sempre pode refazer o teste. Se o seu resultado foi insatisfatório e você não atingiu o nível necessário para trabalhar fora do Brasil, saiba que sempre é possível refazer a prova. 

Quanto mais você estuda, mais seu nível de inglês aumenta e melhor será sua pontuação. 

Com dedicação e sabendo como a prova funciona, suas chances de performar melhor são bem maiores.

9. Aprofunde-se

Busque aprofundar o seu conhecimento, compreender como a língua funciona e se acostume a diferentes registros do idioma, do mais informal ao mais formal.

O IELTS é um teste de proficiência, ou seja, ele não serve só para avaliar se você sabe inglês, mas sim se você sabe inglês a fim de utilizá-lo para trabalhar fora do Brasil ou estudar em universidades do exterior. 

A dica de ouro aqui é: dedique os seus estudos a todas as competências se quiser trabalhar fora do Brasil.

Estude gramática, mas também conversação, compreensão e escrita. 

Lembre-se de que o British Council está pronto para ajudá-lo(a) com tudo o que você precisar em relação a prova de inglês IELTS.

Consulte as datas do IELTS no nosso calendário e pare de adiar o sonho de trabalhar fora do Brasil de uma vez por todas.

Volte para o início

Veja também