O Marco Referencial Para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil visa a atuar como um catalisador, instigando mudanças sistêmicas e culturais de longo prazo para enfrentar a discriminação, eliminar práticas e políticas excludentes e mudar comportamentos no ensino superior e na pesquisa no Brasil.
Apesar do trabalho diligente de instituições individuais de ensino superior e organizações setoriais, a discriminação sistêmica continua a existir globalmente, com dinâmicas específicas em diferentes localidades. Uma compreensão profunda e interseccional sobre desigualdade, discriminação e exclusão é necessária para se alcançar uma mudança cultural.
Instituições brasileiras e britânicas uniram esforços ao longo do edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships (2021) para identificar os elementos fundamentais para sua adaptação às realidades locais e específicas do contexto brasileiro, e ferramentas e processos necessários para torná-lo viável, relevante e capaz de gerar impacto local.
O resultado destes esforços é o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, lançado em outubro de 2022, e disponível abaixo para download gratuito em português e em inglês.